NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras regionais, shows e eventos de esportes movimentam o turismo do Paraná em junho

Publicado em

O mês de junho tem diversos eventos para movimentar o turismo e aquecer a economia de diversas regiões do Paraná. Danças, shows e festas juninas estão entre os destaques do Calendário de Eventos do Estado, divulgado pela Secretaria estadual do Turismo (Setu). No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (08), e que se prolonga na sexta-feira (09), tem a 24ª Fest’Ouro, em Ouro Verde do Oeste, e o Antonina Blues Festival, que vai até domingo (11). Em Santo Inácio, a dica é a Feira de Malhas, Fios e Couros, que também acontece até domingo.

Na sexta-feira, em Foz do Iguaçu, começa a Fartal 2023. A festa de aniversário da cidade é esperada todos os anos pela população e região. A atração reúne shows, artesanato e comidas típicas da região e de algumas das mais de 90 etnias da tríplice fronteira. Voltando os olhos para as outras regiões, ainda na sexta tem o Rodeio de Laço Comprido, em Cidade Gaúcha, e a Festa Nacional da Ponkan, em Cerro Azul.

Quem vai ficar ou está chegando à capital paranaense ainda pode aproveitar o Rainbow Party: Valentine’s Day, festas juninas ou assistir aos shows do Titãs e Anavitória. A dupla se apresenta em Curitiba no dia 12. A Capital ainda reúne a Mostra Paranaense de Dança e apresentações de Danilo Gentili e MC Carol. 

Leia Também:  Copel informa que vertedouros das barragens estão abertos, sob orientação do ONS

Para aqueles que gostam de adrenalina, o mês é marcado pelo Rally da Natureza – 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade, em Tunas do Paraná. A competição começa às 7h e encerra às 18h no sábado, dia 10.

Ainda em junho, é possível se conectar ou fazer bons negócios no BaconDay Maringá e na Jornada ESG na Mineração – Foco para uma Gestão Inteligente. Dia 16 tem a Festa do Padroeiro da Cidade – Sagrado Coração de Jesus, em Brasilândia do Sul, e a 18º Etapa do 7º Circuito Regional de Cicloturismo de Santa Helena acontece no dia 18.

Seguindo o calendário de aniversários municipais está Paranaguá, que completa 375 anos. Nas comemorações, tem a l Festa Junina da cidade – Fejupa, dia 21, e a 1ª Festa Nacional da Tainha, que chega com essa rotulação, juntamente com a 35ª edição local e 12ª regional. O evento será no dia 23 e acontece junto com 43ª Festa do Pescador, no Centro Histórico.

É só dar uma olhadinha no calendário de eventos que tem diversão para todos os gostos.

Leia Também:  Detran-PR faz ações educativas para reduzir acidentes e valorizar motociclistas

ENCONTRO DE GESTORES – O Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2023 é promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná e será realizado no dia 12 de junho, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Este é o segundo evento do gênero promovido pelo Governo do Estado. O primeiro foi em 2019.

Neste ano, o encontro abordará os temas sustentabilidade, inovação e união. Sensibilizar os gestores de turismo das prefeituras para a importância da atividade na economia dos municípios; mobilizar os profissionais que atuam no planejamento, organização, qualificação e promoção; e criar conexões e sintonia entre todas as 19 regiões turísticas. Estes são os principais objetivos do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de junho por este link.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Inscrições para participar do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa vão até 10 de maio

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Comunidade científica debate diretrizes para a Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA