NOVA AURORA

PARANÁ

Estão abertas inscrições da 1ª Olimpíada Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia

Publicado em

Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obitic), competição de conhecimentos específicos na área para jovens e adultos de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android.

A competição é idealizada pela EduSpace, startup gaúcha especializada em desenvolver soluções digitais para governança e gestão de redes de ensino, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O objetivo é que a iniciativa ajude a despertar o interesse de jovens pelo universo da ciência e tecnologia e incentivar a busca por conhecimento na área, além de identificar novos talentos.

O Governo do Estado apoia a Obitic, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O secretário Alex Canziani afirma que esta é uma oportunidade para os jovens paranaenses ganharem reconhecimento nacional por seus projetos. “O Paraná é um celeiro quando falamos de jovens que trabalham com projetos de inovação e tecnologia. Prova disso é que recentemente tivemos uma equipe de garagem sendo vice-campeã mundial no campeonato de robótica da Lego, nos Estados Unidos”, afirma Canziani, citando a robótica Osíris, recebida pelo governador em exercício Darci Piana nesta semana.

Leia Também:  Biblioteca Pública do Paraná fortalece atividades de inclusão no mês de setembro

A Obitic será realizada em quatro etapas, sendo duas online e duas presenciais. A primeira fase conta com recursos multimídias e acontecerá até o dia 7 de julho. De 12 a 18 de agosto, os candidatos classificados farão a segunda fase, que também será digital. A terceira fase está marcada para 21 de setembro e será presencial nos locais de aplicação a serem divulgados. A etapa final terá data e local divulgados posteriormente pela organização do evento.

O professor e cocriador de diversas Olimpíadas do Conhecimento, Daniel Lavouras, explica que a ideia da competição é engajar e envolver os jovens, independentemente do nível de conhecimento. Para isso, a prova de primeira fase foi desenvolvida para ser acessível a todos os alunos, incorporando elementos visuais e permitindo a consulta em sites de pesquisa. “A nossa principal meta é atingir aqueles alunos com baixa autoestima, que sentem que não podem ir mais longe. E para a Olimpíada ter esse poder de transformação no ambiente da escola e ser inspiradora, ela precisa ser legal e acessível.”

As inscrições são abertas para estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil e podem ser realizadas tanto pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Leia Também:  Vestibular dos Povos Indígenas de 2024 recebe 628 inscrições

A competição é dividida em três categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; e a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens.

Ao término da competição, todos os alunos participantes receberão um certificado de participação. Além disso, os vencedores serão premiados com medalhas e outros prêmios, que serão anunciados posteriormente.

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo site www.obict.com.br/ e também pelo Instagram www.instagram.com/ob_ict/.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  UEL divulga resultado da 1ª convocação do Vestibular 2024 na próxima terça-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  UEPG e Unicentro oferecem 45 vagas para alunos não-regulares em mestrado da área ambiental

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA