NOVA AURORA

PARANÁ

Estado viabiliza exames de visão e doação de óculos a crianças em Marechal Cândido Rondon

Publicado em

Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, recebeu nesta quinta-feira (04) o projeto Sedef nos Municípios, da Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família, que leva capacitação a técnicos e gestores das prefeituras. Entre as atividades, houve uma ação de parceria entre a Sedef, a ONG Renovatio, a Associação Paranaense de Oftalmologia e a prefeitura para exames de visão em alunos do 1º a 5º ano do ensino fundamental de quatro escolas municipais.

Nos dias 24 e 25 de abril, mil crianças passaram por teste de visão e 200 delas precisaram de uma consulta mais específica, o que aconteceu nesta quinta-feira (4), durante o Sedef nos Municípios. “Conhecemos o trabalho da Renovatio e ficamos muito animados em poder trazer essa expertise que eles têm aqui para o Paraná”, disse o secretário Rogério Carboni. A Renovatio é uma organização sem fins lucrativos que presta atendimento oftalmológico gratuito e faz doação de óculos a quem mais precisa.

Segundo a diretora da Associação Paranaense de Oftalmologia, Heloísa Russ, muitos pais nem imaginam que as crianças possam ter problemas de visão e esta ação, segundo ela, contribui para uma melhoria na qualidade de vida. “Atendemos aqui criança com apenas 10% da visão. Ao concluir os exames e lhe entregarmos os óculos, a vida dela mudará”, disse.

Leia Também:  Paraná Produtivo avança em 2023 e deixa legado para o planejamento regional

As 200 crianças que passaram por consultas receberão os óculos, sem custo, em até 20 dias. O criador da ONG Renovatio, Ralf Tornjes, apresentou números que comprovam a importância da acuidade visual e dos óculos para esse público. “Sabemos que pelo menos 20% das crianças que abandonam a escola é por algum motivo visual e é isso que queremos combater, porque pode existir a melhor escola do mundo, mas, se a criança não enxerga, ela não consegue se desenvolver” afirmou.

MAIS CIDADES – Até agora, o Sedef nos Municípios já esteve em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Dois Vizinhos, no Sudoeste, e, após Marechal Cândido Rondon, mais seis receberão o projeto, que leva capacitação técnica a profissionais de diversas áreas, bem como orientações em relação a repasses financeiros para ações das prefeituras em assistência social, criança e adolescente e Pessoa com Deficiência. A iniciativa também apresenta as políticas públicas voltadas à área da juventude.

Leia Também:  Governador participa de fórum sobre combate ao trabalho infantil e destaca ações na educação

Durante as palestras do projeto, que acontecem ao longo do dia, os técnicos apresentam os sistemas operacionais utilizados para comunicação com os municípios, para orientá-los sobre os projetos do Estado, repassar recursos, definir em que ações podem ser aplicados, os meios e prazos legais para a prestação de contas. “Precisamos otimizar os recursos públicos e isso só pode ser realizado com capacitação e treinamentos”, disse o secretário Rogério Carboni.

“Essa aproximação é fundamental não só para os novos, como também para atualizar os profissionais com mais experiência”, disse a secretária da Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, Josiane Rauber,

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, afirmou que o objetivo é atender as demais crianças. “É importante que o Governo do Paraná esteja presente nos municípios e, principalmente, realizando ações que mudam a vida das pessoas” finalizou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Primeiro Cândido de 2023 traz um painel com as etapas da produção de um livro independente

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Teatro Guaíra divulga lista dos finalistas da 40ª edição do Troféu Gralha Azul

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA