PARANÁ
Governador recebe embaixador do Canadá no Brasil e reforça parceria em áreas estratégicas
Publicado em
7 de agosto de 2023por
Itajuba TadeuO governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, no Palácio Iguaçu nesta segunda-feira (7) e reforçou a parceria estabelecida entre o Estado e o país nos últimos anos. Durante a reunião, foram apresentados ao diplomata os projetos paranaenses de educação, ciência, tecnologia e infraestrutura.
“Nós temos grandes oportunidades aqui, como as concessões rodoviárias, a Nova Ferroeste e projetos verdes, como os parques urbanos, e queremos estreitar este relacionamento, se tornando um ponto central nos investimentos canadenses no Brasil. Nós tivemos recentemente uma agenda muito positiva no Canadá e esperamos cada vez mais renovar esta parceria que temos em várias frentes”, afirmou Ratinho Junior.
“Empresas paranaenses também têm uma relação muito boa com empresas canadenses. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essas parcerias para crescer juntos”, complementou.
No final de julho, o governador esteve em uma missão internacional que passou pelo Canadá. Na oportunidade, a comitiva visitou empresas, parceiros comerciais e órgãos internacionais. Ao longo da viagem, o governador também visitou a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Montreal, onde apresentou o programa Banco de Alimentos Comida Boa e firmou um novo acordo para neutralizar a pegada de carbono do Estado.
Em maio, a Invest Paraná, a agência de negócios do Governo, vinculada à Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), levou uma comitiva de empresários para a Sial Food Canada, maior feira de alimentos e bebidas da América do Norte, que reuniu mais de mil expositores de 50 países. O Paraná também tem um escritório de representação comercial em Edmonton, capital da província de Alberta, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC).
Para o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, esta aproximação é importante para os avanços das relações bilaterais. “O Paraná já tem uma conexão com o Canadá muito forte, cada vez mais forte. O Paraná nos oferece oportunidades econômicas, sociais, de educação, de ciência, tecnologia, de pesquisa. Então, queremos continuar essa colaboração que já temos”, disse o diplomata.
INTERCÂMBIO – Uma das iniciativas apresentadas pelo governador ao embaixador canadense foi o programa Ganhando o Mundo, que realiza intercâmbio de alunos e professores da rede estadual de ensino para outros países. O Canadá é um dos destinos dos estudantes e profissionais que participam do projeto.
Na primeira edição do programa, realizada em 2022, um grupo de 100 alunos viajou ao Canadá para realizar um período de intercâmbio escolar. Outros 100 alunos foram estudar na Nova Zelândia na sequência. Agora, na edição de mil alunos, o país norte-americano volta a aparecer na lista de destinos. O objetivo do programa é ampliar o repertório cultural e acadêmico dos jovens, além de proporcionar uma experiência internacional a eles.
“O projeto Ganhando o Mundo é uma joia. Levar jovens de escolas públicas para que possam ter a experiência de viver no Canadá por alguns meses é algo que nos orgulha muito. Mais do que aprender uma segunda língua, é ter um contato com um país diferente, com uma cultura diferente”, enalteceu o governador.
Além disso, 72 professores da rede estadual foram selecionados em abril deste ano para viajar ao Canadá para realizar cursos de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem e educação inclusiva.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA – O embaixador também conheceu o sistema de ensino superior e de pesquisa científica das sete universidades estaduais do Paraná, que conta com 80 mil estudantes na graduação e 10 mil pesquisadores em programas de mestrado e doutorado. Foram apresentados projetos já existentes de parceria entre a rede estadual e o Canadá. Um deles é uma colaboração entre pesquisadores do Paraná e do Quebec em projetos relacionados à madeira engenheirada (pré-fabricada).
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião o vice-governador Darci Piana; a chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, Ligia Scherer; a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron; a cônsul do Canadá para Assuntos Políticos e Diplomacia Pública, Pascale Thivierge; o secretário da Educação, Roni Miranda; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Copel, Cássio Santana.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Published
6 minutos agoon
2 de abril de 2025By

Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara, fruta semelhante ao açaí amazônico. A iniciativa da Portos do Paraná busca estimular uma nova fonte de renda para as comunidades locais, predominantemente compostas por pescadores, além de promover a preservação da palmeira juçara, espécie ameaçada de extinção.
“Com o conhecimento da despolpa dos frutos, é possível uma mudança cultural, possibilitando renda às comunidades e incentivando o plantio das sementes”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
A oficina integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Autoridade Portuária e surgiu como uma demanda dos próprios moradores. “No Sul do Brasil basicamente não temos a cultura do aproveitamento deste fruto. Já no Norte, é muito comum. Estamos trazendo a oficina para estimular esta nova opção”, explicou o coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro. “A sementinha roxa produz um açaí de excelente qualidade”.
O Instituto Juçara de Agroecologia conduziu as atividades teóricas e práticas. “A coleta da juçara no Litoral é feita entre março e maio. É neste período que a palmeira vai frutificar e os cachos com os frutos vão amadurecer”, comentou o vice-presidente do Instituto, Rafael Serafim da Luz.
O fruto da juçara é semelhante ao açaí da Amazônia, porém, a palmeira nativa das áreas litorâneas de Mata Atlântica, Euterpe edulis, difere das palmeiras que produzem o açaí tradicional da região Norte do país. O “açaí juçara” é rico em antocianina, um antioxidante que confere a coloração roxa escura, muito semelhante ao açaí amazônico. Além do fruto, a palmeira também é conhecida por produzir o palmito juçara.
O fruto é extremamente rico em ferro e cálcio, elementos que complementam muito bem a alimentação. “É uma planta que se desenvolve super bem, de fácil manejo. E a gente vê na casa das pessoas, faz parte da paisagem dos caiçaras”, pontuou Serafim da Luz.
SELEÇÃO DE GRÃOS – A merendeira Adi Fátima Lourenço possui algumas palmeiras no quintal de casa, uma das quais foi utilizada durante a oficina. “A gente se criou subindo nos pés de juçara, mas não sabia fazer os sucos. E essa oficina vai ajudar na renda mesmo. Dá pra fazer bolo, pão. É um diferencial que as pessoas sempre estão procurando”, comentou Adi.
Durante a coleta e higienização, ocorre a seleção dos grãos maduros e sadios, que passam por um processo de lavagem com água sanitária para a esterilização das bactérias. Após o enxágue, eles são encaminhados para a despolpadeira, que remove os caroços, sementes ou cascas, resultando em um líquido engrossado e peneirado.
CURSOS E OFICINAS – Pelo Programa de Educação Ambiental, a Portos do Paraná realizou, desde 2019, dezenas de oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes gratuitos para comunidades litorâneas do Estado.
As iniciativas buscam promover, além de práticas permaculturais, a educação ambiental, a organização comunitária e a valorização ambiental, ao mesmo tempo em que apresentam possibilidades de geração de renda para os membros das comunidades.
Entre os temas abordados estão comunicação e atendimento e introdução à maquiagem para jovens, em parceria com o Senac. As mulheres das comunidades de Piaçaguera e do Valadares também puderam participar dos cursos de corte e costura.
Fonte: Governo PR

Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral

Projeto de lei que institui o mês “Abril Verde e Amarelo avança na CCJ

Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
PARANÁ


Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara,...


Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas
Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira...


Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia
A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria...
POLÍCIA


PCPR prende duas pessoas e desmantela ponto de desmanche de veículos e tráfico em Paranaguá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes em um local que funcionava como ponto...


PCPR e PMPR capturam foragido do Paraguai em Cidade Gaúcha
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu um homem, de 29...


PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 49 anos, suspeito de ter praticado diversos furtos. A...
ENTRETENIMENTO


Em montagem, Graciele Lacerda mostra semelhança entre a filha e o avô: ‘Igual’
Graciele Lacerda, de 44 anos, compartilhou em seu Instagram, nesta terça-feira (1º), uma montagem da filha, Clara, ao lado do avô...


Claudia Raia curte viagem na Espanha com o marido, Jarbas: ‘Grudada no meu crush’
Claudia Raia, de 58 anos, está curtindo uma viagem romântica ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, de 55...


Duda Guerra faz primeira compra com o próprio dinheiro: ‘Bolsa de R$ 19 mil’
Duda Guerra, de 16 anos, compartilhou nesta terça-feira (1º), sua primeira compra com o próprio dinheiro. A influenciadora escolheu uma...
ESPORTES


Cano garante vitória do Fluminense na estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas
O Fluminense estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana ao vencer o Once Caldas da Colômbia por 1 a...


Atlético-MG empata sem gols com o Cienciano na estreia da Sul-Americana
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o Cienciano, nesta terça-feira (1), no...


Cruzeiro estreia na Sul-Americana com derrota para o Unión Santa Fe na Argentina
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro foi derrotado pelo Unión Santa Fe por 1 a 0, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ2 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs