NOVA AURORA

PARANÁ

Experiência paranaense com ressarcimento célere de medicamentos é destaque em encontro do Cosud

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou, nesta quinta-feira (2), no Grupo Técnico da Saúde, como prévia da 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em Belo Horizonte (MG), as medidas implementadas no Paraná que permitem o ressarcimento financeiro por parte da União ao Governo do Estado de insumos e medicamentos com intermediação judicial.

Buscando garantir o atendimento imediato a pacientes que necessitassem destes medicamentos, o Governo adquire os itens, embora este processo seja de competência da administração federal, evitando casos que se prolongam por anos na Justiça.

O objetivo é estabelecer um fluxo para indicar a necessidade de compra de medicamentos ou insumos, fixar o valor para o custeio dos fármacos pelo período de tratamento junto ao Cemepar e determinar a transferência dos recursos da União para essa conta bancária do Fundo da Saúde.

O fluxo ficou estabelecido pela portaria conjunta 15/2021 e acelera essa tramitação, com o Poder Judiciário amparando as decisões. O projeto foi idealizado em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Leia Também:  Evento paranaense sobre conservação rodoviária recebe trabalhos técnicos

“Essa é uma experiência importante, que mostra como a responsabilidade fiscal é fundamental para a administração pública. Na saúde, muitas vezes temos de agir de maneira proativa, a fim de garantir que aquele cidadão que precise de atendimento possa ter suas necessidades realizadas. Esse processo permite reaver recursos que foram necessários para preservar o bem mais importante que temos: a vida dos paranaenses”, comentou o diretor-geral da Sesa, César Neves, que fez a apresentação.

“O Paraná ganha muito com este reconhecimento e acreditamos que nossa experiência possa auxiliar outros estados a garantirem recursos que são de seu direto. É válido reforçar que estas ações somente foram exitosas devido também entendimento do Poder Judiciário, que atendeu a nossa demanda com muito apreço e responsabilidade”, avaliou o diretor-geral.

COSUD – O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) está de volta a Minas Gerais, que sedia o segundo ciclo de 2023. Neste oitavo encontro, o objetivo é o avanço para uma nova fase, a partir da temática da geração de emprego e renda.

Leia Também:  Governador libera R$ 18,5 milhões para pavimentação e iluminação em União da Vitória

As reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) vão abordar temas de diferentes áreas, como Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Fazenda, Planejamento e Previdência; Saúde; Desburocratização, Inovação e Tecnologia; Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura, Logística e Transporte; Meio Ambiente; Agricultura e Pecuária; Segurança Pública; e Transparência, Controladoria e Ouvidoria.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Chapa eleita para a Mesa Diretora do Legislativo de Cafelândia tem Rose do Raio "X” como Presidente

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Jogos Escolares definem campeões da fase regional 2; Macrorregional será em junho

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA