PARANÁ
Governo do Estado institui o Prêmio Ganhando o Mundo Servidor
Publicado em
23 de abril de 2024por
Itajuba TadeuServidores e agentes públicos do Paraná que se destaquem pelo bom trabalho desempenhado em suas respectivas funções poderão receber novas premiações anuais do Governo do Estado, incluindo até mesmo a participação em viagens internacionais. A iniciativa faz parte do Prêmio Ganhando o Mundo Servidor, instituído pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta segunda-feira (22) por meio do decreto estadual nº 5.544/2024 .
De acordo com o texto do decreto, o objetivo é a valorização e reconhecimento aos melhores servidores estaduais de cada órgão. Entre as características que pesarão para o prêmio, estão a capacidade de inovação, a busca constante pela capacitação e o desenvolvimento profissional e a apresentação de projetos que façam a diferença na vida da população.
“O grande momento do Paraná, reconhecido nacional e internacionalmente como Estado verde e inovador, tem muito do trabalho diário dos nossos servidores. Esse prêmio é um reconhecimento e um estímulo para garantir que a gestão estadual continue promovendo políticas que transformem os nossos municípios e a vida de milhares de paranaenses”, afirmou o governador.
Os prêmios serão concedidos anualmente em duas categorias distintas. Uma é o “Servidor Público Destaque”, destinado aos integrantes das categorias funcionais pelo excelente desempenho no exercício do cargo ou função pública. A outra, chamada de “Agente Público Destaque”, é para os trabalhadores que, independentemente do vínculo administrativo, mais contribuam com o desenvolvimento da sociedade paranaense.
Na categoria Servidor Público, a classificação será feita a partir de uma votação eletrônica entre os integrantes do corpo funcional de cada órgão estadual. Eles deverão avaliar os colegas a partir de critérios como disciplina, proatividade, eficiência e trabalho em equipe.
No caso daqueles enquadrados na categoria Agente Público, os vencedores serão indicados pelos secretários de Estado ou diretamente pelo governador. A indicação deverá se restringir àqueles com histórico ilibado, notório conhecimento técnico na área de atuação, reconhecimento pelos serviços prestados, bem como autoria ou participação em ações inovadoras e causas sociais.
Nas próximas semanas, o Governo do Estado determinará mais detalhes relacionados ao cronograma completo da premiação, os critérios de avaliação e o lançamento do site do Ganhando o Mundo Servidor, que será vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap).
- Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas
- Governo do Paraná e Airbnb lançam rota para promover turismo sustentável no Litoral
GESTÃO PÚBLICA – Segundo o secretário estadual da Administração e da Previdência, Elisandro Frigo, a ideia é prestigiar e reconhecer os talentos do poder público paranaense levando em consideração características profissionais e pessoais. “Com foco na inovação e na busca constante pela capacitação, temos a certeza que a premiação também será um estímulo para que o servidor siga se desenvolvendo e apresentando projetos que fazem a diferença na vida dos paranaenses”, comentou.
Os servidores e agentes públicos mais bem avaliados receberão o Certificado ao Mérito Funcional. Em um segundo nível, aqueles mais bem classificados entre os que receberem o certificado também serão premiados com a Medalha Gralha Azul. Por fim, apenas os servidores públicos efetivos de cada Secretaria poderão também ser selecionados para integrar uma viagem em missão institucional do Governo do Estado.
A viagem internacional será coordenada por uma comissão designada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Sepl) e custeada com recursos orçamentários da pasta ou órgão ao qual o servidor premiado seja vinculado. A viagem terá um cunho profissional, com foco na capacitação técnica dos servidores, que deverão apresentar um relatório técnico após o retorno ao Paraná.
De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, as viagens do Ganhando o Mundo Servidor são uma estratégia para a valorização dos servidores e um instrumento de modernização da máquina pública. “As missões institucionais do Governo do Estado agregam a experiência de outros países, realidades e dinâmicas de trabalho em gestão pública que o servidor pode trazer para o Estado, aperfeiçoando os serviços que são prestados aqui”, defendeu.
EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS – Além dos servidores estaduais, o Ganhando o Mundo já contempla uma série de outros públicos com a promoção de viagens internacionais. Criado em 2019 pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) como um programa de intercâmbio estudantil, o programa já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania. A nova etapa aos alunos, com 1.200 vagas, está com inscrições abertas até sexta-feira (26).
Há pouco mais de uma semana, a Seed também divulgou a lista de 96 professores e pedagogos de diversas regiões do Estado que foram selecionados para quatro semanas de formação continuada em instituições de ensino superior na Finlândia e no Canadá por meio do Ganhando o Mundo Professor. Em fevereiro, o governador também anunciou a abertura de mais 200 vagas para diretores das escolas estaduais para uma viagem de capacitação de duas semanas ao Chile a partir de agosto.
Outra modalidade lançada recentemente foi o Ganhando o Mundo Ciência. Gerido pela Fundação Araucária, ele prevê, em uma primeira etapa, a oferta de 100 bolsas de iniciação científica e 100 de pós-doutorado aos estudantes e professores das universidades estaduais.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça5 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça5 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”