NOVA AURORA

PARANÁ

Foz do Iguaçu recebe prêmio como 5º destino mais buscado da América do Sul

Publicado em

Foz do Iguaçu recebeu nesta terça-feira (27) em Bogotá, na Colômbia, o troféu de 5º destino turístico mais procurado da América do Sul no Travellers’ Choice, da plataforma TripAdvisor. A premiação aconteceu durante o Roadshow Visit Brasil, promovido pela Embratur, que levou representantes de estados brasileiros por um giro por Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia. 

O Travellers’ Choice é concedido a quem recebe um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do site em um período de 12 meses. Dos 8 milhões de perfis, menos de 1% alcança esse marco.

A cidade que abriga uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras perdeu apenas para Cusco, no Peru; Rio de Janeiro; Gramado; e Cartagena (Colômbia). Completam o top 10 Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Quito (Equador), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

“É uma honra ter um atrativo desse porte dentro do Estado. Foz do Iguaçu é um dos cinco destinos mais buscados pelos turistas porque compreende e aposta nessa vocação, atraindo grandes investimentos públicos e privados. Isso mostra a força que o turismo paranaense tem para atrair turistas brasileiros e estrangeiros”, disse o secretário do Turismo, Marcio Nunes, que recebeu a honraria.

Leia Também:  Megaoperação da PCPR mira grupo que roubava veículos em Curitiba e RMC

PRAIAS – O evento também marcou a entrega da premiação para as Melhores Praias da América do Sul, que teve o pódio todo preenchido pelo Brasil. No Top 10, cinco são brasileiras, três da Argentina, uma da Colômbia e outra do Equador.

ROADSHOW – A agenda em Bogotá foi o último destino de cinco cidades da América Latina que a comitiva paranaense visitou na última semana apresentando o potencial turístico do Paraná. 

O Roadshow Visit Brasil foi organizado pela Embratur em países considerados estratégicos para a promoção internacional de destinos brasileiros. Essa foi a primeira vez que o Estado do Paraná participa, junto com Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís.

De acordo com a Embratur, cerca de 500 membros do trade sul-americano estiveram presentes nas ações do Roadshow Visit Brasil nas cinco cidades. A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, o País recebeu 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total. Os voos foram operados por 17 companhias aéreas distintas.

Leia Também:  Vestibular dos Povos Indígenas de 2024 recebe 628 inscrições

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar inaugura sistema de abastecimento rural de distrito de São João do Triunfo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar fará coleta de lixo em vários pontos de Morretes neste sábado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA