NOVA AURORA

PARANÁ

Festival das Águas atrai veranistas e movimenta o turismo em Antonina

Publicado em

Muito sol e temperatura na casa dos 30ºC. Foi nesse clima que começou nesta sexta-feira (27) o Festival das Águas, em Antonina, no Litoral. A competição, que segue até domingo, conta com várias modalidades de esportes náuticos, como Caiaque Polo, Seasider Cross e Maratona, atraindo veranistas e a comunidade local.

O evento faz parte da programação do Verão Maior Paraná e dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN), promovidos pelo Governo do Estado.

Realizado na Ponta da Pita, o público pode acompanhar nesta sexta as provas de Caiaque Polo, nas categorias pelo masculino: infantil, sub 14, júnior e sênior; e pelo feminino: sub 12 e júnior. Ao longo do fim de semana, devem passar pelas águas de Antonina cerca de 300 atletas de várias regiões do Paraná, de cidades como Foz do Iguaçu, Tibagi e Tomazina.

O atleta da Seleção Brasileira de Caiaque Polo, Vitor Barcelos, de 17 anos, veio de Tomazina, no Norte Pioneiro, e já tem no currículo o título de campeão de slalom cross. Ele conta que os Jogos de Aventura e Natureza foram um dos primeiros que ele disputou.

“Está muito massa, bem organizado, show de bola”, conta. Além de competir pela categoria sênior no JAN, ele também auxilia na arbitragem das outras categorias.

Leia Também:  Prato Cheio 2025: nova pesquisa busca percepção dos alunos sobre a alimentação das escolas

Denise Baiana, moradora de Antonina há 58 anos, veio com as duas irmãs e a mãe para assistir o início das competições do Festival das Águas. “Nós passamos por aqui na quinta e já estava bem movimentado, cheio de turistas, então viemos cedinho para acompanhar”, conta Denise.

“Está sendo maravilhoso, com muita coisa acontecendo aqui. Tudo que tem em Antonina nós estamos acompanhando”, reforça sua irmã, Fátima.

Segundo o presidente da Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan), Argos Gonçalves Dias Rodrigues, o apoio do Estado tem sido fundamental para a realização de competições esportivas. “O Governo do Paraná está de parabéns com relação às modalidades esportivas. Esse trabalho, como os Jogos de Aventura e Natureza, são de fundamental importância para o nosso esporte”, destaca Rodrigues. “A canoagem teve uma sobrevida graças ao apoio do Estado, e tem sido assim desde 2019”.

“A gente tem uma baía linda e que é pouco explorada pelos esportes náuticos, e trazer essas modalidades aqui para Antonina é muito importante. Movimenta o turismo, a economia e todo o comércio local”, afirma o coordenador de Esportes de Antonina, Jackson Ribeiro Goulart. “Esperamos continuar com essa parceria com o Governo do Estado para as próximas temporadas”.

Leia Também:  Complexos Sociais da Polícia Penal do Paraná recebem 93 novos residentes

DIFERENTES FRENTES – Paulo Cardoso da Silva, da Secretaria de Estado do Esporte, ressalta que o JAN atua em diferentes frentes. “Nós temos o turismo, a integração de diversas cidades do Paraná participando desses eventos, e o mais importante, que é a prática de esportes. Os nossos jovens, adultos, a terceira idade, todos se exercitando por meio dos programas da Secretaria. O Governo do Estado tem incentivado muito a prática esportiva em todo o Paraná”, explica. “O Verão Maior Paraná tem sido um sucesso”.

Para realização da competição nas águas de Antonina, o Governo do Estado auxiliou no alojamento e alimentação dos atletas, pagamento de diárias para árbitros e coordenadores e troféus e medalhas para os participantes. O evento é realizado em parceria com a Fepacan e com o Grupo Escoteiro do Mar de Antonina, além do apoio da Prefeitura de Antonina.

FESTIVAL DAS ÁGUAS

O evento faz parte da programação do Verão Maior Paraná e dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN), promovidos pelo Governo do Estado. Foto: Albari Rosa/AEN

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – O projeto foi criado em 2019 visando unir a prática esportiva, o turismo e a natureza com a realização de eventos em todos os cantos do Paraná. Pioneiro no Brasil, além dos benefícios esportivos, a economia local também é fortalecida. Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte.

Mais de 150 mil atletas já participaram das mais variadas competições desde 2019. Todas as modalidades foram chanceladas pelas respectivas federações esportivas, que aderiram a proposta do Governo do Estado e passaram a integrar o calendário oficial dos jogos. Em 2022, a iniciativa recebeu o prêmio nacional Top Inovation da Uninter, na categoria Desporto.

PROGRAMAÇÃO NAS PRAIAS – Além do Festival das Águas, diversas atividades culturais e esportivas estão programadas para este final de semana. Em Matinhos, nesta sexta tem o show da dupla Fernando & Sorocaba, às 20 horas, com entrada gratuita; o Circo na Praça e o início do Campeonato de Vôlei de Praia. No sábado tem exposição da Polícia Militar das 16 às 20 horas. A programação do dia encerra com show de Dell Cavalini e Pedro Paulo e Alex.

Em Pontal do Paraná, continuam as sessões do Cinema na Praia, passando cada dia por um balneário diferente, e show de Dell Cavalini e Quinteto S.A. na sexta-feira a noite. Já no sábado tem show do grupo Sambô. Há ainda atrações em Guaratuba, com a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Bodyboarding 2023 começando no sábado, e em Paranaguá, com Futebol das Estrelas no sábado e corrida de rua no domingo.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site www.verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Prato Cheio 2025: nova pesquisa busca percepção dos alunos sobre a alimentação das escolas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com cursos na Finlândia e Canadá, Governo lança Ganhando o Mundo para professores

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA