NOVA AURORA

PARANÁ

Giba, Emanuel e ex-atletas de futebol se reúnem em jogos festivos neste final de semana

Publicado em

A Arena Caiobá será palco dos Jogos das Estrelas neste final de semana. Tradicional evento dentro do Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado, eles reúnem atletas consagrados das modalidades mais amadas do Brasil e aproximam a população de seus ídolos.

No sábado (14), às 10h, acontecerá o Vôlei das Estrelas com a presença do Giba, Emanuel e outros grandes nomes paranaenses da modalidade. No domingo (15), a partir das 9h, acontecerá o Futebol das Estrelas, com a partida entre Amigos do Adilson Batista e Amigos do Ademir Alcântara prevista para iniciar às 10h, além da participação de atletas que passaram pelos clubes paranaenses.

“Nesse fim de semana, além dos shows, teremos o Vôlei das Estrelas com o Giba e o Emanuel, e grandes estrelas do vôlei nacional, e no domingo acontecerá o Futebol das Estrelas com grandes nomes do futebol paranaense e brasileiro. O Litoral está bombando e merece ser visitado por todos os paranaenses”, afirma o secretário de Estado do Esporte e coordenador geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski.

VÔLEI DAS ESTRELAS – Emanuel Rego é o único atleta do vôlei de praia a ter participado de cinco edições dos Jogos Olímpicos. Eleito o melhor jogador da década de 1990 pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), ele é também o maior campeão da história da modalidade. Em Atenas 2004 e Pequim 2008, foi medalhista de ouro e bronze, respectivamente, atuando ao lado de Ricardo. Já em Londres 2012, Alison foi seu parceiro na conquista da prata olímpica.

Leia Também:  Boletim confirma 3.911 novos casos e mais três óbitos pela dengue no Paraná

Gilberto Amauri de Godoy Filho, o Giba, atuou como ponta e conquistou os principais títulos pela Seleção Brasileira, desde as categorias de base à principal, sendo oito vezes medalha de ouro na Liga Mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012. Giba ainda conquistou os prêmios de melhor atleta de Atenas 2004, do Campeonato Mundial (2006), da Liga Mundial (2006) e da Copa do Mundo (2007) e é considerado um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos.

Além das duas potências mundiais, a partida também terá participação de outros grandes nomes do voleibol paranaense. O jogo acontecerá neste sábado (14), às 10 horas da manhã com transmissão ao vivo pela TV Paraná Turismo e no canal do YouTube da Paraná Esporte. O evento é totalmente gratuito e acontece na arena de Caiobá do Verão Maior Paraná, na Avenida Atlântica, 1000. 

FUTEBOL DAS ESTRELAS – No domingo (15), às 9h, acontece a partida de abertura com a Seleção de Matinhos enfrentando a Seleção Trio de Ferro, que conta com ex-atletas dos três principais clubes de futebol da capital paranaense. Em seguida, aproximadamente às 10h, acontece a partida entre os Amigos do Adilson Batista e Amigos do Ademir Alcântara com atletas e ex-atletas convidados por ambas as estrelas.

Adilson Batista atualmente é treinador profissional de futebol e teve uma carreira de sucesso como jogador em vários clubes do Brasil. Iniciou a carreira no Athletico Paranaense e teve grande destaque como zagueiro do Grêmio, onde conquistou a Taça Libertadores de 1995, o Brasileirão e a Recopa Sul-Americana de 1996, além de dois Campeonatos Gaúchos.

Leia Também:  Primeira fase do Enem acontece neste domingo e mobiliza 145 mil estudantes do Paraná

Ademir Alcântara começou a carreira no Cianorte em 1979. Ademir era o camisa 10 clássico e teve passagens importantes no futebol brasileiro e português, onde defendeu o Vitória de Guimarães, Benfica (campeão português na temporada 1988/1989), Boavista e Marítimo. No retorno ao futebol brasileiro, Ademir ajudou o Coritiba a conquistar o acesso à primeira divisão em 1995 e foi um dos destaques da equipe coxa-branca naquela temporada, time que contava com outros craques como o meia Alex e o atacante Pachequinho.

O jogo das 10h terá transmissão ao vivo pela TV Paraná Turismo e no canal do YouTube da Paraná Esporte.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site http://www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Projeto de pesquisa no acervo do MON resultará em exposição inédita

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Primeira fase do Enem acontece neste domingo e mobiliza 145 mil estudantes do Paraná

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA