NOVA AURORA

PARANÁ

Futebol de campo: Paraná Bom de Bola define no fim de semana os campeões de 2023

Publicado em

Mais de mil atletas, de 32 municípios paranaenses, participam neste fim de semana, em Campo Mourão, na região Centro-Oeste, do evento esportivo que encerra a edição 2023 do Paraná Bom de Bola, competição exclusiva de futebol de campo. As delegações chegam à cidade na sexta-feira (27) e as disputas da semifinal e das finais acontecem sábado e domingo (28 e 29), em quatro categorias: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e 50+ master.

Contando desde o início da edição, na fase regional, as competições reuniram mais de 8 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes de 180 municípios. Criado em 2021, o Paraná Bom de Bola faz parte dos 11 jogos oficiais promovidos anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte.

O diferencial é que esta competição trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida, que é destinado a pessoas de 50 anos ou mais. O Paraná Bom de Bola também engloba futebol feminino, promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem o evento.

Leia Também:  Em audiências no Governo do Estado, Paulo e Adão Litro reforçam solicitações para Dois Vizinhos

A edição deste ano começou com a regional, em maio, que foi disputada em 12 municípios: Campo Largo, Ibaiti, Iporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Planalto e Terra Rica.

A fase macrorregional, em julho, contou com 1.244 atletas de 58 cidades. Os municípios-sede foram São Mateus do Sul, Marilândia do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara d’Oeste.

Segundo o coordenador do Paraná Bom de Bola na Secretaria do Esporte, Marcelo Neves, a expectativa é alta em relação a esta última etapa. “Teremos jogos bem disputados, com equipes em condições técnica de brigar pelo título. São quatro equipes, quatro municípios em cada categoria que estarão lutando para levantar o caneco”, diz o coordenador.

Confira as equipes que estão na briga pelo título:

15+ Feminino: Curitiba, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Maringá

Sub-16 masculino: Campo Mourão, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu

Sub-21 masculino: Maringá, Araucária, Cornélio Procópio, Campo Mourão.

Leia Também:  Volume de milho embarcado em janeiro em Paranaguá é 161% superior ao mesmo mês de 2022

50+ masculino: Paraíso do Norte, Jardim Alegre, Itapejara D’Oeste, Fazenda Rio Grande

Programação: 

15+ FEMININO:

28/10, 08h30 – Marechal Cândido Rondon x Maringá

28/10, 09h45 – Curitiba x Toledo

29/10, 08h30 – Decisão de 3º lugar

29/10, 09h45 – Final

SUB-16 MASCULINO

28/10, 08h30 – Maringá x Foz do Iguaçu

28/10, 09h50 – Campo Mourão x Londrina

29/10, 08h30 – Decisão de 3º lugar

29/10, 09h50 – Final

SUB-21 MASCULINO: 

28/10, 14h-  Araucária x Maringá

28/10, 15h45 – Cornélio Procópio x Campo Mourão

29/10, 13h30 – Decisão de 3º lugar

29/10, 15h15 – Final

50+ MASCULINO: 

28/10, 14h – Jardim Alegre x Fazenda Rio Grande

28/10, 15h30 – Itapejara D’Oeste x Paraíso do Norte

29/10, 13h30 Decisão de 3º lugar

29/10, 15h – Final

RESULTADOS – Os documentos oficiais da fase final do Paraná Bom de Bola (boletim, programação, resultados, classificação final e notas – estão publicados no site da Secretaria de Estado do Esporte. Confira também os resultados das fases Regional e Macrorregional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Conheça as novas normas de trânsito para ciclomotores, patinetes, bicicletas e skates

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Saúde confirma mais 773 casos e uma morte por dengue no Estado

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA