PARANÁ
Exame para a detecção do câncer de colo de útero é disponibilizado gratuitamente no Paraná
Publicado em
1 de junho de 2023por
Itajuba TadeuA infecção causada pelo papilomavírus humano (HPV) é considerada a principal causa do câncer de colo de útero. Cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas são contaminadas com este vírus em algum momento da vida. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) mostram que neste ano deverão ser notificados 17 mil novos casos no Brasil, sendo, em média, 790 no Paraná.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a vacina contra o HPV. O esquema contempla a aplicação de duas doses com intervalo de seis meses entre elas. O público alvo são meninos e meninas de 9 a 14 anos. Homens e mulheres imunossuprimidos, transplantados, com câncer ou que convivem com HIV/Aids também são contemplados.
Além disso, o exame citopatológico, popularmente chamado de papanicolau, também é ofertado pelo SUS. O procedimento permite a detecção precoce de lesões, que se tratadas em tempo oportuno possuem grandes chances de não evoluir para o câncer.
A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas, podendo ficar oculta de meses a anos, sem manifestar sinais visíveis ou perceptíveis (manifestações subclínicas). No início, as mulheres não sentem nada. Mais tarde, podem surgir sangramentos fora do período menstrual, além de dor e corrimentos. As primeiras manifestações da infecção surgem aproximadamente de dois a oito meses, mas podem demorar até 20 anos.
“Esta é uma doença evitável, que pode ser combatida com exames regulares de prevenção e com o simples ato de vacinar. Existem muitos estigmas com relação a essa vacina, mas quanto antes for aplicada, maior será a efetividade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“O cuidado da mulher deve ser constante pois o câncer do colo do útero tem um desenvolvimento lento e no início os sintomas são imperceptíveis. É muito importante que as mulheres compareçam as unidades de saúde para realizar o exame preventivo, pois somente a análise das células podem diagnosticar alterações na fase inicial”, disse o secretário.
- Medicamentos de alto custo são fornecidos gratuitamente pelo SUS no Paraná
- Governo do Paraná isenta ICMS de 87 medicamentos usados em tratamentos de câncer
EXAMES E COBERTURA VACINAL – Durante a pandemia houve uma queda expressiva no número de exames citopatológico realizados. De acordo com dados do Sistema de Informação do Câncer (Siscan), em 2019 foram realizados 523.675 exames de rastreamento em mulheres de 25 a 64 anos no Paraná, já em 2020 esse número teve uma queda de 46% (281.556). Em 2021 foram 382.743 e no ano passado, 507.446 exames em todo Estado.
Com meta de 80% preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), apesar de extremamente importante, a vacinação contra o HPV também tem atingido índices insatisfatórios de cobertura vacinal (CV) no Brasil inteiro. De acordo com o Boletim Epidemiológico (Brasil, 2023), as coberturas para a primeira e a segunda dose são de 75,91% e 57,44% na população brasileira feminina.
O Paraná se destaca como o Estado que mais vacinou para a primeira dose em meninas (77,8%), tendo a mais alta cobertura vacinal entre todas as unidades federadas. Santa Catarina vem logo em seguida, com 75,76%. Com relação a segunda dose, a cobertura no Paraná é de 62,42%.
Acredita-se que a queda nas coberturas vacinais estejam ligadas com a hesitação vacinal devido às fake news e movimentos anti-vacinas, que têm contribuído para a baixa procura pelos imunizantes.
AÇÕES – Durante todo o ano, a Sesa presta apoio aos municípios para o cuidado integral da saúde da mulher, com especial atenção para ações de promoção da saúde, prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero e mama. Promove ainda, a busca ativa de mulheres dentro da faixa etária para que façam os exames de rastreamento e orienta os municípios para a importância da vacina do HPV, além de incentivar o atendimento ampliado, em horários alternativos, durante a semana.
Em outubro, o Governo do Estado promove a campanha denominada Paraná Rosa, envolvendo todos os municípios paranaenses com objetivo de contribuir para o movimento internacional da campanha Outubro Rosa. São programadas diversas ações. A principal delas é informar e esclarecer à população feminina sobre a importância de realizar os exames preventivos que estão disponíveis nos 399 municípios paranaenses durante todo o ano.
- Ministério da Saúde vai difundir vídeos do Paraná sobre vigilância ambiental contra a dengue
- Com trabalho integrado, Paraná mantém liderança nacional em doações de órgãos
CAPACITAÇÃO – Na última semana, a Sesa promoveu uma capacitação sobre a qualificação em diretrizes Brasileiras para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, além disso, realizou visitas técnicas em unidades de saúde para promover o aprimoramento de profissionais da APS no que diz respeito a protocolos, normas técnicas, padronização do processo de trabalho e reorganização do fluxo.
Ainda neste mês, a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade dos Exames Citopatológicos do Colo do Útero (Labmeq) da Unioeste, realizou uma capacitação para instrumentalizar as equipes municipais de saúde para a coleta do exame citopatológico do colo do útero e acompanhamento das mulheres no território. O curso contou com a participação de 115 profissionais.
Foi realizada, ainda, uma visita técnica no LABMEQ, que faz a avaliação da qualidade desses exames para todo o Estado.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava
Published
44 minutos agoon
3 de abril de 2025By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza desde janeiro o resgate da flora e fauna na Barragem Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Mais de 300 animais foram resgatados, realocados ou afugentados. São cerca de 30 profissionais atuando no resgate, entre veterinários, biólogos, engenheiros florestais e técnicos.
Com capacidade para 38,2 bilhões de litros, o reservatório teve a desocupação da área verde autorizada em setembro de 2024 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e licença emitida pelo IAT (Instituto Água e Terra). Estudos prévios à obra identificaram as principais espécies de vegetação e animais da região para preservar a fauna e a flora.
Até agora, cerca de 30 hectares da área a ser inundada já tiveram a vegetação suprimida. Além disso, também está em andamento a execução dos novos acessos no entorno do futuro reservatório.
PROTEÇÃO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL – No entorno da futura represa são realizadas ações de recuperação e enriquecimento ambiental. As áreas antes usadas para pastagens e agricultura são restauradas com mudas de árvores nativas da região. No interior do reservatório são resgatados outros animais e plantas e realocados para áreas mais vegetadas.
Com o trabalho, além de recuperar a área, a Sanepar possibilita uma compensação ambiental superior ao que será suprimido pela barragem. Com a medida, a Companhia compensará em torno de 700 hectares. Isso corresponde a uma área 62,6% maior à que será utilizada para a reserva de água. Ao todo, o reservatório ocupará 430,6 hectares.
O engenheiro florestal da Sanepar Aurélio Lourenço Rodrigues explica que a região é rica em vegetação e abriga desde espécies comuns, como variações de orquídeas, até raras, como os xaxins. Essas espécies são fixadas em outras árvores ou no próprio solo, o que garante a manutenção da biodiversidade destes grupos.
Rodrigues destaca que a prioridade é a preservação das espécies em risco de extinção. “O trabalho precisa ser minucioso. Embora o abastecimento de água seja de grande interesse público, ele causa impacto. Nosso papel é minimizá-lo, garantindo proteção e sobrevida às espécies mais raras após a implantação do reservatório.”
CUIDADO DE ANIMAIS SILVESTRES – Além dos animais realocados para as áreas de soltura, foram 75 animais afugentados, quando é feito o acompanhamento daqueles que se deslocam naturalmente, e 62 atendimentos veterinários no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e na base de atendimento móvel. Outros 12 animais foram destinados ao Museu de História Natural para fins científicos. Os principais animais resgatados são anfíbios e répteis, como cobras e sapos.
A bióloga e gestora socioambiental da Sanepar, Ana Cristina Rego Barros, explica que a equipe avalia a condição dos animais resgatados. “Se ele está em condição física e a comportamental íntegra, retorna para as áreas de soltura. Quando se observa algum ferimento, ele é atendido pela equipe de veterinários, avaliado, tratado e depois realocado.”
Ana Cristina explica que as cobras peçonhentas, sobretudo as jararacas, abundantes na região, são encaminhadas ao Centro de Produção de Imunobiológicos (CPPI), instituição ligada à secretaria estadual da Saúde, para a produção de soro antiofídico. Isso porque a sua soltura na região pode oferecer risco aos moradores.
Antes do corte das árvores, as equipes também fazem a coleta de colmeias de abelhas nativas sem ferrão e as realocam para o Núcleo de Conservação de Abelhas Nativas. Atualmente, são monitoradas nove colmeias.
“Todo o trabalho é feito em conjunto e simultaneamente com o trabalho de supressão da flora. A área que será suprimida em um determinado momento, passa por vistoria prévia pelas equipes de resgate, que atuam buscando as plantas de interesse para a realocação, como as ameaçadas de extinção e vestígios da fauna para afugentamento e resgate”, destaca a especialista.
Relembre o início das obras da última etapa da Barragem do Miringuava AQUI.
Fonte: Governo PR

Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’

Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava

Estado entrega sedes próprias de Conselhos Tutelares em Prudentópolis e Guarapuava

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Deputado Fabio Oliveira (Podemos) representa Assembleia Legislativa no “Dia do Porto – Happy Comex”
PARANÁ


Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza desde janeiro o resgate da flora e fauna na Barragem Miringuava, em...


Estado entrega sedes próprias de Conselhos Tutelares em Prudentópolis e Guarapuava
Após décadas de espera, Prudentópolis e Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, ganharam nesta quinta-feira (03) sedes próprias do Conselho...


Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná
Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que...
POLÍCIA


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025