NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras do agro são oportunidade para aprimorar tecnologia no campo, diz secretário

Publicado em

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou nesta sexta-feira (29) a importância de feiras agropecuárias, que estão se ampliando pelo Estado, como oportunidade para aprimorar a tecnologia nas propriedades. Ele participou da abertura do 3° Encontro de Produtores e Feira Agropecuária de Cândido de Abreu, na região Central do Paraná. A realização do evento foi interrompida em 2019 devido à pandemia, e foi retomada neste ano.

“É um evento importante para a cidade, para os agricultores, para entrosar quem está expondo, quem fornece soluções para a agricultura, genética, sementes, fertilizantes, máquinas, implementos, equipamentos para os produtores rurais que têm a tarefa de fazer bem-feito, com qualidade, conhecimento, inovação e ciência”, acentuou Ortigara.

Segundo ele, o contato cria vínculos mais estreitos entre os diversos elos da cadeia. “Podemos pensar um pouco maior para continuar o processo de qualificação, de fortalecimento dessa grande vocação do Paraná que é ser bom no que faz e com perspectiva de melhorar cada vez mais”, disse.

CUSTO DE PRODUÇÃO – Ele convocou os produtores rurais a buscar cada vez mais a redução nos custos de produção, ao afirmar que os agricultores não formam preço, e por isso devem combinar tanto quanto possível os custos no conjunto de investimentos para tirar aquilo que os torna menos eficientes. “Ainda que os preços tenham caído, temos de nos orgulhar por gerar riqueza, por gerarmos oportunidades nesse principal negócio do nosso Estado e do nosso País. Valorizar isso é inteligente”.

Leia Também:  Empresa italiana de alta tecnologia inaugura em Curitiba seu primeiro escritório no Brasil

O município de Cândido de Abreu garantiu R$ 550 milhões em Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) em 2022. “Há alguns anos, aqui não tinha desempenho bom e hoje temos orgulho do tipo de agricultura que é feita, houve avanço e vamos ainda mais longe”, afirmou o secretário.

O prefeito Renan Romanichen também destacou a importância da agropecuária no movimento econômico. “Por isso precisamos fazer ações que mostrem que a agropecuária é primordial, reservar um dia para trocar conhecimentos e dialogar com as pessoas”, disse. Além da exposição, haverá uma série de palestras na feira.

O Encontro de Produtores e Feira Agropecuária, que tem como tema O Encontro de Quem Produz, termina neste sábado (30) com a entrega de prêmios para os melhores produtores de maracujá, morango, tomate e casulo de seda, e para o campeão do torneio leiteiro.

Além de percorrer a feira e fazer uma palestra para os participantes, Norberto Ortigara se reuniu com a diretoria da Copercandi, uma cooperativa da agricultura familiar que congrega 330 famílias, e visitou o Laticinio Dau, o primeiro no Estado a participar do Programa Leite das Crianças, em 2003. Também foi entregue um trator do Programa Trator Solidário para o município.

Leia Também:  Com RenovaPR, implantação de sistemas de energia limpa no campo dá um salto no Paraná

O secretário aproveitou a viagem para vistoriar a pavimentação da estrada que liga os distritos de Fazendinha e Barreiro, no município vizinho de Reserva. Serão 6,5 quilômetros de pavimentação com investimentos de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. No mesmo município, esteve no Centro de  Eventos de Reserva, que abriga a 8° Festa do Produtor Rural a partir desta sexta-feira, estendendo-se até domingo (01).

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade de abertura da feira o chefe do Núcleo Regional da Seab em Pitanga, José Guilherme Camilo; a chefe do Núcleo de Ivaiporã, Vitória Holzmann; a gerente regional do IDR-Paraná, Alini Machado; e os prefeitos de Manoel Ribas, José Carlos Corona; de Mato Rico, Edelir Ribeiro da Silva; e de Rio Branco do Ivaí, Pedro Tabord;, e o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo confirma Comandante-Geral da PMPR como novo secretário de Segurança Pública

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Moody´s eleva a nota de crédito do BRDE com perspectiva estável

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA