NOVA AURORA

PARANÁ

Expo Londrina terá estande de promoção do turismo do Norte e Norte Pioneiro

Publicado em

Com 110 metros quadrados, o estande da Secretaria do Turismo do Paraná na Expo Londrina 2024 vai apresentar produtos turísticos de nove municípios da região: Londrina, Rolândia, Pitangueiras, Sapopema, Assaí, Porecatu, Ribeirão Claro, Apucarana e Mandaguari. A feira está na sua 62ª edição, com foco no agronegócio e conhecimento técnico no campo.

Os produtos turísticos listados para o estande são bastante variados, entre locais para hospedagem, roteiros turísticos e dicas de gastronomia. Eles foram selecionados pelas Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Norte Pioneiro e do Norte do Estado, que são organizações com participação do poder público e dos atores privados dos municípios que compõem as regiões turísticas. Os municípios, empresários e produtores que irão expor no estande do turismo se dividirão entre esses dias, em formato de escala.

Entre os produtores típicos estarão disponíveis para consumo e compra artesanato, cafés, sucos e outras bebidas com produção regional, frutas, biscoitos, queijos, entre outros. Também haverá dicas de hotéis, pousadas e hospedagem do turismo rural.

O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirma que a proposta dos estandes do turismo nas feiras e eventos é justamente alavancar os produtos e roteiros turísticos. Em 2023, o Paraná levou os atrativos turísticos para 25 eventos desses portes. Para o ano de 2024, a expectativa é apresentar os produtos turísticos paranaenses em cerca de 100 eventos dessa natureza.

“O Paraná tem muita oferta no turismo, em diversos segmentos, e isso preciso ser apresentado de forma mais adequada. Os nossos hotéis, roteiros, atividades turísticas e gastronomia devem ser divulgados e as feiras são os melhores palcos para isso pela grande quantidade de pessoas que passam por ela todos os dias”, disse.

Leia Também:  Foz do Iguaçu anuncia zagueiro Murilo Batalha para evitar novo "vexame" no Paranaense, segundo o presidente

BRDE – O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) promoverá, durante a Expo Londrina, um café da manhã com clientes. O objetivo é fortalecer os vínculos com as empresas do Norte. Durante os primeiros meses de 2024, a região foi responsável por aproximadamente R$ 160 milhões em contratações, com 195 acordos firmados.

SEGURANÇA – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) irá atender a população com a Delegacia Móvel. Estarão à disposição do público serviços como a confecção de boletins de ocorrência e orientações quanto às atribuições da polícia judiciária. A delegacia móvel é responsável por aproximar a PCPR da sociedade e contribuir com a inibição da criminalidade.

A Polícia Científica do Paraná participará da feira com o Museu Móvel, que traz um experiência interativa para os visitantes e mostra um pouco do trabalho da PCP. A exposição trará maletas de perícia, microscópios, peças anatômicas, materiais balísticos e exemplos de fauna cadavérica. 

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) atuará no policiamento dentro exposição e na orientação do trânsito nas vias de acesso ao local. Além disso, serão distribuídas pulseirinhas de identificação para as crianças e exposição de viaturas histórias. A grande novidade este ano será o estande da Patrulha Rural, onde os visitantes poderão conhecer esta modalidade de patrulhamento voltado ao ambiente no campo, além de receber algumas dicas e orientações sobre segurança.

Leia Também:  Homem com mandado de prisão é localizado e detido em Cafelândia

EXPO LONDRINA – A Expo Londrina terá 10 dias de atividades. O parque Governador Ney Braga recebe, de 5 a 14 de abril, um dos eventos mais tradicionais do setor agropecuário do País. Promovida pela Sociedade Rural do Paraná, a feira mostra novas tecnologias para o produtor rural, além de levar informação e entretenimento para o público em geral. Na última edição, ela recebeu mais de 470 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios. Cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos foram gerados durante o evento.

Além da Secretaria do Turismo, o IDR-Paraná é um dos parceiros desta edição, com um espaço permanente no parque, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). São onze mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm e Eventos, com a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios. Ela aproxima o público urbano da realidade do agricultor paranaense.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Com investimento do Estado, Hospital Zona Norte de Londrina bate recorde de cirurgias eletivas

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  PCPR divulga foto de foragido por tráfico de drogas em Astorga

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA