PARANÁ
Exemplo: cooperativa de Maringá adere à geração solar e reduz em 70% a conta de energia
Publicado em
10 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Fundada em 2007 para produzir óleos essenciais para exportação, a Cooperervas passou por muitas transformações ao longo dos anos. Como o cultivo de ervas acabou não dando certo, a cooperativa da agricultura familiar de Maringá, no Noroeste do Paraná, se especializou na produção de polpa de frutas, hortifrutigranjeiros e uma grande gama de produtos que são fornecidos para a merenda escolar.
Já consolidada na produção de alimentos para a merenda, outra transformação ocorreu em 2021, com apoio do programa Coopera Paraná, iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) para apoiar cooperativas de agricultores familiares paranaenses. A Cooperervas investiu R$ 696 mil, dos quais R$ 600 mil recebidos do Governo do Estado, para a instalação de uma usina fotovoltaica e de duas câmeras frias na sua sede, que fica no distrito de Iguatemi.
Os investimentos logo trouxeram resultado, permitindo uma economia de 70% na conta de energia e o aumento de 200% na capacidade de estocagem. Com isso, a instituição conseguiu ampliar as parcerias com outras cooperativas e produtores, para aumentar a gama de produtos fornecidos a escolas e instituições sociais de diversas cidades paranaenses. Somente a fabricação de polpas deu um salto de 300% desde que a geração própria de energia reduziu as despesas.
A cooperativa é mais um exemplo de como autogeração de energia renovável está transformando o meio rural do Paraná, graças ao incentivo do Governo do Estado com ações como o Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná) e o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR). A entidade é um dos destaques da série especial “Paraná, Energia Verde que Renova o Campo”, produzida pela Agência Estadual de Notícias (AEN).
“O recurso que recebemos para as placas de energia e as câmeras frias aumentou muito nossa capacidade de entrega e de armazenamento das polpas de frutas, além de reduzir a conta de luz na faixa de 70%”, destaca o presidente da Cooperervas, José Luiz Bordin. “Conseguimos ampliar a distribuição e atingir mais municípios, como Cornélio Procópio, Londrina e São José dos Pinhais. Foi um apoio bem significativo, que beneficiou principalmente nossos associados e as crianças que estão recebendo a merenda nas escolas”.

RAMIFICAÇÃO – Com 187 produtores associados, a Cooperervas é a maior cooperativa de agricultores familiares de Maringá e atende, somente no município, a 112 instituições, fornecendo a programas como o Compra Direta, do governo estadual, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do governo federal. Mas a distribuição é muito mais ramificada, chegando aos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de todo o Estado.
Com o trabalho da Cooperervas, milhares de estudantes das redes municipais e estadual de ensino têm acesso a alimentos de qualidade, produzidos pela agricultura familiar. São sucos naturais feitos das polpas que são produzidas na região e também em outras cidades brasileiras, com sabores como maracujá, goiaba, morango, acerola, acerola com laranja, manga e abacaxi. Além disso, a cooperativa também fornece pão, bolacha, nhoque, doces de frutas, mel, filé de tilápia e bebida láctea, garantindo a diversidade na alimentação escolar.
“Temos produtores em todo o Paraná, praticamente, e também adquirimos alimentos de agricultores de São Paulo. Temos um pessoal de Euclides da Cunha, que nos fornece tilápia, Caiabu com o mamão, Guaraçaí que nos vende abacaxi, fora os produtores da nossa região”, conta o gerente da Cooperervas, Elias Padela. “Atendemos as 27 cidades do Núcleo de Educação de Maringá, como também na região de Londrina, Cornélio Procópio, Arapongas e muitas outras cidades”.
Para chegar tão longe, a entidade conta com a produção de seus associados e também atua em parceria com outras cooperativas da agricultura familiar. Atualmente, o portfólio da Cooperervas inclui mais de 20 cooperativas e associações como parceiros de negócios, o que também foi ampliado após o recurso do Coopera Paraná.
“Tínhamos apenas três ou quatro cooperativas parceiras que terceirizavam o beneficiamento de polpa de fruta conosco, e o nosso sonho era poder ampliar isso”, destaca Padela. “Mas para aumentar a produção, precisávamos ter capacidade de estocagem, o que demandava um consumo maior de energia. A solução que gostaríamos de ter era a energia limpa. Foi aí que fizemos o projeto do Coopera Paraná, direcionado para o crescimento da estocagem e também para a produção de energia solar”, complementa.
Segundo Padela, até então o crescimento da cooperativa vinha de investimentos dos próprios cooperados, mas o apoio do Governo do Estado mudou essa perspectiva. “Até então, nunca tivemos aporte financeiro de fora. Agora, conseguimos ampliar em 300% a produção de polpa de frutas, a capacidade de estocagem e também as parcerias com outras cooperativas, que vêm de diversas cidades paranaenses. E isso só foi possível porque recebemos esse benefício do governo”, complementa Padela.
SÉRIE – A série de reportagens “Paraná, energia verde que renova o campo” está mostrando exemplos de produtores rurais de todo o Estado que receberam apoio do Governo do Estado para implantar sistemas de energias sustentáveis em suas propriedades. A principal forma de apoio é por meio do programa RenovaPR. Criado em 2021, o RenovaPR apoia a instalação de unidades de geração distribuída em propriedades rurais paranaenses e, junto ao Banco do Agricultor Paranaense, permite que o produtor invista nesses sistemas com juros reduzidos. Todas as reportagens da série podem ser conferidas AQUI.
Confira o vídeo:
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
Published
22 minutos agoon
4 de abril de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.
Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.
Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.
Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.
O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.
Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: Governo PR

Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’

Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
PARANÁ


Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em...


Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil
O ano era 2020 e a estudante Fernanda Jank, à época com 10 anos, começou um projeto escolar para ajudar...


Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de...
POLÍCIA


PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles...


PCPR e PMPR prendem sete pessoas em menos de 24 horas em Santo Antônio do Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu sete pessoas suspeitas de...


PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorridos em escola estadual de Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 43 anos, suspeito de praticar dois furtos em uma...
ENTRETENIMENTO


Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’
Virginia Fonseca, de 25 anos, compartilhou nos stories do Instagram, que ganhou um Rolex de presente de aniversário da amiga...


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global