NOVA AURORA

PARANÁ

Feira de Artesanato é uma das atrações do Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Publicado em

Os participantes do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontece de 8 a 10 abril (terça a quinta-feira), em Foz do Iguaçu (Oeste), terão a oportunidade de conhecer e levar para casa produtos artesanais produzidos por empreendedores do município e região. A Feira de Artesanato e Souvenir será nos dias 9 e 10, das 8h30 às 12h, na área externa da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab.  

A mostra é resultado da parceria do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná e da Secretaria Turismo do Paraná (SETU-PR), Sebrae- PR e Fecomércio PR, com apoio da Mesquita e das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs).

Estão inscritos 50 artesãos e empreendedores de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Dois Vizinhos. Eles levarão para a feira artigos religiosos e peças artesanais que simbolizam o turismo do Paraná.

“A feira não é somente voltada a artigos religiosos, é um espaço para que os empreendedores possam divulgar seus produtos, suas peças, principalmente aqueles que trabalham com souvenirs e artesanatos que tenham relevância turística e representam a fauna, a flora, a cultura e as riquezas do Estado”, explicou a gestora de Projetos em Turismo do Sebrae/PR, Maísa Silvestre.

Leia Também:  Concessionárias iniciam operação nas rodovias dos lotes 1 e 2 do Paraná

FÓRUM – O Fórum de Turismo Religioso contará com uma extensa programação, incluindo palestras, rodadas de negócio, visitas guiadas a instituições religiosas, além do show de encerramento com a Banda Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A.

Para acompanhar a programação, que ocorre na Mesquita e na Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, a inscrição prévia é necessária, bem como para as visitas guiadas. Já para o show, não há necessidade de inscrição, apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao projeto Sesc Mesa Brasil.

A proposta do encontro é trabalhar o crescimento e o fortalecimento do turismo religioso no Paraná e, nesta edição, o objetivo é também promover troca internacional de experiências, já que ocorre em região de fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina. O fórum reunirá líderes religiosos, empresários e profissionais ligados ao setor, além de agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes expressões.

Leia Também:  Pavimentação da malha urbana transforma a vida nas cidades, destacam prefeitos

“O fórum é um evento completo, com programação desde palestras e debates, até rodadas de negócios e apresentação de produtos. Isso representa o quanto o Paraná tem a oferecer neste segmento do turismo religioso e é o que, a cada ano, queremos mostrar para outros Estados e países, visando a atração de turistas”, destacou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O evento é uma organização do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná e da Secretaria Turismo do Paraná (SETU-PR) com apoio da Mesquita Omar Ibn Al Khattab, da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Fundo Iguaçu.

A programação completa e o formulário para inscrição podem ser acessados AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025

Published

on

By

A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.

O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.

Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.

“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.

Leia Também:  DER/PR define vencedor de licitação para conservação de 49,7 km de vias rurais no Sul do Estado

Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).

Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).

Leia Também:  Obra de modernização da ETA Iguaçu afetará abastecimento de água em Curitiba e São José dos Pinhais na segunda

MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.

No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.

Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA