Duas grandes competições do Paraná não interromperam o calendário por conta do feriado de 7 de setembro. O final de semana da Independência contou com partidas da fase Regional 2 dos Jogos Escolares Bom de Bola em 15 municípios e com os Jogos Abertos Master, em Foz do Iguaçu.
Os JEPS Bom de Bola finalizaram neste final de semana a fase classificatória da chamada Regional 2 em Marilândia do Sul, Fazenda Rio Grande, Brasilândia do Sul, Catanduvas, Leópolis, Ampére, Itaipulândia, Guarapuava, Pinhalão, Nossa Senhora das Graças, Itaguajé, Itapejara do Oeste, Carambeí, Ventania e Nova Santa Rosa. A competição contou com a participação de 9.096 alunos-atletas de 283 escolas. Eles representaram 172 municípios.
As disputas aconteceram em duas categorias: de 12 a 14 anos (Ensino Fundamental) e 15 a 17 anos (Ensino Médio), ambas no masculino e feminino. Os resultados estão AQUI (basta acessar as pastas). Em Fazenda Rio Grande, por exemplo, os campeões foram São José dos Pinhais (15 a 17, feminino e masculino), Piên (12 a 14, feminino) e Fazenda Rio Grande (12 a 14, masculino). Em Leópolis, Bandeirantes, Santa Mariana e Cornélio Procópio ficaram com os títulos. Em Pinhalão, os destaques foram os times de Jaboti, Ibaiti e Japira.
Entre os dias 12 e 15 de setembro, Curitiba recebe os JEPS Bom de Bola. Ao todo serão 466 atletas de 15 escolas da cidade. Depois dessa etapa, todos os times classificados nas fases regionais disputam a fase macrorregional, que acontece entre os dias 21 e 29 de setembro nos municípios de Campina Grande do Sul, Rebouças, Planalto, Terra Roxa, Goioerê, Jardim Olinda, Jardim Alegre e Salto do Itararé.
Segundo a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, a ajuda de professores e alunos tem auxiliado a competição. “Isso resultou no aumento expressivo no número de participantes do JEPS Bom de Bola. Foram várias partidas, muita emoção, mesmo com muita chuva, mas conseguimos finalizar com muito sucesso essa fase. Em breve vamos iniciar as fases macrorregionais, com promessa de jogos ainda mais apertados”, afirmou.
Jogos de futebol (masculino e feminino) movimentaram diversos municípios, mesmo com chuva. Foto: Secretaria de Estado do Esporte
JOGOS ABERTOS MASTER – Foz do Iguaçu recebeu a fase estadual da 3ª edição dos Jogos Abertos Master, competição que tem como foco fortalecer a prática esportiva competitiva para pessoas entre 35 e 55 anos. As disputas aconteceram entre os dias 6 e 10 de setembro, em cinco modalidades coletivas (basquete, voleibol, futsal, handebol e vôlei de praia). Os JAPS Master contaram com a participação de 81 equipes de 28 municípios, totalizando 996 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes.
No basquete masculino, destaque para Londrina e Almirante Tamandaré. No handebol, os campeões foram os atletas de Marechal Cândido Rondon. O título do futsal ficou com a equipe da casa e no voleibol feminino Campo Mourão e Maringá ficam em primeiro em seus grupos. Os resultados completos estão AQUI (basta acessar as pastas).
Para o coordenador dos Jogos Aberto do Paraná, Richarde Cesar Salvador, a competição foi muito bem recebida pelos participantes. “Foram quase mil pessoas sendo atendidas de maneira exemplar em um grande evento. Ficamos muito satisfeitos com os relatos positivos dos atletas e técnicos que participaram da competição”, afirmou. “A Prefeitura de Foz do Iguaçu ajudou muito, com estrutura excelente para todas as modalidades, o que ajuda a elevar o nível do nosso esporte”.
As próximas etapas dos JAPS Master acontecem em conjunto com a fase final dos Jogos da Juventude e dos Jogos Abertos do Paraná. A modalidade de atletismo acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, em Londrina, e a modalidade de natação acontece de 10 a 12 de outubro, no município de Pato Branco.
REALIZAÇÃO – Os jogos são organizados pelo Governo do Paraná, via Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Núcleos Regionais de Educação (NRE) e Escritórios Regionais do Esporte (EREs), com apoio das prefeituras municipais e Federação Paranaense do Desporto Escolar.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade