NOVA AURORA

PARANÁ

Ganhando o Mundo: Estado vai levar 200 diretores da rede para capacitação no Chile

Publicado em

Depois de estudantes, professores e pedagogos, chegou a vez dos diretores da rede estadual do Paraná terem uma experiência internacional. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (22) o lançamento do Ganhando o Mundo Diretor, que vai levar, neste ano, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile.

O anúncio foi feito durante o Seminário dos Diretores com Foco na Aprendizagem, que reúne em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, 2 mil profissionais da educação de toda a rede estadual, com foco no planejamento pedagógico para o primeiro semestre letivo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e oferece uma série de palestras para atualizar os diretores sobre diversos temas relacionados à educação.

“Reunimos todos os diretores de mais de 2 mil escolas da rede estadual do Paraná e estamos felizes, comemorando a melhor educação do Brasil, reconhecida pelo Ministério da Educação”, destacou o governador. “O projeto Ganhando o Mundo virou referência nacional. Vamos ter esse ano mil alunos na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia fazendo intercâmbio. São os melhores alunos que o Estado paga para estudarem seis meses nesses países de primeiro mundo. Um projeto maravilhoso, que agora terá a participação dos nossos diretores”.

A Seed ainda está organizando os principais detalhes do Ganhando o Mundo Diretor. A ideia, porém, é de que os gestores embarquem a partir de agosto para fazerem capacitações voltadas à gestão escolar em instituições chilenas. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, explica que o país sul-americano foi escolhido por ter o melhor desempenho da América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês).

Leia Também:  Fazenda implanta gestão de riscos para garantir segurança e serviços de qualidade

“O Chile é uma referência em avaliação e acompanhamento dos professores. Então esses diretores vão passar de duas semanas a um mês no país, dependendo do programa que vão participar. O intercâmbio começa com uma imersão com a instituição, com a universidade, e depois o diretor vai in loco, para mais tarde voltar e ter o acompanhamento da implementação daquilo que ele aprendeu lá fora”, detalhou o secretário.

A iniciativa é semelhante à realizada ano passado, quando 96 professores e pedagogos da rede estadual paranaense participaram de um intercâmbio na Finlândia e no Canadá para uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior.

VALORIZAÇÃO – Os diretores aprovaram a inclusão deles no programa Ganhando o Mundo. Para Renata Jardim, diretora do Colégio Cívico-Militar Pinheiro do Paraná, em Curitiba, a inclusão valoriza o trabalho dos gestores das escolas da rede estadual. “O programa Ganhando o Mundo para os estudantes já é incrível. Para os professores e diretores agora garante um estímulo e reconhecimento para nosso trabalho. E também aumenta nossa capacidade de fazer melhorias na educação”, enfatizou

Diretor do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Campo Mourão, Wilson de Souza concorda que o Ganhando o Mundo vai estimular os gestores a melhorarem ainda mais. “Isso valoriza o profissional e estimula muito ele a crescer e a buscar conhecimento. Afinal de contas, temos que estar em constante movimento de aprendizado, porque quando aprendemos mais também ensinamos mais”, afirmou.

Leia Também:  PR-170 em Pinhão terá tráfego parcialmente liberado nesta terça-feira

GANHANDO O MUNDO – Agora contemplando os profissionais da educação, o Ganhando o Mundo iniciou como um projeto de intercâmbio internacional para estudantes da rede pública estadual do Paraná. Na primeira edição do programa, em 2022, 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes tiveram uma experiência na Nova Zelândia.

No ano passado, além do Ganhando o Mundo Professor, 40 alunos foram enviados para estudar por um semestre letivo na França. Já neste ano está acontecendo a maior edição do programa, com foco nos países de língua inglesa. Mil estudantes vão embarcar para cinco países para o intercâmbio durante este semestre. Até aqui, já foram enviados 950 alunos: 400 para o Canadá, 250 para Nova Zelândia, 250 para Austrália e 50 para Inglaterra. O próximo grupo será de 50 alunos com embarque previsto para agosto aos Estados Unidos.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; os deputados estaduais Hussein Bakri, Soldado Adriano José, Alexandre Curi, Pedro Paulo Bazana, Artagão Junior e Batatinha; o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o superintendente do Paraná Educação, Carlos Roberto Tamura; e diretores e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PR-170 em Pinhão terá tráfego parcialmente liberado nesta terça-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Adequação do sistema de energia afeta abastecimento de água em Curitiba e região

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA