NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras da agricultura familiar e do artesanato prometem atrair visitantes ao Show Rural

Publicado em

Dois dos grandes destaques do Show Rural são a Feira da Agricultura Familiar e a Feira de Artesanato, espaços democráticos e que levam pequenos comerciantes para o centro do evento para negociar seus produtos. Elas contam com organização conjunta entre IDR-Paraná, Coopavel, Federação dos Trabalhadores Rurais Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná. As duas acontecem de 4 a 9 de fevereiro.

O Pavilhão da Agricultura Familiar Rural de 450 metros quadrados vai receber 42 empreendimentos familiares, procedentes de 23 municípios paranaenses, em 2024. Entre os produtos disponíveis estarão embutidos, defumados, queijos, iogurtes, pães, cucas e biscoitos, doces, geleias, mel, derivados da cana-de-açúcar (como as rapaduras), vinhos, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, licores, cafés, entre outros.

O pavilhão é passagem obrigatória dos visitantes e um dos espaços mais prestigiados do Show Rural. O espaço mostra que é possível o pequeno produtor empreender, industrializar e agregar valor ao que produz.

Além da exposição, uma equipe do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA vai ajudar pequenas agroindústrias interessadas em aderir ao Selo Nacional da Agricultura Familiar.

Leia Também:  Saúde esclarece sobre os tipos de hepatites virais e reforça a importância da prevenção

Já a Feira de Artesanato é um espaço exclusivo para exposição e comercialização de artesanatos produzidos na região. São 26 expositores. Participam desta edição associações e cooperativas, grupos de artesãos vinculados a programas sociais municipais e nove artesãos individuais rurais, abrangendo todos os municípios da região. 

O destaque deste ano será um setor com peças produzidas pelos povos indígenas de três municípios da região Oeste.

Todas as peças serão organizadas por setores: cama, mesa e banho, infantil, artigos em madeira, decoração e diversos. São opções para utilidade doméstica, decoração de casa ou até mesmo opções para presente. Tapetes, bolsas, bonecas, chinelos, toalhas, almofadas, bandejas, placas decorativas, cuias e velas aromáticas são algumas das opções.

SHOW RURAL – O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento. Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.

Leia Também:  Agenda cultural: exposições, Magal e Audiovisualidades são destaques da semana

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Após liberação da BR-277, movimentação de caminhões é retomada no Porto de Paranaguá

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Força-tarefa: Corpo de Bombeiros atende famílias atingidas pelas chuvas no Litoral

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA