NOVA AURORA

PARANÁ

Governador parabeniza atletas e dirigente do Cascavel Futsal, bicampeão da Libertadores

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (13), no Palácio Iguaçu, atletas e dirigente do Cascavel Futsal, bicampeão das Américas. O time conquistou a 12ª edição da Conmebol Libertadores da América de Futsal, competição mais importante da América do Sul desta modalidade esportiva, que neste ano foi disputada em Caracas, na Venezuela. A equipe derrotou o Joinville Esporte Clube, de Santa Catarina, por 3 a 1 na grande final. O time já havia conquistado o título em 2022 e garantiu vaga para a disputa do Campeonato Mundial de Futsal.

Ratinho Junior ressaltou a importância da conquista para alavancar a imagem do Estado em âmbito internacional. “O futsal é muito forte no Estado, tem muitos clubes regionais, um campeonato estadual relevante. É um orgulho estarmos na vitrine da imprensa internacional com essa conquista. O esporte é a maneira mais fácil de propagar a imagem de uma cidade, de um Estado e até de um País. Com talento e organização, o time trouxe essa taça para casa, o que para nós é motivo de muita alegria”, parabenizou o governador.

Participaram do encontro o presidente do time, João Passos, e os jogadores Lucas Chioro, Zequinha, Claudinho, Di Fanti, Ernandes, Fernando, Gessé, Igor Carioca, Jhony, Jorginho, Lucas Selbach, Matheus Assunção, Micuim, Minatti, Obina e Rabisco.

Leia Também:  IAT libera no sábado a colheita e venda do pinhão, mas reforça condição de maturação

O presidente do time enfatizou que a conquista é dedicada a todos os paranaenses. “O título é não só do Cascavel Futsal, mas de todos os paranaenses, porque representou o Estado e o Brasil numa competição extraordinária. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento do governador. O importante é fomentar o esporte para as gerações futuras. Queremos contribuir cada vez mais com o Paraná, que hoje é o Estado mais forte do Brasil no futsal”, disse Passos.

O Cascavel Futsal também receberá nesta terça-feira o Título de Congratulações, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná ao feito alcançado em Caracas. “É uma forma de o Estado do Paraná homenagear o Cascavel Futsal por vencer a Libertadores da América. Sem dúvida, estão levando o nome de Cascavel e do Paraná a um nível internacional. É um momento histórico”, afirmou o deputado Gugu Bueno, proponente da honraria, com co-autoria dos deputados Batatinha e Márcio Pacheco.  

Leia Também:  Mais ampla e equipada: PCPR inaugura nova sede da Delegacia de Piraquara

HISTÓRIA – Fundado em 1991, o Cascavel Futsal é um dos mais tradicionais times do País. Em 1998, chegou à elite do esporte ao vencer o Campeonato Paranaense de Futsal – Chave Prata. Até hoje, o time nunca foi rebaixado. Além de bicampeão da Libertadores da América, em 2022 e 2023, o Cascavel Futsal é heptacampeão paranaense e foi campeão da Liga Nacional de 2021.

TIME FEMININO – O Cascavel também foi campeão da Libertadores de Futsal Feminino em 2023. O time paranaense (Stein Cascavel) bateu na final o Always Ready, da Bolívia, por 5 a 0, nesta semana. A competição foi disputada em Luque, no Paraguai. O Cascavel Futsal Feminino foi fundado em 2019 e já ganhou o Paranaense, a Copa do Brasil, o campeonato estadual, a Liga Futsal Feminina e a Copa Mundo de Futsal.

PRESENÇAS – O vice-governador Darci Piana e o deputado estadual Batatinha também participaram do encontro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Primeiro dia de votação do Parceiro da Escola é marcado por ampla participação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  História do Show Rural Coopavel vira exposição no Centro Cultural

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA