NOVA AURORA

PARANÁ

Governador apresenta para Fundação Vanzolini projetos na áreas de sustentabilidade

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta segunda-feira (11) a Caio Fontana, coordenador executivo da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, as ações do Governo do Paraná que visam o desenvolvimento sustentável do Estado, com destaque para as políticas de gestão de resíduos sólidos, distribuição de mudas, monitoramento por satélite de focos de desmatamento e gestão focada na Agenda 2030. O encontro foi em São Paulo.

Caio é professor associado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na área Engenharia Portuária com ênfase em Gestão de Negócios e Logística Portuária e professor de Pós-Gradução em Bioprodutos e Bioproceossos. Também é consultor AdHoc da FAPESP e respeitado nome da ciência brasileira.

“Uma política ambiental séria, centrada no desenvolvimento sustentável, tem sido um dos principais pilares da nossa gestão. Com isso, temos conseguido avançar nos índices de gestão de resíduos sólidos, o que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como proteger nossos recursos naturais, o que é fundamental para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental das gerações futuras”, disse Ratinho Júnior.

Por conta desta política, o Paraná foi eleito o estado mais sustentável do Brasil por quatro anos consecutivos pelo Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Leia Também:  Tecpar inicia estruturação de laboratório para pesquisas de biogás e biometano

A liderança no ranking é reflexo, sobretudo, das políticas públicas ligadas à coleta seletiva de lixo e aos altos índices de tratamento de esgoto. As medidas realizadas pelo Governo do Estado relacionadas a estas atividades passam desde o incentivo aos municípios para a reestruturação de aterros sanitários até a distribuição de caçambas às cidades para destinação correta dos resíduos gerados pela construção civil.

De acordo com o monitoramento de resíduos sólidos urbanos feito pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, mais de 75 mil toneladas de recicláveis foram recuperados desde o início do ano em todo o Estado. Este trabalho conta com a participação de mais de 5,6 mil cooperados em associações de reciclagem. Além disso, o Estado também tem se mostrado eficiente no combate ao desmatamento, com redução de mais de 70% na supressão ilegal da Mata Atlântica, e na recuperação da mata ciliar, com mais de 7 mil nascentes protegidas em todo o Estado.

Ratinho Junior também citou o olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na semana passada o Paraná se tornou o primeiro Hub Local2030 do mundo. A parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi formalizada durante o Fórum Urbano Mundial (WUF12) realizado no Cairo, no Egito. Essa chancela abre novas perspectivas para parcerias e iniciativas globais focadas em desenvolvimento sustentável.

Leia Também:  Estado autoriza início das obras do novo Ambulatório Médico de Campo Mourão

Ratinho Junior também citou números da busca pela universalização do saneamento. Com a Sanepar investindo R$ 11,2 bilhões até 2028, o objetivo do Paraná é antecipar a universalização prevista no novo marco do saneamento.

FUNDAÇÃO VANZOLINI – A Fundação Carlos Alberto Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos mantida pelos professores do departamento de engenharia da produção da Universidade de São Paulo (USP) que tem como objetivo melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil. A fundação, que foi criada há mais de 50 anos, atua em parceria com empresas, instituições e governos na realização de pesquisas, certificações e cursos nesta área.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estado autoriza início das obras do novo Ambulatório Médico de Campo Mourão

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Mão de obra e infraestrutura são diferenciais do Paraná para atrair empresas, aponta Barros

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA