NOVA AURORA

PARANÁ

Estande do IDR-Paraná na 48ª Expo Umuarama teve mais de 2 mil visitantes

Publicado em

Cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes e público em geral, passaram pelo estande do IDR-Paraná durante a 48ª Expo Umuarama, que terminou no domingo (19). A feira, promovida pela Sociedade Rural de Umuarama, mostrou aos visitantes o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná. O instituto realizou diversos eventos de capacitação de produtores, além de mostrar algumas alternativas de exploração da propriedade no espaço conhecido como Fazendinha.

Neste ano o Turismo Rural ganhou as atenções. O IDR-Paraná divulgou diversos empreendimentos turísticos regionais: a Rota do Queijo Paranaense e a Rota da Lavanda, circuitos já consolidados no Estado.

No último sábado, o XX Encontro de Mulheres reuniu mais de 300 participantes num dia de aprendizado técnico e pessoal para as agricultoras. A agroindústria também teve destaque durante a feira. O IDR-Paraná retomou a Feira de Sabores, com a participação de vinte empreendedores de Umuarama e região, que tiveram a oportunidade de divulgar a diversidade da sua produção.

O IDR-PR e a Cocamar mostraram aos visitantes o processo de proteção de nascentes, ação desenvolvida em parceria no projeto Água Limpa. Na região de Umuarama já foram protegidas 25 fontes. Os extensionistas montaram um estande com todas as etapas do trabalho. Segundo os organizadores, a iniciativa foi uma forma de conscientizar o público a respeito da importância de manter as nascentes livres de contaminação.

Leia Também:  Capacitação em turismo: site da secretaria estadual traz todas as opções ofertadas o Paraná

Durante o Seminário da Cultura Mandioca, realizado pelo IDR-Paraná na semana passada, especialistas do setor informaram que a região de Umuarama deve se tornar a maior produtora do tubérculo, superando Paranavaí e Cianorte. De acordo com os levantamentos, a área ocupada pela cultura deve aumentar em até 20% em relação à safra 2021/2022.

Além da mandioca, o cultivo de frutas também mobilizou produtores durante a feira. Cem agricultores participaram do Seminário de Fruticultura que mostrou algumas alternativas de cultivo como goiaba, laranja, caqui e abacate. Os técnicos destacaram a importância do bom manejo das áreas plantadas para produzir frutas de melhor qualidade.

Outra ação de destaque do IDR-Paraná, em parceria com o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, foi a distribuição e soltura de balões biodegradáveis com sementes de 16 espécies de árvores nativas da região. A ação envolveu crianças da rede municipal de ensino de Umuarama e da região. Foram soltos três mil balões, com cinco sementes cada, de forma simbólica. Os visitantes também receberam os balões ao longo da feira para que sejam soltos em sua propriedade.

Leia Também:  Com policiamento reforçado, PM atendeu 2.231 ocorrências durante a Operação Páscoa

VISITA DO GOVERNADOR – Então governador em exercício, Darci Piana visitou a feira nos primeiros dias. Ele destacou a importância do agronegócio para o Paraná. O Estado é o maior produtor de proteína animal do Brasil e neste ano também deve bater o recorde ne produção da safra de soja. O agronegócio é responsável por mais de 30% do PIB estadual.

EXPO UMUARAMA – Segundo os organizadores da Expo Umuarama, a feira deste ano teve um público de 290 mil pessoas. Foram movimentados R$ 60 milhões em novos negócios.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Com apoio do Estado, empresa cria tecnologia que rastreia trajetória das roupas

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  União da Vitória, Bituruna e General Carneiro: Estado investe R$ 43 milhões em hospitais

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA