NOVA AURORA

PARANÁ

Fernando & Sorocaba, Pedro Paulo & Alex e Sambô animam final de semana no Litoral do Paraná

Publicado em

O final de semana está recheado de atrações para moradores e veranistas em férias no litoral paranaense. Os shows gratuitos do Verão Maior Paraná, que estão agitando as areias desde janeiro, reúnem neste final de semana Fernando & Sorocaba, Dell Cavalini, Pedro Paulo & Alex, Quinteto S.A. e Sambô, mistura de hits para todos os gostos em Matinhos e Pontal do Paraná.

Iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Renault do Brasil, os shows apresentam grandes nomes da música nacional, reunindo uma plateia gigantesca formada por pessoas de todas as idades. A programação começa às 20 horas no palco, com animação e recreação. A programação completa do Verão Maior Paraná está no site www.verao.pr.gov.br.

Já passaram pelos palcos nomes como Leonardo, Eduardo Costa, César Menotti & Fabiano e ainda estão programados mais dois finais de semana de apresentações musicais, encerrando uma temporada que certamente ficará na memória do público. Guilherme & Santiago, Ara Ketu, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo ainda vão fazer a alegria dos veranistas.

Leia Também:  Calendário do IPVA 2023 das placas com final 5 e 6 vence na segunda-feira

MATINHOS – A programação de Matinhos abre com “Bala de Prata”. Fernando & Sorocaba, uma das duplas mais conhecidas do sertanejo nacional, levam a Caiobá nesta sexta-feira (27) os sucessos que embalam festas, formaturas, casamentos e os melhores encontros dos brasileiros. 

No sábado quem comanda a festa é o mix de Dell Cavalini e Quinteto S.A.. O primeiro é uma revelação recente da música sertaneja, arrastando milhares de fãs por onde passa, e o conjunto musical de samba raiz, pagode dos anos 90 e MPB promete levar muita dança para quem está com os pés na areia.

PONTAL DO PARANÁ – Em Pontal do Paraná a apresentação deste sábado reúne Dell Cavalini e Pedro Paulo & Alex, que fazem sucesso há bastante tempo na estrada. Entre os hits da segunda dupla estão “Fama de Pegador”, “Tá Calor, Tá Calor”, “Açúcar em Mim”, “Do Nada” e “República Pingaiada”.

No sábado, a formação do Sambô, banda que mistura o samba com diversos outros estilos musicais, como o rock e o pop, vai fazer de Pontal do Paraná uma grande arena de “rock-samba”. O grupo se tornou conhecido inicialmente por interpretar versões covers de artistas nacionais e internacionais com instrumentos típicos de uma roda tipicamente brasileira.

Leia Também:  Goiás bate Sport e é o primeiro semifinalista da Copa São Paulo

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Serviço:

Sexta-feira, a partir das 20 horas

Fernando & Sorocaba (Palco Matinhos – Avenida Atlântica)

Dell Cavalini e Quinteto S.A. (Palco Pontal do Paraná – Centro de Eventos, Av. Sete de Setembro) 

Sábado, a partir das 20 horas  

Dell Cavalini e Pedro Paulo & Alex (Palco Matinhos)

Sambô (Palco Pontal do Paraná)

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Experiências do Paraná em saúde digital foram tema de encontro do Sul e Sudeste

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  São Paulo vence o Internacional por 2 a 0 Pelo Brasileirão

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA