NOVA AURORA

PARANÁ

Games e softwares: startups apoiadas pelo Estado inovam em educação criativa

Publicado em

Dedicadas à criação de ferramentas tecnológicas, as startups Exatamente Soluções e Ebbi Tecnologia, apoiadas pelo programa do Governo do Estado Paraná Anjo Inovador, têm desenvolvido soluções para facilitar a aplicação de conteúdos educacionais para alunos e professores, por meio de conceitos como gamificação e micro learning.

O apoio financeiro dado pelo Governo do Estado permite que elas expandam a estrutura e aprimorem os produtos. Ambas foram aprovadas no primeiro edital do programa, que tem inscrição para um novo chamamento. O Anjo Inovador é desenvolvido pela secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital e destina neste novo edital R$ 20 milhões em subsídios para startups paranaenses. 

A Exatamente Soluções, de Guarapuava, focada em gamificação e jogos, nasceu a partir de um projeto da pós-graduação de game design, quando os então colegas Danilo Sande, Luiz Eduardo Santana e Fernanda Brito decidiram criar uma forma de ajudar jovens a estudarem de forma mais lúdica.

Um dos principais projetos desenvolvido pela startup é o Nivelamento Online, um jogo que apresenta conteúdos diversos focados nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), por meio de um sistema de perguntas e respostas que inclui vídeos, dicas, missões, sistema de progressão, rankeamento e possibilidade de jogar em grupo. 

A ideia é que o jogo melhore o engajamento e o desempenho dos alunos e possibilite que professores possam customizá-lo para selecionar conteúdos específicos e criar listas de exercícios dentro da plataforma. Além da versão online, os professores podem imprimir a versão em cartas para aplicar o jogo de forma analógica.

“O objetivo é que o aluno possa explorar esse universo de conteúdos e conhecimento. Queremos colocar isso cada vez mais em instituições educacionais, não só no Paraná, como no Brasil”, comenta Danilo Sande. 

Leia Também:  Após quatro anos sem reajuste, Detran atualiza valores de taxas a partir de janeiro

O jogo está disponível de forma gratuita para ser baixado em celulares ou jogado online, em computadores. Em 2023, o Nivelamento Online teve quase 10 mil alunos utilizando a plataforma para estudar.

APOIO DO ANJO – A startup pretende usar os recursos do Paraná Anjo Inovador para aprimorar ainda mais a plataforma, com a inclusão de inteligência artificial dentro do Nivelamento Online. Isso possibilitará que os alunos façam perguntas e recebam dicas de forma automática com o uso de IA e de chatbots. Além de melhorar a plataforma, o aporte financeiro do programa permitiu que à Exatamente Soluções expandir a equipe da startup. 

Segundo Sande, o investimento do Paraná Anjo Inovador foi fundamental para continuar desenvolvendo os projetos da empresa. “Hoje contamos com três programadores, um deles contratado CLT 40 horas, o que antes não era possível. Então, o nosso nível e velocidade de desenvolvimento é maior. Sem dúvida o programa foi muito importante para expandirmos nossas atividades e chegar ao ponto de comercializar nosso produto.”

EBBI TECNOLOGIA – Criada em 2023, pelo engenheiro Heitor Villar e pela administradora Cristiane Bonkoski, a Ebbi Tecnologia, de Curitiba, criou uma plataforma de micro learning para levar mais eficiência no processo de aprendizado dos alunos. 

O software desenvolvido pela startup, o Ebbi Edu, usa a técnica de prática distribuída, apresentando os conteúdos de uma disciplina em pequenos blocos e repetindo esses conteúdos em intervalos de tempos, com o objetivo de ajudar na absorção dos temas. O nome da startup é inspirado no psicólogo Hermann Ebbinghaus, o primeiro a estudar a curva do esquecimento e criar um método para armazenar informações a longo prazo e evitar que sejam esquecidas. 

Leia Também:  Regionais do IAT promovem ações de conscientização ambiental em todo Paraná

No software, os professores podem adicionar conteúdos curtos com vídeos, fotos, áudios e flashcards com questionários sobre o assunto que estiver sendo abordado. O professor consegue definir intervalos de tempo para que esses conteúdos voltem a aparecer, permitindo ao aluno revisar a matéria. Na interface, eles têm acesso a todas as disciplinas e, dentro delas, todos os conteúdos adicionados, podendo acessar pelo próprio celular e sendo um aliado a outras plataformas estudantis. 

“A ideia é que quando o aluno estiver começando a esquecer aquele assunto, ele receba esse conteúdo novamente e faça uma revisão. E isso possibilita que não perca as conexões antigas com aquele tema, faça novas conexões e por fim, que ele mande isso para a memória de longo prazo”, explica o sócio Heitor Villar.

Atualmente, o Ebbi Edu está em fase de testes, mas o objetivo é que a plataforma seja oferecida a instituições de ensino e empresas, com um apelo maior para o ensino médio.

Com o aporte do Paraná Anjo Inovador, a empresa irá adicionar novas ferramentas dentro do software, como recursos interativos, questionários com contador de tempo, possibilidade de adicionar vídeos próprio sem a necessidade de usar links externos, além de melhorar a navegação e desenvolver manuais de uso para as instituições e profissionais que usarão a plataforma.

“A iniciativa do Anjo Inovador é muito bacana, porque é a possibilidade de selecionar empresas inovadoras que vão dar um resultado para a sociedade. E especificamente para a nossa empresa vai permitir que a gente desenvolva novas características que vão melhorar a eficiência do Ebbi Edu”, finaliza Villar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Transfusão de sangue imediata no local do acidente salvou vida de criança de 5 anos

Published

on

By

Primeira paciente pediátrica do Paraná a receber transfusão de sangue no próprio local do acidente, a menina Maria Laura Ferraz, 5 anos, vai receber alta nesta quinta-feira (26), após 14 dias internada no Hospital Universitário de Maringá, 12 deles na UTI. Ela vai reencontrar a mãe, Luciana, de 36 anos, que também ficou internada sete dias na UTI do mesmo hospital e recebeu alta na última quinta-feira (19).

Ambas voltavam de uma consulta médica da menina na cidade de Carlópolis, no dia 12 de dezembro, quando o veículo da prefeitura de Jabuti em que estavam se envolveu em um acidente grave com outro veículo na BR-153, perto de Ibaiti, que vitimou duas pessoas. Dois helicópteros, além de uma ambulância por terra, foram acionados para resgatar as vítimas. Com lesões graves no intestino, fígado e baço, Maria Laura não podia esperar: necessitava de uma transfusão de sangue imediata para ter condições de chegar ao hospital. O que foi feito na aeronave e a salvou.

“Esse equipamento de transfusão de sangue no próprio local fez toda a diferença para minha filha. Não fosse isso, minha família teria um Natal com muita tristeza, chorando a perda da nossa filha. Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha filha nasceu de volta graças a esse equipamento”, comemora o pai da menina, o gerente de supermercado Josilei Ferraz, de 40 anos.

Leia Também:  Regionais do IAT promovem ações de conscientização ambiental em todo Paraná

O resgate de Maria Laura foi feito pela equipe do doutor Maurício Lemos, coordenador médico da operação aeromédica de Maringá. Ele lembra que quando chegou ao local do acidente, o batimento cardíaco de Maria Laura estava muito acelerado pela perda de sangue na região da barriga. “Até então, eu não havia transfundido nenhuma criança no local do acidente, apenas adultos. Mas ali não tinha escolha. Ou eu fazia a transfusão de sangue, ou a menina ia morrer pela gravidade em que ela se encontrava”, ressalta o médico, que visitou Maria Laura no hospital nesta quarta-feira (25) de Natal.  “Foi emocionante visitar essa menina, porque eu a vi morrendo e agora ela está pronta para voltar para casa graças ao procedimento que fizemos naquele momento exato”, relata Lemos.

Desde que o sistema foi implantado, a base de Maringá havia realizado 42 transfusões de sangue na aeronave que opera o sistema. Nenhuma, até então, em criança. “Naquele momento, avaliei todos os critérios técnicos e ela tinha condições de passar pelo procedimento. Tanto que quando passei o sangue ela já começou a estabilizar, o que permitiu que chegássemos até o hospital onde ela foi atendida”, explica Lemos.  

A diretora estadual da Rede de Atenção às Urgências, Giovana Fratin, enfatiza que a hemotransfusão maciça – como é chamado o processo – melhora a condição do paciente até a chegada ao hospital de referência. Portanto, é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte do paciente. “São muitas ações dentro de uma estratégia de atenção à saúde, realizada pelo governo do Paraná, entre elas esse caso da hemotransfusão no pré-hospitalar”, aponta.

Leia Também:  Com PIÁ, novos aplicativos e sites reformulados, Celepar amplia ações no Paraná

SERVIÇO AEROMÉDICO – O atendimento aeromédico do Paraná é reconhecido nacionalmente. Operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência, cobre todo o estado com cinco bases estratégicas localizadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Além de atender vítimas de trauma, o serviço realiza transporte de órgãos para transplantes, sendo uma peça-chave no sistema de saúde estadual.

A base de Maringá também se destaca por ser a primeira do Paraná a empregar hemotransfusão em vítimas graves diretamente na cena de trauma.

Até novembro, o serviço aeromédico do Paraná havia atendido 3.292 pacientes no ano de 2024. Em 2023, o estado registrou um recorde histórico, com 4.003 atendimentos. Além de resgates e transferências, esses números incluem o transporte de órgãos, reforçando o papel essencial do serviço na saúde pública.

“Sob a liderança do governador Ratinho Junior, estamos alcançando marcas históricas na rede de cuidado em urgência e emergência do Paraná. Há dois anos, esse esforço nos levou a atingir a cobertura total do território paranaense pelo Samu. Esse resultado assegura um atendimento ágil e eficiente, reforçando nosso compromisso com a missão de salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA