NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado entrega 30 novos veículos para o sistema de socioeducação

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), entregou nesta quarta-feira (31) 30 veículos para as 28 unidades do sistema de atendimento socioeducativo do Paraná, num investimento que soma R$ 2,69 milhões. A cerimônia ocorreu no Palácio do Iguaçu e contou com a participação do vice-governador Darci Piana, prefeitos, secretários estaduais e municipais, deputados e representantes da Defensoria Pública.

Todos os veículos são do padrão SUV, da marca Renault (Duster), tem potência de 104 cv, são identificados como carros oficiais e contam com rastreamento via satélite. Ao todo, serão contemplados 19 Centros de Socioeducação (Censes) e nove Casas de Semiliberdade, distribuídos em 16 municípios em todas as regiões do Estado, e dois veículos ficarão à disposição da Coordenação Estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo.

“Trinta veículos zero quilômetro. Essa é uma demonstração de que o governo está preocupado com a melhoria do atendimento aos jovens em conflito com a lei, se colocando à disposição dos servidores da socioeducação”, destacou Piana.

Pela manhã, os servidores da socioeducação também receberam os novos uniformes e acessórios que, segundo o secretário Santin Roveda, é mais uma prova que o Paraná está investindo forte no sistema socioeducativo.

“Estamos valorizando o trabalho realizado pelos profissionais que são apaixonados pelo fazem. Não é à toa que somos reconhecidos como referência nacional, o único Estado a cumprir a estratégia de regionalização em uma nova modalidade, cujo primeiro escritório regional inauguramos agora em Londrina para atender a Regional II. São exemplos de boas práticas de gestão que outros estados já demonstraram interesse em implementar”, afirmou.

Leia Também:  Turismo avança 1,9% no Paraná em fevereiro, melhor resultado do Sul e acima da média nacional

Santin ainda adiantou que nesta quinta-feira (1º) serão convocados 40 profissionais da área de saúde para as unidades socioeducativas, se somando aos atuais 1.103 funcionários do sistema. Os novos servidores foram aprovados pelo concurso público de 2021, e preencherão as vagas de enfermeiros, psicólogos, dentistas e técnicos de enfermagem.

A diretora do Cense de São José dos Pinhais, Gláucia Rennó, explica que os novos carros auxiliarão tanto no atendimento direto aos adolescentes e suas famílias, quanto na parte administrativa. “Eles serão colocados em apoio a visitas familiares aos familiares, encaminhamento aos serviços de saúde, psiquiátrico, e outras atividades externas que realizamos com os adolescentes, como oficinas de cultura e atividades de solidariedade”, citou.

ESTRUTURA – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculado a Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e dos demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.

Leia Também:  PCPR amplia conexões com a sociedade com palestras e orientações sobre crimes virtuais

Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Desse total, 19 são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

Além dos Censes, há nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama. Garantem o atendimento nas 28 unidades em funcionamento 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PRESENÇAS – Participaram do evento os diretores das 28 unidades do sistema socioeducativo; o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel; o defensor público Fernando Redede Rodrigues, coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Paraná; o coronel Adilson Luiz Lucas Prusse, diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública; os deputados Hussein Bakri (líder do Governo), Cloara Pinheiro, Flávia Francischini, Márcia Huçulak e Tito Barichello; e prefeitos, secretários municipais e vereadores.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governo do Estado garante R$ 72,8 milhões para investimentos em saúde no Vale do Ivaí

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Piraí do Sul e Tibagi recebem Banca Itinerante do Detran-PR em março

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA