NOVA AURORA

PARANÁ

Governo distribui 37 mil unidades de gás de cozinha para colégios da rede estadual

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), contratou mais de 37 mil unidades de vale-gás a serem utilizados tanto para a recarga do cilindro do gás P45, quanto para o botijão P13, o popular “gás de cozinha”. Os vales serão distribuídos para colégios estaduais nos 399 municípios do Paraná.

Esta é a primeira remessa do vale para o botijão P45. Com o investimento de R$ 4 milhões, a nova aquisição suprirá a necessidade de 1.045 colégios estaduais que o utilizam e que solicitaram o vale – são 10 mil ao todo. A compra foi feita por meio de uma licitação e garante o estoque para todo o segundo semestre de 2023. 

Também estão sendo enviadas 27 mil unidades de vale-gás P13 para 1.040 colégios da rede, um investimento de R$ 3 milhões. Este é o segundo envio deste vale (o primeiro foi no início do ano), que suprirá as necessidades dos colégios até o fim deste ano letivo.

Leia Também:  Governo busca solucionar déficit de armazenamento com novo Plano Safra 2023/24

Até então, o gás P45 era adquirido pelos próprios colégios por meio do Fundo Rotativo e agora será comprado pelo Fundepar de forma centralizada, assim como anteriormente aconteceu com o botijão de gás P13. A medida garante economia aos cofres públicos, já que a compra em grande quantidade reduz o custo unitário antes pago pelas escolas.

Para o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, a compra do gás traz segurança para os colégios. “O vale-gás foi um pedido dos diretores que entravam em contato conosco, solicitando um novo método de compra para esse material”, disse. “Conseguimos fazer isso por meio do vale, que é comprado pelo próprio Fundepar. Com isso possibilitamos que a verba antes utilizada na compra seja agora aproveitada para outra necessidade, e ainda garantimos a mesma qualidade para o gás utilizado nas cozinhas dos nossos colégios estaduais”.

Leia Também:  Venda de ingressos para o 52º Fenata inicia nesta sexta-feira

Com a diferença de dinheiro que sobra do Fundo Rotativo, o colégio pode investir mais em outros materiais. “Antes o gás era comprado com dinheiro do Fundo Rotativo. Agora conseguiremos fazer outras manutenções e compra de materiais pedagógicos e de higiene com esse valor. O vale é um movimento importantíssimo realizado pelo Fundepar, temos quase mil refeições servidas por dia, esse valor que fica do fundo fará uma boa diferença”, afirmou Denise Rocha, diretora do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Curitiba.

A entrega para os colégios já foi iniciada neste mês de junho. “Nossa equipe de materiais e suprimentos prepara o envio aos Núcleos Regionais de Educação, que entregam aos colégios de sua região, e com isso já podemos avaliar o uso do vale-gás para a compra do P45, assim como fizemos com o P13 que se mostrou um sucesso e parte agora para sua segunda remessa”, explicou a diretora técnica do Instituto, Eliane Teruel Carmona.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estado apresenta novas medidas de apoio aos produtores de leite em Londrina

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Governador anuncia recondução dos diretores da Ferroeste, Invest, Fomento e BRDE

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA