NOVA AURORA

PARANÁ

Festival paralímpico da UEM reunirá mais de 1.200 pessoas no câmpus de Ivaiporã

Publicado em

Mais de 1.200 pessoas participarão nesta quarta-feira (25) da 8ª edição do Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O festival, que acontece no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, é considerado o maior do Brasil neste formato e celebra a inclusão e a acessibilidade ao esporte paralímpico.

Está confirmada a participação de 41 instituições (escolas de educação especial, escolas de ensino regular com alunos com deficiências e associações de esportes para PcD) de 34 municípios do Paraná, somando 887 alunos/atletas com deficiências, 152 professores e acompanhantes das escolas, 120 acadêmicos, professores e servidores da UEM e 100 voluntários. A competição ocorrerá no Estádio Manoel Fernandes Silva, Complexo UEM, conhecido como Sapecadão, a partir das 8h30, após a cerimônia de abertura.

O festival é organizado pelos acadêmicos e professores do curso de graduação em Educação Física da UEM em Ivaiporã, que congrega os conhecimentos construídos em diversas disciplinas do currículo, entre as quais Atletismo, Esportes para pessoas com deficiências, Educação Física para pessoas com deficiência e inclusão, Organização e Gestão de eventos.

Leia Também:  Agências do Trabalhador do Paraná iniciam a semana com 20,7 mil vagas

As modalidades de atletismo, com diferentes provas de campo, são divididas em categorias, de acordo com o grau de deficiência e a idade, com o objetivo de garantir uma competição justa e inclusiva.

Idealizado pelo professor Ricardo Carminato, o evento teve a 1ª edição realizada em 2014, reunindo aproximadamente 100 pessoas. O Festival é conta com inúmeros parceiros e patrocinadores. Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no Instagram: @festivalparalimpico_dmo.

Programação

7h às 8h30min – Café da manhã

8h30 – Cerimônia de abertura

9h – Início das provas de atletismo e tênis de mesa

11h30 – começará a ser servido o almoço

13h30 – continuação das provas

15h30 – Cerimônia de premiação e encerramento – todos os participantes receberão medalhas, brindes e um kit lanche

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio Estado, Copa Mundo do Futsal Sub-21 acontece a partir do dia 20 em Paranaguá

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com recursos de R$ 419,9 mil do Estado, Cambará ganha Casa do Mel

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA