NOVA AURORA

PARANÁ

Governador lança o Verão Maior Paraná, que tem reforço de serviços e muito esporte e lazer

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou neste sábado (17), na Praia de Caiobá, em Matinhos, o Verão Maior Paraná, que reforça a estrutura e a segurança pública do Litoral e do Interior para a temporada. O Governo do Estado investe R$ 80 milhões na operação, que conta, ainda, com estruturas de lazer, limpeza das praias, melhoria no atendimento de saúde e uma intensa programação cultural, com shows, teatro, circo e cinema ao ar livre.

A expectativa é que até 2 milhões de pessoas desçam ao Litoral durante a temporada. As ações atendem também a Costa Noroeste, com recreação em Porto Rico e Porto São José (São Pedro do Paraná) e guarda-vidas que atendem também as prainhas da região Oeste.

“É uma alegria lançar o Verão Maior Paraná, que está com cara nova e traz uma estrutura totalmente diferenciada para que este seja o verão das famílias paranaenses, com muitos eventos do esporte, grandes shows no Litoral, além de uma estrutura reforçada na área de segurança pública e de saúde”, disse Ratinho Junior.

“ Foi realizado todo um planejamento para atender os veranistas que vêm se divertir com suas famílias e dar apoio aos moradores do Litoral, que aproveitam a temporada para melhorar a sua renda”.

COM FORÇA – O coordenador do Verão Maior, Helio Wirbiski, explicou que o governo está há seis meses planejando a operação, que retoma com força após dois anos de pandemia. “Há um reforço em todas as áreas, desde a coleta de lixo, infraestrutura, ferry boat, saúde e segurança”, disse. “Tudo o que faremos em termos de entretenimento e lazer estará à disposição dos veranistas que vêm passar o verão conosco. A maior estrutura é a de segurança, porque queremos que o Litoral do Paraná seja exemplo para o Brasil”.

Um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública deve trabalhar no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral. Também foram disponibilizadas 800 viaturas, equipadas com dispositivos inteligentes, dois helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil, além de veículos utilitários multitarefa (UTV), diciclos e barcos para atender todo o Litoral.

Leia Também:  Indicação geográfica impulsiona queijos de Witmarsum nos mercados nacional e internacional

“É uma operação muito complexa, mas, ao mesmo tempo, muito importante porque é a oportunidade de as forças de segurança estarem muito próximas das famílias paranaenses para trazer tranquilidade em seu período de lazer”, salientou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita. “Teremos novas viaturas para o patrulhamento na areia e no calçadão, com uma presença muito grande das polícias e do Corpo de Bombeiros, que chegam com novas tecnologias para atender o Litoral e o Interior”.

POLICIAMENTO – O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira, ressaltou o trabalho ostensivo que será prestado durante a temporada. “Investimos bastante no policiamento de proximidade, com módulos móveis para dar informações e orientar as pessoas, temos os veículos para andar nas praias, com os UTVs, e os diciclos que facilitam o patrulhamento no calçadão e nas ciclovias sem pôr em risco a vida das pessoas”, explicou. “Teremos, também, o reforço no patrulhamento marítimo, com cinco embarcações na orla, e também aéreo, com os helicópteros que farão inclusive sobrevoos noturnos”.

“A expectativa da Polícia Civil do Paraná é que tenhamos um período de férias tranquilo. Contamos com equipes especializadas em todas as unidades do Litoral e da Costa Noroeste do Estado para trazer mais segurança e proximidade com a população paranaense”, afirma o coordenador do Verão Maior pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas.

SALVA-VIDAS – O Corpo de Bombeiros montou 92 postos na orla litorânea, e conta também com guarda-vidas atuando nas praias de água doce do Paraná. “É importante que a população atenda às recomendações dos bombeiros, que sempre entre na água na presença dos guarda-vidas. Estamos com aproximadamente 700 profissionais e, também, com uma aeronave exclusiva para atender afogamentos e dar suporte pré-hospitalar aos acidentes de trânsito”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco. “Estamos preparados para bem atender e salvar vidas”.

Leia Também:  Convivência pacífica: IAT alerta para preservação de gambás no período reprodução

ORLA DE MATINHOS — O governador Ratinho Junior também vistoriou as obras de revitalização da Orla de Matinhos, que já conta com uma faixa de areia maior após o projeto de engorda da praia. O investimento do Governo do Estado é de R$ 314,9 milhões no projeto, que busca minimizar os impactos causados pelas cheias e maré alta na região.

“Estamos fazendo uma transformação no Litoral do Paraná, o maior investimento da história, com recuperação da orla e com o projeto da Ponte de Guaratuba”, afirmou Ratinho Junior. “Temos ainda outros projetos previstos para a região, para fazer do Litoral paranaense um local moderno, de primeiro mundo”.

CARA NOVA – O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, disse que a cidade já está de cara nova com a revitalização em curso. “A temporada de 2022 e 2023 já está diferente, com o maior investimento que a orla já recebeu. E o município também está preparando a cidade, deixando-a mais bonita para receber melhor os turistas que todos os anos vêm para cá”, ressaltou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti; e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza; os diretores -gerais da Polícia Científica do Paraná, Rodrigo Grochocki; do Tecpar, Jorge Callado; e do Detran-PR, Adriano Furtado; os diretores-presidentes da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos; e do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro; e prefeitos do Litoral.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Concurso da Sanepar é pioneiro em cotas sociais para vítimas de violência doméstica

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com apoio do Estado, Santa Casa de Londrina inaugura novo Centro de Emergência e Trauma

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA