NOVA AURORA

PARANÁ

Estande promove turismo do Paraná na Foz Internacional Boat Show

Publicado em

A Secretaria do Turismo (Setu) e o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado – inauguraram nesta sexta-feira (29) um estande na Foz Internacional Boat Show, evento ligado ao segmento de Turismo Náutico e de Pesca, em Foz do Iguaçu, no Oeste. Prevista para quinta-feira (28), a abertura dos estandes da feira foi reprogramada por causa das condições climáticas no local.

No espaço de 74 metros quadrados estão dispostos cerca de 20 expositores de produtos e serviços ligados ao setor paranaense. Eles são dos ramos de bebidas, alimentos, hotelaria, agências de viagens, produção artesanal e receptivo turístico. No espaço também ocorrem ativações e iniciativas de promoção do turismo estadual.

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, ressaltou a importância de chamar o empresariado ao evento. “O Turismo acontece graças à iniciativa privada, enquanto o Estado tem o papel e função de organizar demais questões. Não existe Turismo sem a iniciativa privada”, disse. “É muito importante estar próximo dessa categoria e a Secretaria do Turismo entende isso. Sempre abrimos esse espaço, esse convite, para que os empreendedores estejam conosco, divulgando seus produtos, serviços e promovendo o turismo do Paraná como um todo”, completou.

Andressa Szekut, diretora de Promoção, Inovação e Inteligência da Setu, afirma que a presença do Estado na Boat Show consagra o Paraná como protagonista. “Temos muitos potenciais no Turismo Náutico e de Pesca dentro do Estado e todos  estão sendo divulgados aqui, com folders, vídeos e pelos próprio expositores”, disse. “Essa feira é bem consolidada no segmento náutico, atraindo pessoas de todo o País e até de fora. Por isso a nossa presença em peso, para mostrar o que temos de melhor em todos os aspectos do setor”, complementou.

Leia Também:  Obra do Contorno de Palotina tem alteração de tráfego para construção de viaduto

EXPOSITORES – Ronnye Tambani, gestor de relações comerciais da Ody Park, resort no município de Iguaraçu, região de Maringá, explicou porque sempre busca participar de eventos ao lado do Turismo do Estado.

“Estamos muito empolgados com a participação neste evento, porque conseguimos fazer um grande networking. Tem feiras que eu tenho contatos no meu ramo e faz total sentido a participação, e é nessa troca de experiências e parcerias que conseguimos fechar negócio, como no caso da Boat Show. Sempre estou atento para participar de eventos ao lado do Governo do Estado”, disse

Natanael Bonicontro, da empresa Cachaça Companheira, de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, ressalta que o Estado sempre está atento à divulgação dos produtos típicos estaduais. “O Turismo acontece também com a exposição, venda e degustação de produtos típicos. Jandaia do Sul é a capital da cachaça, por isso estar aqui é muito importante para a minha empresa. Agradeço muito a Secretaria do Turismo por mais essa oportunidade de promover os meus negócios e a fama da Cachaça de Jandaia do Sul aos turistas”, ressalta.

Leia Também:  Novo Trevo Gauchão alcança 90% de execução e previsão é liberar as pistas em maio

NOVOS MAPAS – Durante o evento também foi lançado o novo mapa do Turismo Náutico & Pesca paranaense. Com base em levantamentos e curadorias da equipe de segmentação turística do Viaje Paraná, o material físico e digital conta com todos os locais que oferecem atrativos e serviços ligados ao recorte.

Estão presentes no mapa opções como passeios de barco, pesca esportiva, marinas, esporte e recreação, trilhas aquáticas, cruzeiros, além das praias, tanto de água doce quanto salgada.

BOAT SHOW – A feira teve início nesta quinta-feira (28), reunindo autoridades e amantes do setor de embarcações, consolidando o Paraná como um dos principais destinos náuticos do Brasil. O objetivo da organização é superar a marca de R$ 30 milhões em negócios. 

A abertura também foi marcada pela chegada de mais de 160 jetskis que realizaram uma expedição de Rosana, no Interior de São Paulo, até Foz do Iguaçu. Saiba mais clicando AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Capital da Tilápia News in foco

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Obra do Contorno de Palotina tem alteração de tráfego para construção de viaduto

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA