NOVA AURORA

PARANÁ

Exposição “Coletiva” na Sala Aberta é prorrogada até janeiro de 2025 no MAC Paraná

Publicado em

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná prorrogou até 31 de janeiro de 2025 a exposição “Coletiva”, realizada no projeto Sala Aberta. Desde abril deste ano, o projeto transformou a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer, espaço temporário do MAC-PR no MON, em um laboratório de “situações artísticas”, onde o público pode acompanhar o processo de criação dos artistas. Entre os convidados, participaram Rimon Guimarães, o Coletivo Brutas e Nicholas Steinmetz, cada um ocupando a sala para desenvolver e expor seus trabalhos interativos ao público.

A mostra “Coletiva”, inaugurada em 31 de julho, apresenta as obras resultantes dessa experiência, com trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Segundo Joanes Barauna, diretora artística do MAC Paraná e uma das curadoras da ocupação, o objetivo do projeto Sala Aberta foi criar um espaço dinâmico onde os artistas convidados desenvolvem práticas artísticas abertas.

“Esse espaço foi pensado para que os artistas pudessem se apropriar de maneira livre e, ao mesmo tempo, dialogar com o público, que tem a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento dessas práticas”, comenta Joanes.

Leia Também:  Perguntas e respostas: veja como vai funcionar a nova campanha de vacinação contra a Covid-19

QUARTAS PÚBLICAS – O projeto Sala Aberta também oferece ao público a programação “Quartas Públicas”, em colaboração com o Setor Educativo do MAC Paraná. As atividades acontecem às quartas-feiras, com acesso gratuito, e incluem oficinas, palestras e outras ações interativas. A chamada para propostas de oficinas, palestras e projetos de arte ou pesquisa permanece aberta até janeiro de 2025, incentivando a comunidade artística a participar e integrar a programação. As propostas devem ser enviadas para o e-mail educativomac@seec.pr.gov.br.

MAC PARANÁ – Fundado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Também mantém um Setor de Pesquisa e Documentação que oferece um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do país, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, além de um Setor Educativo que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas para o público.

Serviço:

Mostra Coletiva – Sala Aberta

Visitação até 31 de janeiro de 2025

Leia Também:  Paraná lidera empregabilidade de jovens com 57 mil colocações em dez meses

Sala 9 do MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Acesso gratuito às quartas-feiras

Entrada gratuita para menores de 12 anos e maiores de 60 anos

Mais informações em www.mac.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Perguntas e respostas: veja como vai funcionar a nova campanha de vacinação contra a Covid-19

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Importação cresce 14% nos portos paranaenses nos cinco primeiro meses de 2024

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA