NOVA AURORA

PARANÁ

Estudantes de Cornélio Procópio arrecadam donativos e entregam a famílias de Bandeirantes

Publicado em

Um grupo de 40 estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar André Seugling, de Cornélio Procópio, liderou nos últimos dias uma ação solidária para ajudar as mais de duas centenas de famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Bandeirantes (vizinho de Cornélio Procópio), nos últimos dois domingos, dias 5 e 12 deste mês. No dia 5, o volume expressivo de água chegou a causar o transbordamento de uma barragem na zona rural e uma tromba d’água no Rio Ribeirão das Antas, que acabou inundando a área urbana da cidade. 

Sob o comando do diretor cívico-militar da instituição, 2º tenente Haroldo César da Silva, os estudantes mobilizaram toda a comunidade escolar (funcionários, professores, alunos e pais) para arrecadar alimentos e itens de limpeza aos afetados. “Ao longo de três dias, eles também ficaram algumas horas depois das aulas voluntariamente na entrada de supermercados solicitando doações aos clientes para essas mais de 250 famílias que estão precisando. Foi muito gratificante ver toda a comunidade envolvida”, diz.

Leia Também:  Gabarito preliminar do concurso do Quadro do Poder Executivo já está disponível para consulta

Ao todo, 189 cestas básicas com quase duas toneladas de alimentos, 50 kits de limpeza e higiene pessoal e roupas foram entregues nesta terça (14) para representantes da prefeitura de Bandeirantes em uma paróquia do município que concentra as doações.

Os estudantes envolvidos diretamente na campanha fazem parte do GBR (Grupo de Busca e Resgate), projeto do colégio que envolve os alunos junto a profissionais da escola na realização de busca ativa de crianças e adolescentes que não estão frequentando regularmente a escola. Além disso, eles também participam de cursos como de primeiros socorros, natação utilitária (sobrevivência) e prevenção do uso de drogas, em parceria com o 18º Batalhão de Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e MPPR.

Para fazer parte do grupo, os estudantes precisam ter boa frequência, bom rendimento escolar e uso das plataformas educacionais da Secretaria de Estado da Educação, como a Redação e o Inglês Paraná.

AÇÕES EM BANDEIRANTES – No último dia 10, o Governo do Estado decretou situação de emergência em Bandeirantes por conta das fortes chuvas, o que permite o apoio do Estado ao município atingido. A administração também enviou vários donativos e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou uma força-tarefa para acompanhar a situação.

Leia Também:  Fim de semana terá beach tennis e vivências inclusivas do paradesporto no Litoral

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Junta Comercial aponta saldo de 147 mil empresas abertas no Paraná em 2022

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Projetos ambientais: Estado destrava R$ 317,6 milhões da indenização da Petrobras

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA