NOVA AURORA

PARANÁ

Foz do Iguaçu recebe seis eventos turísticos na última semana de novembro

Publicado em

A última semana do mês de novembro promete muita agitação e grande fluxo de visitantes em Foz do Iguaçu, na região Oeste. O lar das Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas do Mundo e eleito como principal destino turístico do Brasil e América do Sul pela TripAdvisor – recebe seis eventos ligados a diferentes recortes do turismo. Parte do calendário da Secretaria Estadual do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná, as programações devem atrair mais de 30 mil pessoas, conforme dados dos organizadores.

Segundo Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, a movimentação é benéfica ao setor e consagra o turismo de negócios e eventos no Estado. “Foz do Iguaçu já recebe normalmente muitos turistas e visitantes, por conta de sua estrutura e atrativos únicos, como as Cataratas do Iguaçu. Ao fomentarmos a realização de mais programações, estamos apenas aproveitando o potencial que o município tem em diferentes recortes”, disse o secretário.

“Acontecem programações para todos os gostos, como gastronômicas, de natureza, de negócios e náutica. Todas ressaltando o potencial do município e do Paraná na recepção de turistas e na promoção de eventos do setor, responsável por gerar emprego, renda e qualidade de vida às pessoas”, acrescentou.

BOAT SHOW – A segunda edição da Foz Internacional Boat Show, grande evento ligado ao segmento de turismo náutico, acontece entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro.

Com expectativa de atrair mais de 6 mil visitantes, o evento também espera superar os número de sua primeira edição, que gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios movimentados, impactando diretamente a geração de empregos do setor.

Leia Também:  Governo repassará R$ 1,5 milhão por mês a Maringá para auxílio de custeio do Hospital da Criança

Para acompanhar o evento, mais de 200 motos aquáticas partem na quarta-feira (27) do interior de São Paulo e descem o Rio Paraná rumo a Foz do Iguaçu para acompanhar a Boat Show. Saiba mais AQUI.

GASTRONOMIA – Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Oeste), o Festival Circuito Gastronômico das Cataratas tem como objetivo celebrar e divulgar a rica gastronomia da região Oeste do Paraná. A primeira fase do festival foi realizada entre os dias 4 e 17 de novembro, nos restaurantes e bares associados, e a segunda etapa acontece de 27 a 30 de novembro no Itaipu ParqueTec, simultâneo ao Festival Iguassu Inova. A proposta é integrar gastronomia, cultura e inovação em um único ambiente durante quatro dias intensos de atividades, exaltando também as Cataratas do Iguaçu.

O Festival Porco Moura movimenta a cena gastronômica regional, exaltando a carne suína. O evento personalizado acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Black Bill Smoke House. O público vai encontrar 10 estações com as mais variadas apresentações do prato. O porco moura é uma raça suína histórica trazida ao Brasil durante o Período Colonial. Ele se destaca por sua carne marmorizada, suculenta, sabor marcante e qualidade superior. O prato tem sido cada vez mais valorizado por chefes de cozinha e charcuteiros – amantes e profissionais do preparo de carnes, que reconhecem o diferencial desse produto na gastronomia.

Leia Também:  Vagas remanescentes: UEM reabre inscrições e prazo encerra na segunda-feira

SUMMIT E OUTROS – Também na Itaipu ParqTec, de 27 a 29, acontece Summittour 5.0, um seminário sobre inovação e sustentabilidade dentro do Turismo. Reunindo entusiastas, empresas e estudantes do ramo, o evento vai apresentar mais sobre as tendências e o futuro do setor. Por meio de painéis e espaços para apresentações e rodas de conversa, o público também poderá participar de visitas técnicas em pontos turísticos emblemáticos do município.

Com apoio do órgão de promoção comercial do turismo no Estado, a reunião do CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais da Polícia Militar) acontece de 26 a 28, enquanto a Conferência Mundial e Nacional dos Maçons Regulares vai de 29 deste mês a 1º de dezembro. Ambas as programações atraem membros de todo o Brasil a Foz do Iguaçu e acontecem no Hotel Recanto das Águas.

Para o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, a atuação nestes eventos representa a oportunidade de divulgar para públicos seletos os produtos e atrativos turísticos paranaenses. “No evento dos maçons, teremos grão-mestres dos principais destinos do mundo, um nicho espetacular e muito interessante. Com a presença dos comandantes das polícias militares de 26 estados da federação e do Distrito Federal, o Paraná viverá experiências interesses nos debates de novo momento para os comandos militares. Teremos um estande para ampliar a divulgação do Estado para todas as regiões do país”, acentuou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná recebe Selo Resgata por três iniciativas com pessoas privadas de liberdade

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com assessoria do IDR-PR, empório comercializa itens da agricultura familiar em Maringá

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA