NOVA AURORA

PARANÁ

Evento com caça ao tesouro reuniu 150 apaixonados por embarcações na Ilha do Mel

Publicado em

Cerca de 150 pessoas, apaixonadas por embarcações, participaram da 9ª edição do Lobafest, evento náutico realizado na Ilha do Mel, um dos cartões-postais do Paraná. Divididos em barcos, lanchas e jet skis, eles saíram simultaneamente de Pontal do Sul e de Paranaguá em direção à Fortaleza em busca de “tesouros” escondidos. Os participantes foram recepcionados por atores vestidos de piratas, que contaram um pouco da história do local, dando dicas de onde pequenas garrafas contendo números relacionados a prêmios estavam escondidas.

Com apoio do Governo do Estado, por meio das secretaria do Esporte e a do Turismo, o evento encerrou a segunda etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, o Festival de Inverno do Litoral.

O Lobafest é organizado pela Loba do Mar Eventos. Giselle Furtado, responsável pelo evento, destacou a participação do Governo do Estado. “Inserir o Lobafest nos Jogos de Aventura e Natureza é fantástico porque estimula outras pessoas que gostam de esporte a verem isso não somente como uma atividade lúdica, mas também cultural, de entretenimento e aventura”, disse.

Leia Também:  Edital garante maior compra de transmissores da TV Paraná Turismo em 35 anos

A Fortaleza da Ilha voltou a ser palco da atividade após nove anos – o Lobafest também é realizada em outras regiões do Estado. Os participantes também foram à Nova Brasília, onde assistiram a um show da dupla Funk Pero no Mucho e depois receberam seus prêmios. Os restaurantes da famosa praia, que ofertaram cardápio especial da 11ª Festa Nacional da Tainha, ficaram lotados com a chegada das embarcações.

O secretário do Esporte, Hélio Wirbiski, lembrou que o objetivo do governo estadual é movimentar o Litoral em um período de baixa temporada. “E está dando certo. Tivemos mais um fim de semana cheio”, afirmou.

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) são um projeto inovador que une a prática esportiva e o turismo, pois acontece de forma itinerante em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência.

Leia Também:  Secretaria da Inovação entrega prêmios aos vencedores do Ideathon Paraná 2023

A primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) 2023 foi em Londrina e região. O Festival de Inverno no Litoral foi a segunda etapa do calendário dos JANS. Ele ofertou atividades em Guaratuba, Antonina, Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Houve competição de mais de 40 modalidades esportivas, entre elas de futevôlei, vôlei de praia, natação em águas abertas, patinação de velocidade, teqball, skate, motocross, corrida de aventura, enduro equestre, canoagem, beach tennis, entre outros.

No primeiro final de semana, o Litoral também recebeu o Festival da Família, que aconteceu em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O evento reuniu mais de 2 mil pessoas no Aeroparque, em Paranaguá. Entre as atividades oferecidas estavam oficinas de beisebol, voo de balão, parede de escalada, tirolesa, tiro com arco, futevôlei, tênis de mesa, teqball e perna de pau, e apresentações culturais, como o show da banda Blindagem.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Guamiranga recebe R$ 3,6 milhões do Estado para pavimentação de vias urbanas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar promove oficinas para mulheres de Laranjeiras do Sul

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA