NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado empossa 40 novos servidores de saúde para o sistema socioeducativo

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria de Administração e Previdência, realizou, nesta segunda-feira (12), a cerimônia de posse dos 40 novos servidores da área de saúde do sistema socioeducativo do Paraná. Os novos funcionários foram aprovados no concurso público de 2020 e preenchem as vagas de agente profissional e de execução, nas funções de enfermeiros, odontólogos, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais. Eles atuarão nas 28 unidades socioeducativas distribuídas em todo o Estado.

O secretário Santin Roveda, de Justiça e Cidadania, destacou que nas últimas semanas foram entregues 30 veículos para a socioeducação, além de ter sido inaugurado o primeiro escritório regional socioeducativo do Brasil em um novo formato. “É uma demonstração que o Governo do Paraná está empenhado na valorização do trabalho realizado pelos agentes na ressocialização dos adolescentes”, disse.

Além de atender as demandas específicas na área de saúde mental e bucal, os novos servidores contribuirão para o Plano Individual de Atendimento, seguindo as normativas do Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

“Esse é um documento personalizado, que prevê ações específicas para cada um dos adolescentes que estão no sistema. É assim que vamos seguir como o Estado de referência na área, com boas práticas de gestão que servem de modelos para todo o Brasil”, completou Santin.

De acordo com a Secretaria de Administração e Previdência, foram quase 5 mil inscritos no certame de 2020, que teve o trâmite prorrogado em decorrência da pandemia da Covid-19. Os novos servidores entram numa carreira recém-reestruturada e, por isso, com remuneração maior do que inicialmente prevista no edital.

Leia Também:  Obras do novo viaduto de São José dos Pinhais estão na etapa de drenagem

“A gente tem feito um esforço gigantesco, a pedido do governador Ratinho Junior, para implementar concursos para que sejam selecionados pessoas qualificadas para repor as vagas e continuar o excelente trabalho que é realizado pelos servidores do Paraná”, afirmou o secretário Elisandro Frigo, de Administração e Previdência.

A promotora Daniele Tuoto, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOP), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), destacou o trabalho de referência realizado no Sistema Socioeducativo Estadual.

“Vocês chegam hoje no sistema socioeducativo com a missão de auxiliar a Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, na construção do que a gente sabe que nós podemos ser: um exemplo de boa socioeducação. Que vocês sejam referências para esses meninos, que eles possam ver em vocês alguém que eles confiam em todos os contextos, para que enfim eles possam sair da unidade para nunca mais voltar”, declarou.

ESTRUTURA – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculado a Secretaria de Justiça e Cidadania, tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e dos demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.

Leia Também:  Calouros indígenas da UEPG passam por atividade de acolhimento

Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Desse total, 19 são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

Além dos Censes, há nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama. Garantem o atendimento nas 28 unidades em funcionamento 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PRESENÇAS – Também compareçam à solenidade o secretário de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni, o superintendente de Relações Institucionais do Estado, Renato Adur, o diretor-geral da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, Kevin Bossa, os deputados estaduais Artagão Júnior, Flávia Francischini, Gilberto Ribeiro, Luís Corti, e Márcia Huçulak, o diretor da Justiça e Cidadania da Seju, Francisco Caricati, a coordenadora de Gestão do Sistema Socioeducativo da Seju, Lídia Ribas; e diretores dos Censes e Casas de Semiliberdade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma

Published

on

By

Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos, que irão receber 33 artistas nacionais, está a todo vapor. Na arena construída próxima ao Pico de Matinhos, já é possível ver a estrutura tomando forma, enquanto que a montagem do palco no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, deverá começar nos próximos dias. As estruturas serão maiores do que a edição 2023/2024.

Cerca de 30 pessoas trabalham na montagem do palco em Matinhos, que começou na quinta-feira (19). A estrutura veio embarcada dentro de 12 carretas e funciona como uma espécie de lego, em que as peças de ferro são encaixadas uma na outra, sendo levantadas com o auxílio de um guindaste.

Na sequência, iniciam-se os trabalhos de acabamento, com instalação de sistemas de som, iluminação e 19 painéis de LED, somando mais de 500 metros quadrados, entre as laterais do palco e ao decorrer da faixa de areia. Nessa etapa devem ser acrescidas mais 20 pessoas à equipe. A previsão é que em 8 de janeiro sejam realizados os primeiros testes de som e luzes.

Serão seis torres de delay (que garante a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), com um palco maior em relação à edição passada. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 16 metros de profundidade. Também haverá camarote de dois andares com house mix (casa de mixagem), estúdio de tv anexo e 20 tendas de alimentação.

É nesse palco que passarão grandes nomes da música brasileira, como Titãs, Fernando & Sorocaba, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Clayton e Romário, Eduardo Costa, além de uma atração surpresa, que será revelada nos próximos dias.

Leia Também:  Santa Catarina investe R$ 65,3 milhões em incentivo a agricultura familiar do estado

A abertura ficará por conta da banda de pop rock Jota Quest, no dia 10 de janeiro.

Ao todo, serão 17 shows em Matinhos, com atrações às sextas e sábados, e também em três domingos.

Já a estrutura do palco de Pontal do Paraná será montada no Centro de Eventos Marissol, onde aconteceu a abertura do Verão Maior Paraná no último sábado (21). Similar a Matinhos, a estrutura será montada em um piso fixo, o que deve agilizar o processo, previsto para começar já nos primeiros dias de janeiro e também com testes de som e iluminação no dia 8 do mesmo mês.

O palco também será maior em relação a edição 2023/2024. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 10 metros de profundidade. Duas torres de delay serão montadas, além de espaço para oito tendas de alimentação.

Assim como Matinhos, o palco de Pontal receberá estrelas da música como Loubet, Guilherme & Santiago, Sambô, César Menotti & Fabiano, João Haroldo & Betinho, Guilherme & Benuto, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.

O pagode de Péricles é quem abre a temporada de shows na cidade. Serão 14 ao todo entre 10 de janeiro e 22 de fevereiro, compondo sete finais de semana seguidos de atrações.

Cada palco receberá uma equipe técnica do Verão Maior Paraná, sendo Matinhos com cerca de 100 pessoas, e Pontal do Paraná 60 pessoas, incluindo engenheiros de som e de luz, câmeras, carregadores, entre outros profissionais, mais a equipe dos próprios músicos, que, em média, envolve 30 técnicos.

Leia Também:  Concurso Café Qualidade Paraná encerra inscrições na segunda-feira

As forças de segurança pública estarão presentes em todos os shows com reforço do efetivo e helicópteros monitorando do alto a realização dos eventos. Também estarão nas ruas e imediações para garantir um deslocamento tranquilo da população, tanto na ida quanto na volta dos eventos.

ARENAS ESPORTIVAS — As estruturas da arena e dos postos de atendimento do esporte no Verão Maior Paraná seguem em ritmo avançado de montagem. Faltando seis dias para o início das atividades, que começam em 28 de dezembro, as equipes intensificam os preparativos para garantir uma temporada com atrações diversificadas para veranistas e moradores do Litoral e dos balneários do Noroeste do Paraná. As estruturas são contratadas pela Secretaria de Estado do Esporte.

A Arena Verão Maior fica em Caiobá e tem capacidade para mais de 1,5 mil pessoas acompanharem competições esportivas ao longo da programação. Já os postos fixos estão sendo instalados em Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e nas praias de água doce em Porto São José (município de São Pedro do Paraná), Porto Maringá (na cidade de Marilena) e Porto Rico. Cada posto conta com decks, arquibancadas, palcos, tendas, stands e banheiros de contêiner.

Entre as atrações previstas para acontecer nestes pontos estratégicos estão aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA