NOVA AURORA

PARANÁ

Exposição no Litoral apresenta forças de segurança e serviços à população

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) realizou nesta quarta-feira (04) uma exposição em Matinhos, no Litoral do Estado, com veículos, equipamentos, orientações e atividades para crianças sobre as forças de segurança pública. O evento reuniu membros das polícias Militar, Civil, Científica e Penal, e contou com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Batizada de Litoral Cidadão, a exposição ocorrerá em outros pontos da região. As apresentações acontecerão às quartas-feiras durante o Verão Maior Paraná, em parceria com as prefeituras e o Detran-PR, para atender os veranistas e, principalmente, os moradores do litoral paranaense.

As próximas edições seguirão o mesmo modelo adotado em Matinhos, entre 15h e 19h. No dia 11, a atração itinerante ocorrerá em Pontal do Paraná, seguida por Guaratuba, no dia 18, e encerrando o mês em Paranaguá, no dia 25.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, o objetivo é levar informações sobre serviços como boletins de ocorrência, além de educação para o trânsito, ações de saúde e atividades para crianças, como exposições de cães policiais.

Leia Também:  Apresentações da Oficina de Música no Teatro Guaíra começam nesta quarta-feira

“Temos profissionais prestando orientações sobre violência doméstica, saúde, instituto de identificação e criminalística para que as pessoas saibam o que está à disposição delas. Os eventos ocorrem em locais afastados da orla marítima para atender principalmente as mães, pais e crianças que moram no Litoral”, completou o secretário.

A Prefeitura de Matinhos cedeu o espaço para o evento, no bairro Tabuleiro. Segundo o prefeito, José Carlos do Espírito Santo, iniciativas como esta promovida pela Sesp facilitam o acesso dos moradores aos serviços públicos. “O principal intuito é aproximar a sociedade do governo, algo que nunca foi feito antes. A presença de todas as forças de segurança no maior bairro de Matinhos demonstra que o governo é acessível ao cidadão e que está à disposição da nossa população, o que dá a sensação de mais segurança”, destacou.

INSPIRAÇÃO – Maria do Espírito Santos, de 52 anos, soube do evento enquanto passava as férias com a família em Matinhos. Ela visitou os estandes, montados em uma escola municipal, junto com o neto Felipe, de 8 anos, que se mostrou inspirado com tudo o que viu no local.

Leia Também:  Polícia Civil auxilia população de Guaratuba com mutirão de serviços neste final de semana

“Eu achei um incentivo para as crianças, porque eles tiraram dúvidas, conheceram equipamentos e fizeram brincadeiras”, contou Maria. “Meu neto gostou muito e eu também, que nunca tinha visto nada assim de perto, pude aprender. Ele até falou para mim que agora ele se tornar um policial quando crescer”, revelou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Conheça as advogadas que dão segurança jurídica para o crescimento da Portos do Paraná

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  PCPR divulga foto de suspeito de homicídio ocorrido em Curitiba

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA