PARANÁ
Estreia de “Romeu e Julieta” com balé e sinfônica é destaque da programação cultural
Publicado em
28 de abril de 2023por
Itajuba TadeuToda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias divulga as principais atrações da programação das instituições culturais do Governo do Estado. Desta vez, o destaque é o espetáculo “Romeu e Julieta”, que estreia nesta sexta (28) e une o Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, dois ícones da cultura paranaense. A montagem já é considerada uma das mais bonitas do Guaíra e terá apresentações em quatro noites: 28 e 29 de abril (sexta e sábado) e 2 de maio (terça-feira), às 20h30; e 30 de abril (domingo), às 18 horas.
A programação ainda inclui série documental “Da Capo”, da Biblioteca Pública do Paraná; a exposição “Luz e Espaço”, que une arte e design no MON, e a versão presencial de “Penélope”, no Teatro José Maria Santos. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte é de opções gratuitas e livres para todos os públicos.
O Museu Oscar Niemeyer estará aberto excepcionalmente na segunda, feriado do Dia Internacional do Trabalho. Os demais museus do Estado fecham nesta segunda.
Confira as atrações:
A BPP exibe neste sábado (29), às 11h, a série documental “Da Capo”, sobre o trabalho e a trajetória do Cantateca, o coral de crianças e jovens da instituição. O evento inclui um bate-papo com a diretora do projeto, Rhanna Sarot, e o jornalista e professor universitário Felipe Harmata Marinho. A sessão acontece no auditório da Biblioteca e tem entrada gratuita.
Programação infantil do final de semana
Sexta-feira, às 14h30 — Sessão dublada do filme “Shrek” (2001), com distribuição de pipoca. Auditório.
Sábado, às 11h — Hora do Conto com o grupo Era Uma Vez. Seção Infantil.
Sábado, às 11h30 — Lançamento do livro “O Lápis Encantado” e bate-papo com a autora Maria Teresa Viola. Seção Infantil.
Oficina de giz
O MON promove oficina artística de giz pastel oleoso, na quarta-feira (03/05). A atividade gratuita terá duas sessões, às 13h30 e às 15h30, e faz parte do projeto Laboratório de Experiências. A textura e diversas possibilidades de criação com esse material serão exploradas.
Últimos dias de “Luz e Espaço”
A exposição “Luz e Espaço”, que une arte e design no MON, termina no próximo dia 30 de abril. Em cartaz no 3º andar do prédio do Olho e com curadoria de Marc Pottier, a mostra apresenta objetos iluminantes e instalações luminosas, colocando arte e design no mesmo patamar. Para isso, foi convidado um seleto grupo de artistas de Curitiba: designers pesquisadores da luz.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS-PR)
Choro no Tons Vizinhos
Esta semana o projeto Tons Vizinhos recebe nesta sexta (28), às 18h, o recital do VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro para um final de tarde musical no Museu da Imagem e do Som. É um momento de fusão cultural, no qual estudantes estrangeiros e locais se encontram com chorões contemporâneos paranaenses e apresentam para o público um repertório sem fronteiras.
CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)
Estreia nesta sexta-feira (28) a curta temporada do espetáculo “Romeu e Julieta” no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). A montagem une o Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, dois corpos artísticos públicos, em quatro noites: 28 e 29 de abril (sexta e sábado) e 2 de maio (terça-feira), às 20h30; e 30 de abril (domingo), às 18 horas. O espetáculo tem coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni e a orquestra será regida pelo maestro convidado Marcos Arakaki. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia) no Ticket Fácil.
Eventos externos do CCTG
Teatro – Um dos trabalhos curitibanos criados durante a pandemia, e apresentado em lives no Instagram, chega em versão presencial: “Penélope” ganha os palcos. A peça estreia hoje (28) e segue até 7 de maio, no Teatro José Maria Santos, com entrada gratuita.
Musical – Também com entrada franca, o teatro musical “Prévias do Fantasma de Friedrich” acontece sexta e sábado, às 20h, no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório).
Clássico – De sexta a domingo, inclua em sua programação uma das obras mais importantes da dramaturgia brasileira: “Um grito (preto) parado no ar”, que remonta o texto clássico de Gianfranco Guarnieri, encenado na capital paranaense em 1973. Local: auditório Salvador Ferrante (Guairinha). Horários: sexta às 21h, sábado e domingo, 18h e 21h.
Shows – Dia 03 (quarta-feira), às 20h, acontece um show de dança em homenagem ao “Dia da Imigração Polonesa no Paraná – Uma Noite Cultural com o Grupo da Universidade Politécnica de Varsóvia”, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). No auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), na quarta-feira e quinta-feira (4 e 5), às 21h, o Roupa Nova marca presença em “Simplesmente Roupa Nova”.
Endereços dos espaços culturais:
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba
Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça5 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”