NOVA AURORA

PARANÁ

Exposição no Litoral apresenta forças de segurança e serviços à população

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) realizou nesta quarta-feira (04) uma exposição em Matinhos, no Litoral do Estado, com veículos, equipamentos, orientações e atividades para crianças sobre as forças de segurança pública. O evento reuniu membros das polícias Militar, Civil, Científica e Penal, e contou com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Batizada de Litoral Cidadão, a exposição ocorrerá em outros pontos da região. As apresentações acontecerão às quartas-feiras durante o Verão Maior Paraná, em parceria com as prefeituras e o Detran-PR, para atender os veranistas e, principalmente, os moradores do litoral paranaense.

As próximas edições seguirão o mesmo modelo adotado em Matinhos, entre 15h e 19h. No dia 11, a atração itinerante ocorrerá em Pontal do Paraná, seguida por Guaratuba, no dia 18, e encerrando o mês em Paranaguá, no dia 25.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, o objetivo é levar informações sobre serviços como boletins de ocorrência, além de educação para o trânsito, ações de saúde e atividades para crianças, como exposições de cães policiais.

Leia Também:  PMPR vai reforçar policiamento ostensivo do Litoral com motos durante a temporada

“Temos profissionais prestando orientações sobre violência doméstica, saúde, instituto de identificação e criminalística para que as pessoas saibam o que está à disposição delas. Os eventos ocorrem em locais afastados da orla marítima para atender principalmente as mães, pais e crianças que moram no Litoral”, completou o secretário.

A Prefeitura de Matinhos cedeu o espaço para o evento, no bairro Tabuleiro. Segundo o prefeito, José Carlos do Espírito Santo, iniciativas como esta promovida pela Sesp facilitam o acesso dos moradores aos serviços públicos. “O principal intuito é aproximar a sociedade do governo, algo que nunca foi feito antes. A presença de todas as forças de segurança no maior bairro de Matinhos demonstra que o governo é acessível ao cidadão e que está à disposição da nossa população, o que dá a sensação de mais segurança”, destacou.

INSPIRAÇÃO – Maria do Espírito Santos, de 52 anos, soube do evento enquanto passava as férias com a família em Matinhos. Ela visitou os estandes, montados em uma escola municipal, junto com o neto Felipe, de 8 anos, que se mostrou inspirado com tudo o que viu no local.

Leia Também:  Esporte conclui capacitação de acadêmicos que atuarão no Verão Maior Paraná

“Eu achei um incentivo para as crianças, porque eles tiraram dúvidas, conheceram equipamentos e fizeram brincadeiras”, contou Maria. “Meu neto gostou muito e eu também, que nunca tinha visto nada assim de perto, pude aprender. Ele até falou para mim que agora ele se tornar um policial quando crescer”, revelou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estrada rural de Mallet recebe serviços de cascalhamento para melhorar trafegabilidade

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Inscrições para o Vestibular Unioeste 2025 encerram no próximo dia 11

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA