NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras regionais, shows e eventos de esportes movimentam o turismo do Paraná em junho

Publicado em

O mês de junho tem diversos eventos para movimentar o turismo e aquecer a economia de diversas regiões do Paraná. Danças, shows e festas juninas estão entre os destaques do Calendário de Eventos do Estado, divulgado pela Secretaria estadual do Turismo (Setu). No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (08), e que se prolonga na sexta-feira (09), tem a 24ª Fest’Ouro, em Ouro Verde do Oeste, e o Antonina Blues Festival, que vai até domingo (11). Em Santo Inácio, a dica é a Feira de Malhas, Fios e Couros, que também acontece até domingo.

Na sexta-feira, em Foz do Iguaçu, começa a Fartal 2023. A festa de aniversário da cidade é esperada todos os anos pela população e região. A atração reúne shows, artesanato e comidas típicas da região e de algumas das mais de 90 etnias da tríplice fronteira. Voltando os olhos para as outras regiões, ainda na sexta tem o Rodeio de Laço Comprido, em Cidade Gaúcha, e a Festa Nacional da Ponkan, em Cerro Azul.

Quem vai ficar ou está chegando à capital paranaense ainda pode aproveitar o Rainbow Party: Valentine’s Day, festas juninas ou assistir aos shows do Titãs e Anavitória. A dupla se apresenta em Curitiba no dia 12. A Capital ainda reúne a Mostra Paranaense de Dança e apresentações de Danilo Gentili e MC Carol. 

Leia Também:  Com duas áreas portuárias prestes a serem leiloadas, Paraná deve ter investimentos de R$ 1,2 bilhão

Para aqueles que gostam de adrenalina, o mês é marcado pelo Rally da Natureza – 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade, em Tunas do Paraná. A competição começa às 7h e encerra às 18h no sábado, dia 10.

Ainda em junho, é possível se conectar ou fazer bons negócios no BaconDay Maringá e na Jornada ESG na Mineração – Foco para uma Gestão Inteligente. Dia 16 tem a Festa do Padroeiro da Cidade – Sagrado Coração de Jesus, em Brasilândia do Sul, e a 18º Etapa do 7º Circuito Regional de Cicloturismo de Santa Helena acontece no dia 18.

Seguindo o calendário de aniversários municipais está Paranaguá, que completa 375 anos. Nas comemorações, tem a l Festa Junina da cidade – Fejupa, dia 21, e a 1ª Festa Nacional da Tainha, que chega com essa rotulação, juntamente com a 35ª edição local e 12ª regional. O evento será no dia 23 e acontece junto com 43ª Festa do Pescador, no Centro Histórico.

É só dar uma olhadinha no calendário de eventos que tem diversão para todos os gostos.

Leia Também:  MON promove oficina de escrita criativa inspirada na mostra do artista Alex Flemming

ENCONTRO DE GESTORES – O Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2023 é promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná e será realizado no dia 12 de junho, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Este é o segundo evento do gênero promovido pelo Governo do Estado. O primeiro foi em 2019.

Neste ano, o encontro abordará os temas sustentabilidade, inovação e união. Sensibilizar os gestores de turismo das prefeituras para a importância da atividade na economia dos municípios; mobilizar os profissionais que atuam no planejamento, organização, qualificação e promoção; e criar conexões e sintonia entre todas as 19 regiões turísticas. Estes são os principais objetivos do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de junho por este link.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Meia Maratona de Curitiba provoca desvio de 42 linhas de ônibus no domingo

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo lança canal no Telegram como mais uma fonte de informações seguras

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA