NOVA AURORA

PARANÁ

Governo busca consultoria especializada para modernizar seus serviços aos cidadãos

Publicado em

Na busca por aprimorar os serviços públicos oferecidos ao cidadão pelo Governo do Paraná, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) vai realizar uma consultoria detalhada para apoiar tecnicamente o avanço dos serviços públicos do Estado.

Será contratada uma empresa especializada em consultoria e, nesta sexta-feira (28), foi realizada uma audiência pública para permitir a participação dos interessados e recolher suas manifestações sobre a minuta do edital, antes da abertura do processo de licitação. A audiência foi transmitida no YouTube da SEI.

“Vamos simplificar os serviços públicos que hoje necessitam da presença física do cidadão em guichês da administração. Na maioria das vezes, não é mais necessário se deslocar até determinado órgão público para resolver algum problema. Tudo é feito de forma digital e vamos avançar nesse sentido”, afirma o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

“Outra solução está relacionada aos processos internos do próprio governo, para que sejam simplificados e digitalizados e facilitem a administração estadual”, explica Rangel.

“Essa interação com a sociedade civil é fundamental para obter subsídios que possibilitarão aprimorar o processo licitatório, tornando-o mais transparente e definindo as condições do futuro contrato a ser celebrado”, afirma o diretor-geral da SEI, Diego Nogueira, que presidiu a audiência.

Leia Também:  Porto em Ação faz mais de 500 atendimentos a caminhoneiros no Pátio de Triagem

AÇÕES  Dentre as principais ações planejadas pela Secretaria da Inovação, está um diagnóstico abrangente dos serviços estaduais oferecidos ao cidadão. Esse diagnóstico terá como objetivo identificar o conceito de cada serviço, bem como mapear os processos que já foram digitalizados, os que estão em processo de digitalização e aqueles que possuem viabilidade para serem digitalizados no futuro.

Outro aspecto relevante será a definição das tecnologias que farão parte da arquitetura digital do Estado. Através do assessoramento, serão identificadas as soluções tecnológicas mais adequadas para impulsionar a modernização dos serviços oferecidos aos cidadãos, como aplicativos, protocolos digitais, documentação, acesso à informação e transparência.

Além disso, a Secretaria pretende contar com o assessoramento técnico na elaboração de importantes diretrizes. Estão incluídas nesse escopo a Política de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação, a Estratégia de Transformação Digital e o Plano Diretor de Transformação Digital. Esses documentos serão fundamentais para nortear as ações de inovação do governo.

O processo de contratação de serviços de consultoria também será acompanhado de perto. A equipe especializada da Secretaria da Inovação auxiliará na elaboração do objeto técnico que será parte integrante da contratação, garantindo que a empresa selecionada tenha as competências necessárias para fornecer as metodologias e o apoio necessário à execução das demandas de cada órgão.

Leia Também:  Inscrições para rodadas de negócio do Fórum de Turismo Religioso terminam na sexta

PRESENÇAS – Participaram da audiência o diretor-geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Richardson de Souza; Francisco Inocêncio, representando o Conselho Estadual de Tecnologia e Comunicação do Paraná; a chefe de Gabinete da Secretaria da Administração e Previdência, Thays Maschio; as servidoras Cicemara Cordeiro (Celepar) e Elizangela Lima (Secretaria do Planejamento), do Grupo de Transformação Digital do Estado; o chefe do Departamento de TIC da Secretaria da Educação, Sivaldo Forteski; o chefe do Departamento de Logística para Contratações Públicas (Decon) da Secretaria de Administração e Previdência, Wellington Dias de Paula; além de servidores de diversas pastas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Inscrições para rodadas de negócio do Fórum de Turismo Religioso terminam na sexta

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Porto em Ação faz mais de 500 atendimentos a caminhoneiros no Pátio de Triagem

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA