NOVA AURORA

PARANÁ

Governador entrega sete caminhões aos Bombeiros para combate a incêndios florestais

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (20) ao Corpo de Bombeiros, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, sete caminhões especiais para combate a incêndios florestais. Os veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado e Itaipu Binacional, totalizando um investimento de R$ 5,6 milhões.

“Esses equipamentos são fruto de uma parceria com a Itaipu e vão reforçar a estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná para agilizar o combate a incêndios florestais. Eles serão importantes para o atendimento aos municípios da região Oeste, já que muitos deles ficam próximos a áreas de conservação que podem ser atingidas por queimadas”, disse Ratinho Junior.

As viaturas foram projetadas pelo setor de logística do Corpo de Bombeiros do Paraná, baseado nas mais modernas tecnologias do mundo. O objetivo é evitar e combater incêndios em áreas de mata preservadas e sujeitas aos incêndios ambientais e florestais, principalmente no período compreendido entre julho e outubro, quando a incidência deste tipo de ocorrência aumenta.

O comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Amarildo Ribeiro, destacou que os veículos também poderão ser usados eventualmente no combate a incêndios urbanos. “Eles vão reforçar bastante nossa atuação de combate a incêndios nas florestas e matas da região. São caminhões diferentes do que usamos no dia a dia, adaptados para atender ocorrências de incêndios florestais, mas que também atendem os incêndios urbanos”, disse.

Leia Também:  Com apoio do Estado, produtores de Nova Tebas investem para produzir polpa de frutas

Os caminhões entregues atenderão as necessidades das unidades do Corpo de Bombeiros em sete municípios lindeiros ao lago de Itaipu, sendo eles: Foz do Iguaçu, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra.

Além deles, o Estado também entregou dois caminhões ao 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, e o outro para Francisco Beltrão, no Sudoeste.

VEÍCULOS – Foram adquiridos modelos ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal) e ATF (Auto Tanque Florestal). O primeiro é uma viatura 4×4, com reservatório de água com capacidade de 2 mil litros, mais 500 litros de reserva, utilizada para potencializar a atuação na preservação e no combate a incêndios florestais. O veículo é equipado com dispersores de calor que oferecem segurança na atuação em trabalhos florestais. A tração 4×4, facilita o deslocamento em terrenos com acesso mais restrito e hostil.

Leia Também:  Ratinho Junior autoriza novo concurso público para policiais e bombeiros militares

Já o modelo ATF tem tração 6×2, cabine simples, tanque de água com capacidade de 10 mil litros e bomba de incêndio tipo centrífuga, com vazão nominal mínima de 750 gpm (galões por minuto) a 10,5 kg/cm2, com acionamento por tomada de força, operado também em movimento. Esse tipo de viatura possibilita ações concernentes à proteção e segurança de biomas no território paranaense, superando terrenos de difícil acesso para VTRs comuns.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o diretor-geral brasileiro Itaipu Binacional, Anatalício Risden; o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiati; e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slavieiro.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Universidades estaduais sobem em ranking continental e reforçam excelência em ensino

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com apoio do Estado, produtores de Nova Tebas investem para produzir polpa de frutas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA