NOVA AURORA

PARANÁ

Governador enaltece importância do turismo para o desenvolvimento regional

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior enalteceu os potenciais turísticos do Paraná e a importância da atividade para o fortalecimento da economia regional do Estado, na noite desta sexta-feira (14), durante a inauguração do Sesc Cascavel Hotel Fazenda, na região Oeste.

“O Paraná hoje oferece uma gama muito grande de opções e atrações turísticas, desde turismo de natureza até turismo de negócios, passando por várias atividades diferentes que geram emprego e movimentam a economia”, disse ele. “Por isso é muito importante que tenhamos empreendimentos que fortaleçam esta estrutura e reforcem esta vocação que temos em todas as regiões do Estado”, disse Ratinho Junior.

De janeiro a abril de 2024, o turismo do Paraná cresceu 5,3%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 12 regiões pesquisadas pelo órgão, o Estado teve o quarto maior aumento do País, atrás apenas da Bahia (12%), Minas Gerais (9,1%) e Pernambuco (5,4%).

“Este é um resultado muito importante, porque o turismo movimenta, principalmente, o setor de serviços, que é o que mais emprega. Quase metade dos empregos formais do Estado estão relacionados aos serviços, e muitos deles são diretamente impactados pelo crescimento do turismo”, disse o governador.

Leia Também:  74 estudantes participam da turma 2023 do Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro

De acordo com dados do Caged de janeiro a abril de 2024, o setor de serviços é responsável pelo estoque de quase 1,4 milhão de empregos com carteira assinada no Paraná. Deste total, cerca de 140 mil empregos são relacionados às atividades de serviços de alimentação e alojamentos.

CASCAVEL – A unidade hoteleira inaugurada na noite desta sexta-feira incrementa a estrutura turística de Cascavel. O empreendimento é fruto de um investimento de R$ 105 milhões feito pelo Sesc, instituição que é mantida pelos empresários do comércio em todo o Estado.

“A região Oeste do Paraná tem quase 1,5 milhão de habitantes, além de grandes empresas, agroindústrias e cooperativas. Este hotel vem para atender a este movimento, especialmente ligado ao turismo de negócios e grandes convenções”, afirmou o vice-governador, Darci Piana.

Cascavel é um importante polo econômico do Estado. O aeroporto da cidade, por exemplo, é o quinto mais movimentado do Paraná, com mais de 180 mil embarques em 2023, de acordo com o Boletim de Dados Turísticos, da Secretaria de Turismo do Paraná.

ESTRUTURA – O hotel tem mais de 17 mil metros quadrados de área construída e conta com uma reserva de 16 hectares de mata. São 60 apartamentos, dez chalés, piscinas, restaurantes, lanchonetes, além de um complexo esportivo e um centro de convenções para mais de 500 pessoas.

Leia Também:  Com desassoreamento, Sanepar entrega revitalização do lago municipal de Cascavel

“A previsão é que o hotel receba mais de 10 mil hóspedes por ano, tanto para estadias de longa permanência, recebendo famílias em férias, quanto de curta duração, para eventos corporativos”, afirmou o diretor regional do Sesc, Carlos Alberto de Sotti Lopes.

O projeto do empreendimento foi concebido com compromisso com a sustentabilidade. Conta com sistemas de reaproveitamento de água pluvial, captação de água por poços artesianos, sistema de aquecimento de água com placas solares e apoio a gás, geração de energia com placas fotovoltaicas, além de estações de tratamento de esgoto e água.

A compostagem dos resíduos sólidos e a preservação de áreas de mata nativa reforçam o compromisso ambiental do empreendimento.

PRESENÇAS– Estiveram presentes no evento o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do Turismo, Márcio Nunes; os deputados estaduais Gugu Bueno, Márcio Pacheco e Batatinha; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Agência do Trabalhador de Curitiba e Exército Brasileiro farão mutirão de vagas para jovens

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  74 estudantes participam da turma 2023 do Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA