NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado apresenta a Coppola trabalho para incentivar produções cinematográficas

Publicado em

Durante a sua passagem por Curitiba nesta quinta-feira (31), o renomado cineasta norte-americano Francis Ford Coppola conheceu o trabalho realizado pela PrFilm Comission, programa do Governo do Estado que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual no território paranaense. Ele recebeu uma homenagem contendo fotos de diferentes filmes, séries, documentários e clipes produzidos no Paraná. Há duas décadas ele esteve na Capital que, segundo ele próprio, inspirou parcialmente a produção de “Megalópolis”, seu novo longa-metragem.

Criada em junho de 2023, a PrFilm Comission é inspirada em uma experiência que existe desde a década de 1940 nos Estados Unidos, cujo objetivo é intermediar a relação dos cineastas com o governo da Califórnia, estado norte-americano onde fica o distrito de Hollywood, famoso por concentrar a maior parte dos estúdios cinematográficos do país.

De acordo com o assessor da Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e atual secretário-executivo da PrFilm Comission, Luiz Gustavo Vilela, a ideia é replicar este modelo no Paraná, facilitando a produção de novos filmes no Estado e, com isso, estimular a economia estadual por meio da indústria audiovisual.

“A indústria do cinema é muito relevante economicamente e envolve uma cadeia produtiva enorme. A produção de um longa-metragem, por exemplo, envolve cerca de 400 pessoas diretamente, que vão ocupar hotéis ao longo de semanas, além de demandar o comércio local. Isso é muito importante para o Estado”, comentou.

Leia Também:  Com melhora do clima, DER/PR deve reabrir a Estrada da Graciosa nesta sexta-feira

De acordo com ele, a PrFilm Comission atua em duas frentes de trabalho. Uma é focada em viabilizar o uso de espaços públicos, como prédios, parques e museus, como locações para novas produções. Até mesmo um trecho de rodovia já chegou a ser fechado para gravações em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

A outra vertente de trabalho da Comissão é na prestação de auxílio aos municípios, especialmente aqueles de menor porte, que não possuem estruturas próprias para lidar com as demandas da indústria cinematográfica. “Nós ajudamos a resolver questões logísticas e burocráticas das equipes de produção que planejam gravar em alguma cidade, cadastramos fornecedores, damos suporte a festivais e na distribuição de títulos já finalizados, além de incentivar o ensino, pesquisa e extensão acadêmica na área de cinema”, afirmou Vilela.

Desde a sua instituição no ano passado, mais de 50 produções audiovisuais contaram com o auxílio direto da PrFilm Commission entre longas, curtas, ficção, documentários, videoclipes, séries e festivais de cinema.

Entre estes, estão dois longas-metragens que estão em fase de pós-produção: “Doutor Monstro”, do paranaense Marcos Jorge, filmado em Curitiba, e “Rumor”, de Joana Nin, que teve trechos gravados em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. A comissão também participa de eventos nacionais de cinema, como a Expocine, a Rio2C e o Fórum SP Cine, além de integrar a Rede Nacional de Films Commissions.

Leia Também:  Inaugurado em 1975, antigo IML de Curitiba é palco de visita guiada noturna

EFEITO COPPOLA – Ainda nesta quinta-feira, Francis Ford Coppola foi homenageado com a Ordem Estadual do Pinheiro, condecoração do Governo do Paraná concedida a pessoas que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação. A comenda foi entregue ao cineasta pelo vice-governador Darci Piana. Mais cedo, Coppola, considerado um dos maiores nomes da história do cinema, havia lotado o auditório do Teatro Guaíra de fãs e profissionais da área para uma masterclass feita em parceria com a Universidade Tuiuti.

Na opinião do secretário-executivo da PrFilm Comission, a presença no Paraná de grandes referências como Coppola ajuda a estimular outras produções e multiplicar o surgimento de novos diretores, roteiristas e outros profissionais ligados ao cinema. “É só vermos o impacto que foi a visita dele 21 anos atrás, quando acabou passando uma tarde com um grupo de estudantes de cinema, muitos dos quais são hoje cineastas reconhecidos da cidade e expoentes do cenário audiovisual brasileiro”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 3 mil vagas, inscrições para a Corrida do Porto estão na reta final

Published

on

By

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade local e celebrar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá, a 3ª Edição da Corrida do Porto já está movimentando os meios esportivos, turísticos e de ação social. Em menos de 20 dias desde a abertura das inscrições, 2.000 vagas já foram preenchidas. Atualmente, 80% das inscrições foram ocupadas, restando apenas o último lote disponível.

Entre os atletas que irão participar este ano está o parnanguara Tiago Hamilton Rodrigues Teodoro, que irá correr no dia do aniversário de seu pai. “Eu tenho muito orgulho de meu pai ter sido um portuário, de como ele tratou o porto como uma casa. Essa corrida será uma homenagem a ele; vou correr com todo o coração, do início ao fim”, afirmou.

Além do aumento no número de vagas, que passou de 2.000 para 3.000, este ano o evento também contará com um percurso ampliado. Os competidores poderão escolher entre três trajetos: 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 15 km (corrida). Na edição de 2024, a maioria dos competidores eram de outras cidades e estados, o que movimentou o turismo e o comércio da região.

“Com 55% dos atletas vindos de fora de Paranaguá, temos um impacto positivo na rede hoteleira, na gastronomia e no comércio em geral. Além disso, eventos como esse reforçam a identidade cultural e histórica da cidade, valorizando nosso patrimônio e estimulando novas oportunidades para o turismo esportivo e de experiência”, afirmou a secretária de Turismo de Paranaguá, Paula Patrícia Torres Teixeira.

Leia Também:  Inaugurado em 1975, antigo IML de Curitiba é palco de visita guiada noturna

Além de movimentar a economia e fortalecer a relação porto-cidade, a Corrida apoia ações sociais. As inscrições são revertidas em doações para comunidades vulneráveis. Em 2024, por exemplo, R$ 75 mil foram doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e outra parte da arrecadação foi convertida em 20 toneladas de alimentos, distribuídas para comunidades em Paranaguá.

Neste ano, o valor total arrecadado será revertido para melhorias na infraestrutura do Lar dos Idosos Perseverança e do Asilo São Vicente de Paula, ambos localizados em Paranaguá.

Os atletas podem se inscrever até o dia 13 de maio pelo site Ticket Sports. Cada participante receberá um kit contendo uma mochila, viseira e camiseta personalizadas, que serão entregues em Curitiba, no dia 15 de maio (horário e local a confirmar), e em Paranaguá, nos dias 16 e 17 de maio, no Palácio Taguaré — sexta-feira, das 14h às 18h, e sábado, das 10h às 19h.

Os patrocinadores do evento este ano são as empresas Engine e Cattalini. Após a corrida, os atletas poderão utilizar o espaço de massagem, o espaço Kids e os painéis interativos para fotos dos atletas.

Leia Também:  Com apoio do Paraná, pavilhão do Brasil é premiado em uma das maiores feiras de alimentos da América Latina

CORRIDA DO PORTO – O evento é pioneiro no Brasil e no mundo, sendo a primeira competição atlética dentro de um cais portuário e entrou no calendário oficial de eventos do município. Para a realização da corrida, as operações portuárias são suspensas durante o evento, e a segurança é reforçada.

A iniciativa também alcançou reconhecimento internacional ao ser premiada na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria “Eventos Especiais”, destacando-se por sua contribuição ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

Serviço:

Venda de inscrições online – Corrida do Porto 2025

Valor:  3º lote – R$ 159,00

Site: Ticket Sports

Inscrições até: 13 de maio, às 12h

Data da corrida: 18 de maio

Horário da Corrida: 08h

Local: Porto de Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA