NOVA AURORA

PARANÁ

Expotécnica de Sabáudia oferece oportunidades para agricultura familiar

Publicado em

Promovida pelo Governo do Estado, por meio do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), a 29º edição da Expotécnica ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho, em Sabáudia, no Norte. A expectativa da organização é que durante os três dias circulem 4 mil participantes, sendo 3,5 mil somente de produtores e organizações rurais, além de autoridades, lideranças, expositores, imprensa e demais visitantes. Assim como na edição anterior, o encontro será no Sítio São José, de propriedade de Cláudio Vicente D’Agostini.

O evento já faz parte do calendário do agro no estado e abrange 100 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná. A proposta da Expotécnica é promover oportunidades de baixo impacto ambiental para a agricultura familiar. A ocasião é também uma grande oportunidade de networking e conexões com o intuito de estimular negócios e parcerias que fomentem a economia do setor.

“A 29° Expoténica é o maior dia de campo realizado em uma propriedade rural e congrega os esforços da pesquisa e da extensão para levar conteúdo técnico e prático para os agricultores paranaenses“, explica Paulo Eduardo Sipoli Pereira, gerente regional do IDR-Paraná.

Leia Também:  Receita oferece sistema de testes para declaração de transporte de mercadorias

PROGRAMAÇÃO – A programação da edição 2024 será diversificada e trará um leque de opções aos participantes como, por exemplo, o Circuito Técnico de Bioinsumos que abordará, entre outros temas, o manejo biológico de nematoides e a soja de baixo carbono. A vitrine de cultivares de cereais de inverno, a feira da agroindústria familiar, os eventos técnicos e a dinâmica de máquinas, equipamentos agrícolas, drones e robôs completam a agenda do evento.

Algumas das culturas que receberão destaque na ocasião são a soja, o trigo, o café e as hortaliças. Na parte animal, as oportunidades e tendências da piscicultura também estarão em evidência. Inovação será a palavra de ordem do evento que trará luz para temas como bioinsumos e a tecnologia que engloba drones e robôs agrícolas.

“Chegamos à 29° edição da Expotécnica, que é um evento tradicional que o público conhece e gosta de participar, e a nossa expectativa é ampliar a participação considerando os temas inovadores e o retorno do circuito de horticultura. O evento está imperdível e melhor a cada ano”, afirma Luiz Marcelo Franzin, coordenador da feira.

Leia Também:  Estações de tratamento de esgoto desativadas em Toledo serão transformadas em parques

Excursões, eventos técnicos, circuitos, vitrines dinâmicas de máquinas e equipamentos, demonstração de produtos e feiras irão se intercalar no decorrer da programação do evento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Experiência do Banco de Alimentos Comida Boa é tema do podcast Notícia Boa Paraná

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Com 922 novas viaturas, Polícia Civil do Paraná terá maior renovação de frota da história

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA