NOVA AURORA

PARANÁ

Fomento Paraná e Sebrae iniciam encontros regionais de agentes de crédito

Publicado em

A Fomento Paraná e o Sebrae Paraná promoveram em parceria nesta terça (22), em Cascavel, no Oeste, o primeiro de seis encontros regionais de agentes de crédito da Rede de Parceiros. Os eventos deste ano trazem como tema “A importância do planejamento na atuação do Agente de Crédito”.

Além de Cascavel serão realizados encontros em Curitiba (25/8), Maringá (29/8), Londrina (30/8), Ponta Grossa (1º/9) e Pato Branco (5/9). Cada encontro reúne agentes de crédito e correspondentes credenciados dos municípios da região, e a expectativa é a participação de mais de 300 pessoas nos seis eventos.

“Esses encontros visam aproximar a Fomento Paraná mostrando boas práticas, melhorias e novidades aos seus agentes, que diariamente levam as oportunidades de crédito aos empreendedores nos municípios”, explica o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinícius Rocha. “Nossa busca é por melhoria, para levar sempre um bom produto aos empreendedores e seguir a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, para estar sempre próximos dos municípios e proporcionar as melhores condições aos empreendedores”, acrescenta.

Leia Também:  Governador autoriza início da pavimentação entre São José dos Pinhais e Mandirituba

Os encontros regionais acontecem anualmente e são parte do processo de capacitação permanente desses profissionais, que são responsáveis por recepcionar e orientar os empreendedores em cada município nos projetos de solicitação de crédito.

Os eventos permitem a troca de experiências e boas práticas entre agentes de crédito no ambiente regional e possibilitam a construção de temáticas que serão abordadas em um encontro estadual, ainda em novembro, quando serão apresentadas e discutidas as estratégias para o ano seguinte.

Todos são profissionais vinculados às prefeituras e atuam em agências do trabalhador, salas do empreendedor ou outras estruturas especializadas criadas pelos municípios. Atualmente a Fomento Paraná conta com agentes de crédito presentes em 326 cidades, cobrindo mais de 80% do estado com pelo menos um ponto de atendimento.

“Oferecemos as consultorias para os empreendedores e ainda temos alguns fundos de aval em algumas linhas. É um trabalho complementar, que beneficia diretamente os paranaenses. Falamos muito sobre divulgar os projetos e programas para a população e os agentes são essenciais nessa tarefa”, diz o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni.

Leia Também:  Começam as aulas de pré-vestibular que conta com apoio do Fundo da Infância e Adolescência

Ainda durante o encontro, foi apresentado o Programa Mais Finanças, que visa articular e disponibilizar soluções que possibilitem aos pequenos negócios o acesso consistente aos serviços financeiros. Serão três frentes de atuação: educação e orientação financeira; articulação institucional; e renegociação financeira.

Para isso, os agentes de crédito terão uma programação específica, com encontros regionais e estaduais; atendimentos específicos; oficinas, palestras e workshops; e soluções de educação e orientação.

Agenda de encontros regionais de agentes de crédito – 2023

25 de agosto – Curitiba – Regional Leste

29 de agosto – Maringá – Regional Noroeste

30 de agosto – Londrina – Regional Norte

1º de setembro – Ponta Grossa – Regional Centro5 de setembro – Pato Branco – Regional Sudoeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

Leia Também:  Secretaria da Saúde reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu para fortalecer o SUS

VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

Leia Também:  Com recorde de participantes em estande, Paraná atrai turistas e negócios em feira no Paraguai

Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA