NOVA AURORA

PARANÁ

Fase Regional 1 dos Jogos Escolares encerrou na quarta; etapa de Curitiba já começou

Publicado em

A Fase Regional 1 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) chegou ao fim na noite desta quarta-feira (8) em 15 diferentes sedes. Mais de 34 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros participaram, entre os dias 3 e 8 de maio, da primeira etapa da edição 2024, que comemora os 70 anos dos Jeps.

Alunos de 12 a 17 anos de 673 escolas estaduais e municipais e de 155 colégios particulares competiram nas modalidades de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez. Os jogos envolvem, também, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf 7, que são disputadas apenas nas fases finais. Os resultados estão AQUI.

Foram sede dos Jeps nesta etapa os municípios de Jesuítas, Itaperuçu, Renascença, Marmeleiro, Medianeira, Pinhão, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ângulo/Atalaia, Pontal do Paraná, Terra Rica, Coronel Vivida, Telêmaco Borba, Palotina, União Vitória e Douradina.

Os campeões de cada modalidade garantem vaga na Fase Macrorregional da competição, que será disputada entre os dias 11 e 16 de junho, nos municípios de Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará.

JEPS CURITIBA – Os jogos oficiais não param. Com menos de um dia entre uma etapa e outra, começou nesta quinta-feira (9) a Fase Regional de Curitiba. A cerimônia de abertura foi no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz. A capital paranaense conta com mais de 5,4 mil participantes inscritos, representando 116 colégios entre estaduais, federais e escolas privadas.

Leia Também:  Para reforçar atendimento contra dengue, Estado habilita mais quatro leitos em Ponta Grossa

Os jogos seguem até 18 de maio e serão disputadas nove modalidades: atletismo, tênis de mesa, xadrez, basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia, futsal e futsal paradesportivo.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, afirma que os números alcançados pela Regional de Curitiba são uma grata surpresa. “É praticamente uma fase final. São 9 modalidades e um número bem grande de equipes inscritas em cada delas”, disse. “É uma satisfação saber que os nossos professores e as nossas escolas confiam no trabalho do Governo, inscrevendo suas equipes para mais uma edição”.

Em Curitiba, o evento contou com apresentações de música, dança e a chama olímpica, conduzida pelos atletas Vitor Tavares (parabadminton) e Carolyne Pedro (ginástica artística) e acesa por Julia Soares, da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, todos atletas paranaenses de destaque internacional. O juramento dos atletas teve ainda a participação especial, em vídeo, da ginasta Bárbara Domingos, bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica entre 2012 e 2023, e que garantiu a vaga brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024.

Leia Também:  Anteprojeto da duplicação entre Arapongas e Sabáudia terá investimento de R$ 872 mil

JEPS – A cada edição, os Jeps crescem em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Em 2022, foram mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, de 395 municípios, um recorde até então. Em 2023, houve mais de 113 mil participantes de 396 municípios.

Confira a programação completa do JEPS para 2024:

Fase Regional Curitiba – 9 a 18 de maio

2ª Fase Regional – 17 a 22 de maio – Rio Negro, Jandaia do Sul, Barbosa Ferraz, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Assaí, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Jardim Alegre, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz Monte Castelo, Sertanópolis, Imbituva, Nova Tebas e Sengés

Fase Macrorregional – 11 a 16 de junho – Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará

Fase Final (12 a 14 anos) – 12 a 20 de julho – Campo Mourão

Fase Final (15 a 17 anos) – 2 a 10 de agosto – Pato Branco

Imagens das competições e outras notícias em tempo real estão disponíveis no Facebook dos Jogos Escolares do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Comando especializado da PM apreendeu 40 toneladas de drogas em um ano de atuação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  IAT inicia oficinas para elaboração e revisão dos Planos de Manejo de Unidades de Conservação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA