NOVA AURORA

PARANÁ

Exposição mostra o trabalho da Polícia Penal e a aproxima da comunidade de Guaratuba

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu no sábado (04) uma exposição, com o apoio da Prefeitura de Guaratuba, para apresentar à população as atividades que executa diariamente, uma forma de mostrar na prática quais são as ações desempenhadas e de buscar aproximação com a comunidade. A iniciativa integra as ações do Verão Maior Paraná.

O Setor de Operações Especiais (SOE) participou do evento expondo tecnologias utilizadas em situações de intervenção prisional. Também foram apresentados cães de trabalho, que interagiram com o público.

Um dos projetos levados pelo Setor de Produção e Desenvolvimento (Seprod), que integra a Diretoria de Tratamento Penal, é a produção dos amigurumis, bichinhos de crochê confeccionados por pessoas privadas de liberdade, em que material utilizado é fornecido por meio de convênios e parcerias que a Polícia Penal firmou com instituições governamentais, prefeituras e empresas privadas. Eles são distribuídos para hospitais e crianças atendidas por instituições assistenciais.

De acordo com o policial penal e coordenador do Verão Maior Paraná pela instituição, Wilson Vieira, a exposição é importante para mostrar aos paranaenses o trabalho que a Polícia Penal vem desempenhando em prol da ressocialização dos presos, da custódia e da segurança.

Leia Também:  ALMEPAR realiza reunião e incentiva a produção literária na Polícia Militar do Paraná

“A Polícia Penal tem a missão de proporcionar às pessoas privadas de liberdade meios de alcançar efetivamente a reinserção social. Apresentar as atividades que desempenhamos rotineiramente na unidade prisional é um meio de prestar contas do que estamos fazendo”, ressaltou. “Assim, passa a ser de conhecimento de todos o nosso empenho em preparar para convívio social um apenado capacitado e pronto para tomar as rédeas de suas vidas, após cumprimento de pena, de maneira digna”.

O Grupo de Operações Aéreas da Polícia Penal (Goap) expôs as aeronaves remotamente pilotadas (drones) e sobrevoou o evento para demonstrações. Já a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) exibiu itens do Museu Penitenciário, como uniformes usados pelos agentes em 1910 e fotos que contam a história da Polícia Penal. A PPPR também levou o ônibus que faz a transferência de detentos.

Para a moradora do município Laura Perez, de 64 anos, a oportunidade de conhecer de perto como funciona o dia a dia da Polícia Penal faz com que a comunidade entenda melhor sua função. “Quando a gente fala de polícia, muito se vê a polícia militar e a polícia civil serem mencionadas. Então, essa exposição que a polícia penal faz aqui hoje é muito boa para que a gente possa conhecer com mais detalhes como funciona o trabalho deles. Os equipamentos, os cachorros. Tudo está muito interessante”, contou.

Leia Também:  Equipe da Defesa Civil do Paraná vai auxiliar municípios atingidos por chuvas em São Paulo

Aproximadamente 20 policiais penais de setores variados participaram da ação, que incluiu sorteios de amigurumis e também a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Final do Circuito Paranaense de Handebol de Praia movimentou o fim de semana no Litoral

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  PCPR investiga desaparecimento de mulher em Palmas

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA