NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado lança nova Rota Cervejeira e anuncia eventos em outros municípios

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), participou neste domingo (24) do Festival da Cultura Cervejeira, em Curitiba. Durante o evento, além da exposição, comércio e degustação de mais de 30 rótulos de cervejarias artesanais, o Estado lançou a nova Rota Cervejeira de Curitiba e anunciou a realização do evento também em Foz do Iguaçu, no Oeste, Guarapuava e Maringá.

Com a participação de cerca de seis mil pessoas, o evento na capital foi fruto de uma parceria da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) com o Governo do Estado e faz parte do calendário da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, e conta com apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba.

O secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, comentou a importância da iniciativa para movimentar o setor e gerar empregos. “Temos potenciais em diversas áreas desse recorte, sobretudo em bebidas, como é o caso das cervejas artesanais”, disse. “Esse é um segmento em ascensão e com grande busca por parte dos turistas, por isso, lançar a Rota Cervejeira é importante, porque temos muitos produtos e experiências que precisam ser divulgadas”, disse. “Isso beneficia pequenos e médios empreendedores, fundamentais ao ramo e ao setor paranaense como um todo, porque não existe turismo sem a iniciativa privada”.

Leia Também:  Educação divulga nova chamada complementar do Ganhando o Mundo

POTENCIAL – Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), em 2023 o País registrou 1.847 cervejarias, um aumento de 90,8% desde 2018. Em 2024, o Paraná se passou a se posicionar como um dos maiores detentores de empresas do nicho, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

A Associação também aponta que, quando se trata desse ramo, Curitiba é sempre indicada como um dos principais polos cervejeiros do País, apresentando um crescimento consistente no segmento nos últimos cinco anos, diferente do consumo geral de bebidas alcoólicas, que teve uma queda de 9% no mesmo período.

“Esse setor da economia representa uma grande movimentação cultural e popular do Paraná, basta ver a quantidade de cervejarias e microcervejarias que temos por aqui. Por isso a importância desse evento, que além de divulgar a nova rota, fomenta o turismo do Paraná como um todo”, disse Everton Delfino, diretor-presidente da Procerva.

Leia Também:  Celepar mostra tecnologias alinhadas a iniciativas internacionais na Smart City

FESTIVAL – A programação aconteceu na Praça Afonso Botelho, no Água Verde, com apresentações culturais, espaço kids e música ao vivo e, claro, diversas opções de cervejas artesanais – mais de 200 rótulos de 30 cervejarias. Promovendo a conexão entre o público e o universo cervejeiro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Na Vitrine de Agroecologia, governador libera convênios para pequenas cooperativas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Missão internacional apresentou grandes projetos do Paraná aos EUA e Portugal

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA