NOVA AURORA

PARANÁ

Exibição de filmes de autores paranaenses é uma das atrações do Verão Maior Paraná

Publicado em

O projeto de extensão Cinespar Itinerante: Circuito no Litoral Paranaense de Cinema na Rua, vinculado ao campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), é uma das atrações da edição 2024 do Verão Maior Paraná, conjunto de ações integradas do Governo do Estado voltado ao lazer e ao entretenimento de turistas e moradores.

Ele percorrerá, até 4 de fevereiro, os municípios de Guaratuba, Morretes, Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Paranaguá, exibindo, sempre a partir das 19h, obras cinematográficas produzidas por professores e egressos do curso de cinema da Unespar. O primeiro evento foi nesta quinta-feira (4), com a exibição de “O Legado do Pirata Zulmiro”, de Estevan Silvera, em Caiobá.

Ao todo, serão 13 obras cinematográficas, sendo quatro longas e nove curtas. Entre os filmes estão “Brichos 2: A floresta é nossa”, de Paulo Munhoz; “CineMatoso”, de Bruno de Oliveira; “Travessias”, de Salete Machado Sirino;  “O estacionamento”, de William Biagioli, “Paisagem de meninos”, de Fernando Severo, “Haruo Ohara” de, Rodrigo Grota, “Garoto Barba”, de Christopher Faust, “A equação do amor”, de Fábio Allon, “Notícias da rainha”, de Ana Johann, “João & Maria”, de Eduardo Baggio, “Os monóculos da minha vó”, de Ana Torres, e “Órion”, de Rodriane DL.

Leia Também:  Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes

Todas as sessões promovidas pelo Cinespar, que nasceu em 2011, são precedidas de um diálogo com o público conduzido pela equipe do projeto de extensão, formada por professores, agentes universitários e estudantes, visando a destacar o papel do cinema paranaense na formação da identidade e da cultura do Estado. Ainda durante as exibições, com classificação indicativa entre livre e até 10 anos, serão apresentados os projetos de extensão, pesquisa e inovação desenvolvidos pela Unespar.

O Cinespar é coordenado por Áurea Viana, orientado por Eduardo Baggio, tendo Ana Paula Colavite, Joab Jacometti de Oliveira, Adriana Periçaro, e Juliana Andrade Viana como colaboradores, além de Hanon Arthur da Costa e Teodoro Andrade dos Santos como bolsistas. Para se deslocar entre os municípios, o Cinespar conta uma van estilizada, telão, equipamento de som e cadeiras.

Confira a programação completa no site da Unespar.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Leia Também:  Programa Vocações Regionais Sustentáveis pode virar novo curso técnico na rede estadual

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Ana Botafogo e grandes nomes do balé apresentam “Giselle” no Teatro Guaíra

Published

on

By

Um dos mais belos balés da história, “Giselle” será apresentado no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), nesta semana, nos dias 8 e 9 de abril (terça e quarta), às 20h.

O espetáculo, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, reúne a bailarina Ana Botafogo e um grande elenco de 55 bailarinos. Além das apresentações noturnas, haverá uma sessão especial para estudantes das escolas municipais dia 9 de abril (quarta), às 15h. Os ingressos para as apresentações estão à venda no Disk Ingressos.

A produção conta ainda com a participação de Juliana Valadão e Cícero Gomes, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos papéis principais de Giselle e Albrecht. 

Encenado pela primeira vez em 1841, na França, “Giselle” é um espetáculo que combina técnica e emoção, narrando uma história de amor, traição e redenção. Depois da estreia na Ópera Nacional de Paris, a peça tornou-se muito popular nos palcos da Europa, Rússia e Estados Unidos.

Leia Também:  Estado investe R$ 4 milhões em equipamentos e mobiliários no Hospital Regional do Sudoeste

A obra conta a trajetória da jovem camponesa Giselle, que se apaixona pelo nobre Albrecht, sem saber que ele já está comprometido. Ao descobrir a verdade, ela entra em desespero e morre, tornando-se um espírito em busca de vingança contra homens infiéis. A peça original tem coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot, além de música de Adolphe Adam.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA