NOVA AURORA

PARANÁ

Fazenda do Paraná realiza primeira movimentação orçamentária com novo sistema

Publicado em

A Secretaria da Fazenda realizou nesta segunda-feira (15) a abertura da execução do exercício orçamentário do Estado para 2024 pelo novo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). O início do exercício também foi marcado por uma reunião on-line com mais de 500 participantes, na qual os núcleos fazendários de todos os órgãos, secretarias e autarquias puderam tirar dúvidas, alinhar procedimentos e receber orientações.

A diretora-geral da Fazenda Estadual, Marcia do Valle, aprovou o primeiro empenho neste início da operação do sistema em todo o Estado, uma alocação de despesas referente a encargos gerais da folha de pagamentos e a despesas operacionais da pasta e da Receita Estadual do Paraná.

“O futuro financeiro do Estado se molda com base nessas inovações, promovendo uma gestão mais ágil e alinhada com as demandas contemporâneas. Dessa maneira, a iniciativa reflete nosso comprometimento em modernizar e otimizar as práticas financeiras, que visam sempre à eficiência e à transparência na condução dos recursos públicos”, destaca a diretora.

Leia Também:  Governador defende resolução imediata para pôr fim à invasão de terras na região Oeste

No período que antecedeu a abertura do orçamento, foram efetuados ajustes finos no sistema. Na última quarta-feira (10), departamentos internos da Fazenda e o núcleo fazendário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) já começaram a usar o Siafic para realizar operações na plataforma. Por meio delas foi possível observar o funcionamento efetivo do sistema e sugerir pequenas adequações, com o objetivo de garantir uma transição sem incidentes significativos.

MODERNIZAÇÃO FISCAL – O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), uma iniciativa que visa conferir mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. O sistema não apenas promove a integração entre diferentes módulos e sistemas da administração pública, mas também introduz novas funcionalidades, incluindo a certificação digital nos processos internos. Todas as informações orçamentárias e fiscais estão integradas com o Portal da Transparência.

Ao longo de 2023, órgãos da administração direta e vinculados ao Governo do Paraná, assim como os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública, utilizaram o sistema para lançar dados e auxiliar na elaboração da Lei Orçamentária Anual 2024.

Leia Também:  Secretaria da Saúde promove ação para imunizar seus servidores contra Influenza e Covid-19

CAPACITAÇÃO – Na última sexta-feira (12), mais de 150 servidores participaram de um treinamento online sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) no Siafic. O evento, coordenado pela Diretoria de Contabilidade Geral do Estado (DCG) e pelo Núcleo de Fiscalização Setorial (NFS) da Secretaria de Estado da Fazenda, faz parte das séries de atualização do novo sistema financeiro estadual. Todo o conteúdo dos tutorais pode ser acessado AQUI.

O treinamento foi direcionado aos servidores da Secretaria da Fazenda e aos Núcleos Fazendários Setoriais. O objetivo principal foi ampliar os conhecimentos sobre a EFD-Reinf, e os tutoriais abordaram regras, procedimentos e implicações associadas ao envio correto das informações por meio do Siafic.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Público lota areia de Pontal e Matinhos para shows de Eduardo Costa e Antony & Gabriel

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Em meio a um ciclo de conquistas, PCPR comemora 170 anos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA