NOVA AURORA

PARANÁ

Estão abertas as inscrições para a 2ª jornada do programa de formação da Educação

Publicado em

A segunda jornada de 2024 do grupo de estudos Formadores em Ação está com inscrições abertas. A ação, viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e a Paraná Educação (Preduc), oferece formação continuada para professores e pedagogos, facilitando o aprimoramento de conhecimentos entre colegas, além de contribuir para a ampliação da experiência nas áreas pedagógica e de ensino.

Iniciado em julho de 2020, o programa é uma proposta de formação entre pares, em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. 

Nesta jornada serão ofertados 73 temas, três dos quais são novos: recomposição de aprendizagem; desenvolvimento de atribuições dos MEIVs (Militares Estaduais Inativos Voluntários, que atuam nos colégios cívico-militares) e Desafio Paraná.

“Para o 2º trimestre de 2024 o programa oferta mais de 33 mil vagas e 1.782 turmas para cursistas, o que representa oportunidade única para que o professor adquira conhecimento sobre novos recursos e estratégias pedagógicos, desenvolvendo ainda maior expertise em favor do protagonismo do estudante em sala de aula”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. 

Leia Também:  UEM e UEL são destaques em ranking internacional sobre excelência de pesquisas

Assim como nas demais edições, as aulas serão ministradas online, uma vez por semana, e terão duração de 1h40. Para participar o candidato precisa ser professor ou pedagogo da rede estadual de ensino do Paraná, do Quadro Próprio do Magistério ou contratado por meio Processo Seletivo Simplificado (PSS). Cada tema do grupo de estudos é direcionado a um público específico e, por isso, é importante seguir as orientações do Guia de Inscrição. Ao fim do curso, serão contabilizarão 40 horas de certificação, válidas para a progressão de carreira e para a distribuição de aulas. 

FORMADORES EM AÇÃO – Durante os encontros do Formadores em Ação são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Secretaria da Educação.

Leia Também:  "Cones" e "Cadeira do Mestre", símbolos da área externa do MON, passam por restauro

Em 2024, o programa passou por uma ampliação, oferecendo maior número de vagas para cursistas, além de novas temáticas que incluirão todos os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os novos componentes do Novo Ensino Médio, além da oferta de novos temas como Educação no Campo; Educação em Tempo Integral e Educação Especial: inclusão na sala de aula.

As inscrições podem ser realizadas AQUI até 21 de junho. Mais informações no Manual do Cursista.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador Ratinho Junior lamenta a morte do Rei Pelé

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Portos do Paraná promove diálogo com homens sobre violência contra a mulher

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA