NOVA AURORA

PARANÁ

ExploLondrina recebe o tradicional encontro de cafeicultores do Paraná

Publicado em

A ExpoLondrina, um dos maiores eventos do setor de agronegócio, abrigará mais uma vez o Encontro Estadual de Cafeicultores que irá debater assuntos da produção e comercialização do produto. O encontro será realizado na quarta-feira (12), a partir das 09 horas. São esperados cerca de 300 participantes de todas as regiões produtoras do Paraná. Essa é a 29ª edição do encontro, que conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural -Iapa -Emater (IDR-Paraná).

A programação contempla uma mesa técnica para debater viabilidade econômica e sustentabilidade da cultura de café na pequena, média e grande propriedade. Também está prevista uma palestra sobre o uso de bioinsumos nas lavouras.

“O Encontro de Cafeicultores já é um evento tradicional na ExploLondrina. Esta edição será bastante produtiva, pois vai tratar de questões bastante atuais que afetam a cafeicultura de nosso Estado”, afirma Romeu Gair, extensionista do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater).

Leia Também:  Setor de Serviços cresce 3,5% no Paraná com desempenho positivo em todos os segmentos

CAFÉ QUALIDADE PARANÁ – Os vencedores do Concurso Café Qualidade Paraná 2022 serão homenageados no encontro, que terá a presença dos patrocinadores do certame. A cafeicultora de Pinhalão, Sirlene Soares dos Santos Souza, venceu na categoria natural. Já a produtora Eloir Inocencia Nogueira de Souza, de Tomazina, obteve o primeiro lugar com um lote de cereja descascado.

De acordo com o regulamento, os lotes passam por uma avaliação física para verificar a presença de grãos defeituosos, de acordo com a Classificação Oficial Brasileira (COB). Na sequência, são submetidos à prova de xícara segundo a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), em que são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida. Câmara Setorial do Café, IDR-Paraná, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina promovem o concurso, com apoio da Sociedade Rural do Paraná (SRP).

A edição 2022 teve ainda o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Bratac, Ceasa-PR, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Prefeitura de Apucarana, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Sistema Ocepar.

Leia Também:  Em seis anos, Paraná registra aumento de 24,6% no número de estabelecimentos de saúde

SERVIÇO

29ª Encontro Estadual de Cafeicultores

Data: 12 de abril, quarta-feira

Horário: 9 horas

Local: Recinto Horácio Sabino Coimbra, na ExpoLondrina — Parque de Exposições Governador Ney Braga, Londrina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PMPR prender autor de Violência Doméstica em Londrina

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Porto de Paranaguá recebe seu maior guindaste para descarga de granéis sólidos de importação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA