NOVA AURORA

PARANÁ

Férias escolares: Festival de Bonecos oferece diversão com programação gratuita

Publicado em

Ótima opção para as férias da criançada, a 23ª edição do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos segue até domingo (16), em Curitiba e em oito municípios da Região Metropolitana. São 54 atrações, todas gratuitas, abrangendo Teatro de Marionetes, Formas Animadas, Fantoches e Teatro de Sombras, algumas com acessibilidade de conteúdo (audiodescrição e Libras).

“Trazemos essa programação bem na época das férias escolares justamente para trazer as crianças que estão em casa para o teatro, que as acolhe com amor. E todas as sessões têm ficado lotadas, e estamos muito felizes com esse retorno da plateia”, destacou o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes, ao fim de uma das sessões que lotou o Salão de Exposições do Guaíra.

Em Curitiba, as apresentações ocorrem em espaços do Teatro Guaíra, onde um boneco gigante todo colorido dá as boas-vindas e ainda há um cenário para fotos no Hospital Pequeno Príncipe e na Biblioteca Pública do Paraná. Confira AQUI a programação completa.

Leia Também:  Programa Nota Paraná já destinou mais de R$ 342 milhões a entidades sociais

Toda a programação é oferecida de forma gratuita ao público, sem necessidade de ingressos. Mas é preciso chegar com antecedência. “Pedimos que os adultos responsáveis se organizem para chegar uma hora antes da apresentação começar para garantir o lugar e se acomodar bem”, reforça Lopes.

FESTIVAL – Organizado desde 1991, o festival engloba todas as vertentes da arte milenar, com múltiplas apresentações. O evento já faz parte do calendário cultural do Paraná e ficou suspenso durante a pandemia. Neste ano de retomada, 25 companhias paranaenses selecionadas vão se apresentar, além de duas convidadas, de Santa Catarina e da Paraíba.

O projeto é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, com apoio do Café do Teatro, da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos e da Galvão Locações o patrocínio é da DUAL, do BRDE, da Coamo, do Grupo Bianchi, da Westaflex e da Linde Vidros; com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Leia Também:  Com saída de Faustão da Band, Otaviano Costa deve assumir programa: ‘Visitou’

Serviço:

23º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos

Apresentações: até 16 de julho

Ingressos: Entrada gratuita

Classificação: Livre

Programação do Festival Espetacular de Bonecos: https://www.teatroguaira.pr.gov.br/Evento/Festival-de-Teatro-de-Bonecos-2023

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com atracação de porta-contêiner chinês, Paranaguá estreia nova rota marítima

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Apoio do Governo do Estado na geração de energia renovável no campo vira case internacional

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA