NOVA AURORA

PARANÁ

Ginastas campeãs pan-americanas se apresentam no Ginásio Tarumã nesta quinta

Publicado em

As ginastas paranaenses Barbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre se apresentam nesta quinta-feira (23) no Ginásio Tarumã, em Curitiba, às 19h30, na cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica de Conjuntos “Ilona Peuker”.

Babi, do Clube Agir, e Maria, do Agito, participaram dos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile, em novembro, e conquistaram cinco e quatro medalhas, respectivamente. Ambas são bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná.

O evento, assim como toda a programação, é aberto ao público com entrada solidária. Basta entregar 1kg de alimento não perecível. Além das campeãs pan-americanas, na cerimônia também haverá participação especial da cantora Val Monbach e apresentações dos clubes de ginástica da Região Metropolitana: Clube Agir, Cegin, Instituto Dunamys, Fantástica Associação, Município de Campo Largo, Aginarc SJP, Get Flex, Inspirar, DSArtes, Tistu e Graciosa Country Club.

O campeonato terá participação de 48 clubes de 12 estados do Brasil, totalizando aproximadamente 600 ginastas das categorias Pré-Infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Infantojuvenil (13 e 14 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulto (a partir de 16 anos). 

Leia Também:  Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina já está disponível

As disputas começam nesta sexta-feira (24), às 9h, e seguem até domingo (26), às 14h. A competição, a maior da modalidade no Brasil, homenageia Ilona Peuker, professora húngara responsável por trazer a ginástica rítmica para o país no final da década de 1950.

De acordo com Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica, o campeonato de conjuntos fecha um ano de ótimos resultados para a GR brasileira. “É uma honra receber o campeonato de conjuntos na capital do nosso Estado, principalmente depois das conquistas das oito medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 e das vagas olímpicas da nossa seleção nacional de conjuntos”, disse.

O campeonato tem patrocínio das Loterias Caixa e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com incentivo da Copel por meio do programa Proesporte. A promoção é da Confederação Brasileira de Ginástica, com organização da Federação Paranaense de Ginástica.

Clubes paranaenses que participam do campeonato:

ADR Unopar Super Muffato – Londrina

Agimar – Associação de Ginástica de Maringá e Região – Maringá

Agito – Associação de Ginástica Toledana – Toledo

Associação Rondonense – Marechal Cândido Rondon

Leia Também:  BRDE anuncia R$ 2,1 milhões para projetos apoiados pela Lei de Incentivos Fiscais

Clube Agir – Curitiba

Fantástica Associação de Ginástica Rítmica – Pinhais

Instituto Dunamys – Curitiba

Instituto Theóphilo Petrycoski – Pato Branco

Tuiuti Esporte Clube – Cascavel

Confira a programação:

22/11 – Quarta-feira

09h às 18h – Treinamento oficial

23/11 – Quinta-feira

08h30 às 17h20 – Treinamento oficial

19h30 – Cerimônia de abertura

24/11 – Sexta-feira

09h às 10h10 – Competições Duplas

10h20 – Premiação Geral Duplas

10h40 às 13h – Competição Conjunto Pré-infantil e Infantil

15h às 16h – Competição Conjunto Infantojuvenil

16h às 18h – Competição Conjunto Juvenil

18h15 – Palestra CBG Integridade

25/11 – Sábado

09h às 11h45 – Competição Trios

12h às 12h40 – Final Conjunto Pré-infantil

12h45 – Premiação Conjunto Pré-infantil e Trios

15h às 16h30 – Competição conjunto infantil e infantojuvenil

16h40 – Premiação infantil e infantojuvenil

17h às 19h – Competição Conjunto juvenil e adulto

19h10 – Premiação conjunto juvenil e adulto

26/11 – Domingo

09h às 11h – Final Conjunto Infantil e Infantojuvenil

11h10 – Premiação final conjunto Infantil e infantojuvenil

11h30 às 14h – Final conjunto juvenil e adulto

14h10 – Premiação final conjunto juvenil e adulto

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  IAT apreende material proibido e aplica multas por pesca ilegal no Rio Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Agepar apresenta Plano de Gestão Anual, que consolida o planejamento da Agência para 2023

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA